Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/884
Tipo documento: Dissertação
Título: Contextualização : possíveis relações entre o olhar de professores de matemática e os livros didáticos adotados
Autor(es): Biserra, Aloisio João
Orientador(a): Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Gazire, Eliane Scheid
Membro da Banca: Wielewski, Sergio Antonio
Resumo : Nesta investigação visamos responder o seguinte problema: Qual as possíveis relações entre o entendimento de professores do Ensino Médio quanto à contextualização no ensino da matemática e como esta é abordada nos livros didáticos adotados.. Para tanto, essa pesquisa foi construída, principalmente, com base nas ideias apresentadas por Skovsmose (2001; 2007), Abbagnano (2000); Freire (1981; 1983; 1989); Pais (2002); Morin (2000); Morais (1989); D’Ambrosio (1996); Demo (1994); Brandão (2006); Moraes (2008); Fonseca (1995), além de serem utilizados os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizouse uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo apoiada em Bogdan e Biklen (1994), entre outros autores. A coleta de dados foi realizada em duas escolas estaduais do município de Cuiabá que fazem parte do projeto Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação as Ciências (OBEDUC)1. A escolha dessas escolas se deu por elas atenderem o terceiro ano do Ensino Médio e por seus professores utilizarem livro didático em sala de aula. A coleta de dados se deu por meio de três questionários e entrevistas com dois professores que são sujeitos da pesquisa, além da análise dos livros didáticos utilizados por estes. Para a análise de todo o material coletado foram consideradas duas categorias: Ensino tradicional da Matemática e Ensino contextualizado da Matemática, tornando-se evidente, após a análise, que os professores pesquisados tendem ao Ensino tradicional, por apresentarem um entendimento limitado sobre a contextualização no Ensino da Matemática. Mesmo compreendendo que esse recurso deve valorizar a realidade do aluno em suas questões sociais e culturais, suas expectativas de trabalhar com tal recurso se limitam a materiais manipuláveis que até fazem parte do dia a dia de seus alunos, mas não abrange o olhar crítico para a manipulação e discussão social e cultural desses materiais. Já os livros didáticos analisados tendem a uma concepção de Ensino contextualizado da Matemática, disponibilizando aos professores meios de promover diálogo entre os alunos para a construção de um conhecimento crítico. Em relação ao trabalho desenvolvido pelos professores com a utilização do livro didático, percebemos que se distância da utilização do recurso da contextualização, tendo em vista que as atividades e temas que possibilitam uma aproximação do recurso são deixados de lado pelos professores, por ser considerado difícil para o trabalho com os alunos. Fica evidenciado em nossa pesquisa que os sujeitos não utilizam o manual do professor disponibilizado pelo livro e, mesmo assim, o livro didático é o principal norteador no processo de ensino.
Resumo em lingua estrangeira: In this research we aim to answer the following problem: What is the possible relation between the conception of High School teachers about contextualization in the mathematic teaching and its treatment in the textbooks adopted. For this, the research was mainly based on the ideas presented by Skovsmose (2001; 2007), Abbagnano (2000); Freire (1981; 1983; 1989); Pais (2002); Morin (2000); Morais (1989); D’Ambrosio (1996); Demo (1994); Brandão (2006); Moraes (2008); Fonseca (1995), and still used the Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). To develop this research we used a qualitative approach of interpretative type based in Bogdan and Biklen (1994) and other authors. Data collection was done in two state schools of Cuiabá city that integrate the Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação as Ciências (OBEDUC)2 project. The choice of these schools was given by them meet the third year of High School and their teachers use the textbook in class. Data collection occurred through three questionnaires and interviews with two teachers who are research subjects, as well as analysis of the textbooks used by them. For the analysis of all the material collected were considered two categories: Traditional Teaching of Mathematics and Contextualized Teaching of Mathematics, becoming evident, after analysis, the teachers surveyed tend to Traditional Teaching, because they have a limited understanding about contextualization in Teaching Mathematics. Although teachers understand that the use of contextualization should valorize the student's reality in their social and cultural issues, their expectations of working it limited to manipulable material that do part of the daily lives of their students, but does not include the critical eye for manipulation and social and cultural discussion of these materials. Already the analyzed textbooks tend to a conception of Contextualized Teaching of Mathematics, providing resources for teachers to promote dialogue among students to build critical knowledge. Regarding to the developed work by teachers using the textbook we note a distance in the using of contextualization resource, given that the activities and themes that allow an approximation of the resource are left aside by teachers, viewed as difficult to work with students. It is evident in our study that the subjects did not use the teacher's manual provided by the textbook, and even then, the textbook is the main orientation in the teaching process.
Palavra-chave: Contextualização no ensino da matemática
Concepções de professores
Concepções presentes em livros didáticos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Contextualization in mathematics teaching
Conceptions of teachers
Conceptions presented in textbooks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: BISERRA, Aloisio João. Contextualização: possíveis relações entre o olhar de professores de matemática e os livros didáticos adotados. 2013. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/884
Data defesa documento: 3-Apr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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