Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/888
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Mitopoética na percepção da natureza na aprendizagem Panará |
Autor(es): | Regina, Adriana Werneck |
Orientador(a): | Sato, Michele Tomoko |
Membro da Banca: | Sato, Michele Tomoko |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Passo, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Medeiros, Heitor Queiroz de |
Membro da Banca: | Grando, Beleni Salete |
Resumo : | A intenção da pesquisa é compreender como são percebidas as noções de natureza e aprendizagem sob o ponto de vista do povo Panará, por meio da inter-relação da mitologia com as práticas sociais. Este povo pertence ao tronco linguístico Jê e habita entre as cabeceiras dos rios Iriri e Peixoto de Azevedo, abrangendo os municípios de Guarantã do Norte (MT) e Altamira (PA). A fenomenologia de Merleau-Ponty e o interpretativismo de Geertz constituem a base teóricometodológica na compreensão de outra maneira de pensar, sentir e agir na relação com o mundo, tornando o estudo uma tradução cultural orientado para a alteridade na compreensão interpretativa. Por meio da oralidade, de geração a geração, a mitologia, em seu dinamismo, tem valor pedagógico, atuando na construção de um específico ponto de vista sobre as existências do ambiente habitado. Diferente da epistemologia das sociedades industriais, os animais e os astros são dotados de intenção e capacidade reflexiva, posicionados como sujeitos sociais e interventivos, em permanente interação social com as pessoas panará. Nesta pesquisa, compreende-se uma cosmologia em que os animais foram sujeitos ativos em contextos de aprendizagem de vários conhecimentos praticados no cotidiano. Embora a condição antropomórfica não atue mais como possibilidade, os espíritos deles permanecem em situação de equivalência com os dos Panará, de modo que os pajés são os que detêm o saber e o poder de com eles continuarem se comunicando. A mitologia, por fim, assume relevância no ensino e aprendizagem deste povo, e por ela é engendrada uma percepção de natureza, inscrita nas condutas sociais, decisivas para a configuração do ambiente. A dimensão da espiritualidade presencia-se nessa percepção. Esse estudo, portanto, expande o universo teórico sobre natureza e, paralelamente, é instrumento para ampliar a base conceitual desta categoria nas políticas públicas, bem como nos projetos públicos e privados. Assim, legitimando simetricamente os saberes técnico-científicos e mitológicos, incorporando-os na construção de uma sociedade global inclusiva e híbrida. |
Resumo em lingua estrangeira: | The intent of the research is to understand how they are perceived notions of nature and learning from the point of view of the people Panará through the interrelation of mythology with social practices. These people belong to the body language between Ge and inhabits the headwaters Iriri and Peixoto de Azevedo, covering the cities of Guarantã do Norte (MT) and Altamira (PA). The phenomenology of Merleau-Ponty and interpretivism Geertz form the basis of theoretical and methodological understanding of another way to think, feel and act in relation to the world, making the study a translation-oriented cultural otherness in interpretive understanding. Through oral tradition from generation to generation, mythology, in its dynamism, has educational value, working on building a specific view on the stocks of the environment inhabited. Unlike the epistemology of industrial societies, animals and stars are endowed with intent and reflective capacity, positioned as social and interventional, in constant social interaction with people Panará. In this research, it is understood a cosmology in which the animals were active subjects in learning contexts of various skills practiced in daily life. Although the condition does not act more anthropomorphic as possible, their spirits remain in a situation of equivalence with the Panará, so that shamans are those who have the knowledge and power to continue communicating with them. Mythology, finally, assumes relevance in the teaching and learning of this people, and it is engendered by a perception of nature, inscribed in social behaviors, decisive for the environment configuration. The dimension of spirituality witnesses to this perception. This study, therefore, expands the universe of theoretical nature and, in parallel, it is a tool to broaden the conceptual basis of this category in public policy, as well as in public and private projects. Thus, symmetrically legitimizing the knowledge and technical-scientific mythological, incorporating them in building an inclusive society and global hybrid. |
Palavra-chave: | Panará Mitologia Natureza Aprendizagem Educação ambiental |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Panará Mythology Nature Learning Environmental education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | REGINA, Adriana Werneck. Mitopoética na percepção da natureza na aprendizagem Panará. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/888 |
Data defesa documento: | 19-Mar-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_ Adriana Werneck Regina.pdf | 3.51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.