Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/929
Tipo documento: Dissertação
Título: A atuação de professores articuladores no 2º ciclo do ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Silva Rosa de
Orientador(a): Fernandes, Jorcelina Elisabeth
Membro da Banca: Fernandes, Jorcelina Elisabeth
Membro da Banca: Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Membro da Banca: Mainardes, Jefferson
Resumo : A presente dissertação tem como objetivo compreender na política de ciclos em ação da rede estadual de Mato Grosso, as atuações e reinterpretações dos professores articuladores do 2º ciclo do ensino fundamental. Nesse sentido a questão central do estudo é: como os professores articuladores do 2º ciclo reinterpretam e colocam em ação a política de currículo no contexto da sala de apoio pedagógico na escola? A abordagem metodológica é qualitativa interpretativa, com abordagem no ciclo de políticas formulado por Ball e colaboradores (BOWE et al. 1992, BALL, 1994) e na teoria da política em ação (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2012). Neste trabalho foram enfocados o contexto da produção do texto e o contexto da prática, sendo o primeiro para analisar os textos políticos produzidos pelo sistema educativo e pela escola; e o segundo, para analisar a prática curricular dos professores articuladores. O lócus da pesquisa são duas escolas da rede estadual no município de Cuiabá-MT. Os sujeitos da são os professores articuladores, que atuam no 2º ciclo do Ensino Fundamental. Os recursos utilizados para coletar dados da pesquisa foram questionários, observações e entrevistas. A fundamentação teórica está pautada nos estudos de Ball (1997; 2006; 2001), para analisar as políticas educacionais; assim como em Sacristán (2000), Goodson (1995), Moreira (1990), Silva (1999) Lopes e Macedo (2011), no que se refere à construção do significado do currículo. E, ainda, em Arroyo (1999), Barretto (2001), Fetzner (2001), Freitas (2004) e Mainardes (2006; 2007; 2009 e 2011), para a compreensão da organização escolar por Ciclos e também outros autores, que contribuíram significativamente para a compreensão da abordagem do estudo. Os resultados indicam que a política em ação no microssistema permite outras formas de organização metodológica do currículo com a finalidade de dar coerência ao trabalho pedagógico da unidade escolar. A prática de avaliação tem vários objetivos que esbarraram em detalhes que não foram esclarecidos quanto a sua finalidade na sala de apoio pedagógico. A prática curricular dos professores articuladores diante das necessidades de ensino e aprendizagens dos alunos está relacionada aos conteúdos curriculares pré-estabelecidos pela escola ano/ciclo em que se encontram os alunos. As intervenções pedagógicas diferenciadas e diversificadas para os atendimentos dos alunos presentes no texto político, também se fazem presente na prática curricular dos professores da sala de apoio pedagógico. A política de ciclos, no que refere à organização e funcionamento é reinterpretada à luz das condições estruturais que as escolas possuem. As adaptações da política nas duas escolas pesquisadas têm apresentado como parte das inúmeras recriações existentes.
Resumo em lingua estrangeira: This thesis aims to understand the policy of cycles in action of the state network of Mato Grosso, the performances and reinterpretations of teachers articulators of the 2ND cycle of basic education. In this sense, the central question of the study is: how teachers articulators of the 2ND cycle reinterpret and put into action the policy of curriculum in the context of the baggage of pedagogical support in school?The methodological approach and interpretative qualitative, with approach in the cycle of policies formulated by Ball and collaborators (BOWE et al. 1992, BALL, 1994) and on the theory of policy in action (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2012). In this work we focused on were the context of the production of the text and the context of practice, being the first to analyze the political texts produced by educational system and by the school; and the second, to examine the curricular practice of teachers articulators. The locus of research are two schools of the state network in the city of Cuiabá-MT. The research subjects are the teachers articulators, which operate in 2ND cycle of Basic Education. The resources used to collect data from the survey were questionnaires, observations and interviews. The reasoning is based on studies of Ball (1997; 2006; 2001), to analyze educational policies; as well as in Sacristán (2000), Goodson (1995), Moreira (1990), Silva (1999) Lopes and Macedo (2011), in which refers to the construction of the meaning of the curriculum. AND, still, Arroyo (1999), Barretto (2001), Fetzner (2001), de Freitas (2004) and Mainardes (2006; 2007; 2009 and 2011), for the understanding of school organization for cycles and also other authors, who have contributed significantly to the understanding of the approach to the study. The results indicate that the policy in action in microsystem allows other forms of methodological organization of the curriculum in order to give coherence to the educational work of the school unit. The practice of evaluation has several goals that bumped into details that were not clear as to its purpose in living pedagogical support. The practice of teachers articulating curriculum to the needs of teaching and student learning is related to curricula established by the pre-school year / cycle in which they are students. Pedagogical interventions differentiated and diversified for attendance of students in the present political context, also do this in the practice of teachers' curriculum resource room teaching. The policy cycles, as regards organization and functioning is reinterpreted in the light of the structural conditions that schools have. Adaptations policy in both schools surveyed have presented as part of the existing numerous recreations.
Palavra-chave: Currículo
Política em ação
Sala de apoio pedagógico e professores articuladores
Palavra-chave em lingua estrangeira: Curriculum
Policy in action
Luggage for pedagogical support and teachers articulators
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: OLIVEIRA, Silva Rosa de. A atuação de professores articuladores no 2º ciclo do ensino fundamental. 2013. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/929
Data defesa documento: 11-Apr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_ Silva Rosa de Oliveira.pdf2.2 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.