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Tipo documento: Dissertação
Título: Do livro didático ao aluno : transposição didática na aula de matemática do ensino médio diurno e noturno
Autor(es): Thomaz, Dilson
Orientador(a): Palaro, Luzia Aparecida
Membro da Banca: Palaro, Luzia Aparecida
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Silva, Aparecida Augusta da
Resumo : O presente trabalho tem o objetivo de investigar como professores de matemática que lecionam no Ensino Médio, tanto no período diurno quanto no período noturno, escolhem e utilizam o livro didático. Para o desenvolvimento do mesmo nos respaldamos, principalmente, nos seguintes documentos e teóricos: Arapiraca (1982); Bomény, Guimarães e Oliveira (1984); Molina (1988); Chevallard (1991 e 1998); Lajolo (1996); Freitag, Costa e Motta (1997); PCNEM (2000); Pais (2001) e Brasil – PNLD (2012). A primeira parte do trabalho apresenta o processo histórico do livro didático no Brasil a partir da década de trinta, até os dias atuais. Por ser o livro didático um instrumento importante nos procedimentos de ensino e de aprendizagem, conhecer seu processo histórico ajuda compreender sua atuação no contexto do sistema educacional nacional. A partir do segundo Capítulo, o tema proposto na pesquisa foi desenvolvido em três etapas: na primeira foi feito um estudo de produções científicas da área, com o intuito de compreender melhor a temática e também para servir de aporte teórico na fundamentação dos dados colhidos; na segunda etapa foi realizada a coleta de dados por meio de cinco questionários e observações da prática de sala de aula de três professores de matemática do Ensino Médio; na terceira etapa, foi feita a compilação, triangulação dos dados e a escrituração do texto da pesquisa. A parte final apresenta a análise dos dados coletados, iniciando-se pelos questionários utilizados, onde os sujeitos da pesquisa descrevem suas opiniões sobre o perfil do aluno, sobre o ensino na modalidade Ensino Médio Regular e, também, sobre o processo e critérios de escolha e de uso de livros didáticos. Na sequência são expostas as análises da prática de cada sujeito, onde primeiramente são apresentados o conteúdo e a proposta metodológica do livro didático e, em seguida, a transposição didática realizada pelo professor, primeiramente a do período diurno e, posteriormente a do período noturno. Na escolha do livro didático de matemática para o Ensino Médio, os sujeitos da pesquisa responderam que usaram os seguintes critérios: sequência de conteúdos conforme a matriz curricular da escola; espessura fina; fácil interpretação; autores já conhecidos; grande quantidade de exercícios; questões de vestibular/Enem e que apresentassem exercícios contextualizados. Eles não citaram o projeto político pedagógico da escola e nem as orientações dos Guias do PNLD. Constatamos que há incoerência entre o discurso e a prática dos sujeitos. Afirmaram que a maioria dos alunos do período diurno busca na escola conhecimentos com objetivo de um futuro acadêmico e profissional; não está inserida no mercado de trabalho e que participa das atividades de sala de aula e das extraclasses. Sobre os alunos do período noturno afirmaram que a maioria se preocupa em concluir o Ensino Médio, poucos pretendem prosseguir nos estudos; está inserida no mercado de trabalho e poucos realizam atividades extraclasses. Apesar de conceberem essas diferenciações, os sujeitos da pesquisa não as levaram em consideração nas práticas pedagógicas, trabalharam o conteúdo matemático usando a mesma metodologia no período diurno e noturno.
Resumo em lingua estrangeira: El presente trabajo tiene el objetivo de investigar como profesores de matemática que dan aulas en el Nivel Medio, tanto en el período diurno como en el período nocturno, escogen y utilizan el libro didáctico. Para el desenvolvimiento del mismo nos respaldamos, principalmente, en los siguientes documentos y teóricos: Arapiraca (1982); Bomény, Guimarães y Oliveira (1984); Molina (1988); Chevallard (1991 y 1998); Lajolo (1996); Freitag, Costa y Motta (1997); PCNEM (2000); Pais (2001) y Brasil – PNLD (2012). La primera parte del trabajo presenta el proceso histórico del libro didáctico en el Brasil a partir de la década de treinta, hasta los días actuales. Por ser el libro didáctico un instrumento importante en los procedimientos de enseñanza y de aprendizaje, conocer su proceso histórico ayuda a comprender su actuación en el contexto del sistema educacional nacional. A partir del segundo Capítulo, el tema propuesto en la pesquisa fue desenvuelto en tres etapas: en la primera fue hecho un estudio área de los producciones científicos, con la intención de comprender mejor la temática y también para servir de aporte teórico en la fundamentación de los datos recogidos; en la segunda etapa fue realizada la colecta de datos por medio de cinco cuestionarios y observaciones de la práctica de sala de aula de tres profesores de matemática del Nivel Medio; en la tercera etapa, fue realizada la compilación, triangulación de los datos y la escrita del texto de la pesquisa. La parte final presenta el análisis de los datos colectados, iniciando por los cuestionarios utilizados, donde los sujetos de la pesquisa describen sus opiniones sobre el perfil del alumno, sobre el acto de enseñar en la modalidad Enseñanza Media Regular y, también, sobre el proceso y criterios de elección y de uso de libros didácticos. En la secuencia son expuestos los análisis de la práctica de cada sujeto, donde primeramente son presentados el contenido y la propuesta metodológica del libro didáctico y, en seguida, la transposición didáctica realizada por el profesor, primeramente del período diurno y, posteriormente del período nocturno. En la elección del libro didáctico de matemática para la Enseñanza Media, los sujetos de la pesquisa respondieron que usaron los siguientes criterios: secuencia de contenidos conforme la matriz curricular de la escuela; fina espesura; fácil interpretación; autores ya conocidos; gran cantidad de ejercicios; preguntas de exámenes de ingreso en universidades/Enem y que presentaron ejercicios contextualizados. Ellos no citaron el proyecto político pedagógico de la escuela ni las orientaciones de los Guías del PNLD. Observamos que existe una contradicción entre el discurso y la práctica del sujeto. Afirmaron que la mayoría de los alumnos del período diurno busca en la escuela conocimientos con objetivo de un futuro académico y profesional; que no están insertados en el mercado de trabajo y que participan de las actividades de sala de aula y de las extra-clases. Sobre los alumnos del período nocturno afirmaron que la mayoría se preocupa en concluir la Enseñanza Media, pocos pretenden proseguir en los estudios; están insertados en el mercado de trabajo y pocos realizan actividades extra-clases. A pesar de que conciben esas diferencias, los sujetos de la pesquisa no las llevaron en consideración en las prácticas pedagógicas, trabajaron el contenido matemático usando la misma metodología en el período diurno y nocturno.
Palavra-chave: Livro didático
Escolha do livro didático
Uso do livro didático
Transposição didática
Ensino médio
Palavra-chave em lingua estrangeira: Libro didáctico
Elección del libro didáctico
Uso del libro didáctico
Transposición didáctica
Enseñanza media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: THOMAZ, Dilson. Do livro didático ao aluno: transposição didática na aula de matemática do ensino médio diurno e noturno. 2013. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/936
Data defesa documento: 15-Mar-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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