Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/947
Tipo documento: Dissertação
Título: Números racionais : concepções e conhecimento profissional de professores e as relações com o livro didático e a prática docente
Autor(es): Souza, Gresiela Ramos de Carvalho
Orientador(a): Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Palaro, Luzia Aparecida
Membro da Banca: Magina, Sandra Maria Pinto
Resumo : Esta pesquisa está inserida no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática – GRUEPEM, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – PPGE/UFMT, na linha de Educação em Ciências e Educação Matemática, sob a orientação da Dra. Gladys Denise Wielewski. É fruto de uma investigação realizada em duas escolas públicas estaduais do Estado de Mato Grosso, participantes do projeto Observatório da Educação, com foco em Matemática e Iniciação às Ciências - polo UFMT, tendo como sujeitos da pesquisa três professores que lecionam nos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de responder a questão: Que concepções e conhecimentos profissionais os professores utilizam ao ensinar números racionais e que relações estes têm com o livro didático adotado e a sua prática docente? Nossa pesquisa tem por base teórica as ideias de Ponte (1992, 1993) e Shulman (1986, 1987, 1989), sendo que este último entende conhecimento profissional como um conjunto de conhecimentos que os professores deveriam saber para poder ensinar e para que seu ensino possa conduzir as aprendizagens dos alunos. Esta investigação apresenta características de uma pesquisa qualitativa, por este motivo nos respaldamos em Bogdan e Biklen (1994), para melhor descrever o ambiente e o objeto pesquisado. O presente estudo foi desenvolvido por meio de questionários, observação da prática docente, entrevista e análise documental. A análise documental foi composta pela análise dos planejamentos anuais, dos cadernos dos alunos e o livro didático adotado. Deste modo, identificamos algumas relações entre as concepções que os sujeitos desta pesquisa possuem sobre o ensino dos números racionais e as suas práticas docentes, sendo que a primeira influenciou de modo determinante a segunda; por exemplo, ao conceber as frações no significado parte-todo, os professores privilegiaram situações, atividades e avaliações nas quais esse significado fosse evidenciado; consequentemente, as outras acepções tiveram papel secundário, ou não foram abordadas, como é o caso do significado razão. Constatamos que há algumas lacunas nos conhecimentos profissionais desses professores, principalmente quanto à noção curricular, pois eles mesmos dizem pouco conhecerem os documentos norteadores oficiais. Deste modo, as concepções de professores estão bem distantes daquelas propostas nesses documentos. Reiteramos, ainda, a relevância do livro didático em sala, já que ele continua exercendo forte influência na prática dos professores pesquisados.
Resumo em lingua estrangeira: This research is included in the Group of Studies and Research in Mathematics Education - GRUEPEM linked to the Graduate Program in Education, Federal University of Mato Grosso - PPGE / UFMT in the line of Science Education and Mathematics Education, under the orientation of Dr. Gladys Denise Wielewski. This is the result of an investigation into two public schools in the state of Mato Grosso, participants in the Project Observatory of Education with Focus on Mathematics and the Sciences Initiation - polo UFMT, The subjects of the research three teachers who teach in the final years of elementary school in order to answer the question: Professional knowledge and concepts that teachers use to teach rational numbers and that these relationships have adopted the textbook and practice teaching? Our research is based on theoretical ideas of Ponte (1992, 1993) and Lee Shulman (1986, 1987, 1989), the latter understands professional knowledge as a body of knowledge that teachers should know in order to teach and their teaching can lead to student learning. This research presents characteristics of qualitative research, for this reason the study was supported in Bogdan and Biklen (1994) to better describe the environment and the object searched. This study was developed by questionnaires, observation of teaching practice, interview and documental analysis. The documental analysis was made up by analysis of annual planning, the notebooks of students, evaluation activities and didactic book adopted. In this way, we identified some relations between the conceptions that the subjects of this research have on the teaching of rational numbers and their teaching practices, being the first so has influenced the second determinant, for example, in designing the fractions in partwhole meaning, teachers have privileged situations, activities and assessments in which this meaning was evidenced, consequently have other meanings secondary role or have not been discussed, as is the case of the meaning reason. We note that there are some gaps in the professional knowledge of these teachers, mainly about the curricular knowledge, as they themselves say little known official documents guiding, in this way the conceptions of teachers are quite different from those proposed in these documents. We reiterate the importance of the didactic book in the classroom, as he continues to exercise strong influence on the practice of teachers investigated.
Palavra-chave: Números racionais
Concepções de professores
Conhecimento profissional de professores
Livro didático
Palavra-chave em lingua estrangeira: Rational numbers
Conceptions of teachers
Professional knowledge of teachers
Didactic book
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SOUZA, Gresiela Ramos de Carvalho. Números racionais: concepções e conhecimento profissional de professores e as relações com o livro didático e a prática docente. 2013. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/947
Data defesa documento: 8-Mar-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Gresiela Ramos de Carvalho Souza.pdf12.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.