Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/982
Tipo documento: Dissertação
Título: Um olhar fenomenológico no exercício do poder das relações interpessoais nas instituições escolares : o gosto amargo do mel
Autor(es): Pires, Sonia Aparecida da Silva de Lara
Orientador(a): Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Prudente, Eunice Aparecida de Jesus
Membro da Banca: Prudente, Celso Luiz
Membro da Banca: Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Resumo : A presente pesquisa de cunho qualitativo fenomenológico tem como objetivo examinar, e procurar compreender a conflitividade das relações interpessoais na dinâmica eu/outro(a) sob o foco das relações de trabalho em instituições educacionais. A pesquisa toma como referência central a obra síntese da maturidade de Emmanuel Mounier, O Personalismo; de inspiração filosófica husserliana, quando Husserl já fora enriquecido pela leitura de Merleau-Ponty XX. No Brasil, o educador Paulo Freire desenha sua matriz teórico-metodológica inspirado, em grandes linhas, na tradição dialético-fenomenológica destes três autores. Em fidelidade a esta esteira filosófica, trilharemos o mundo da vida dos educadores avaliando a dimensão política relacional, laboral, através de questionários e histórias de vidas com gestores e docentes, no contraforte da cultura da institucionalidade vigente nas escolas públicas estaduais do munícipio de Diamantino - Mato Grosso/Brasil. Cotejaremos os conflitos relendo-os e ressignificando-os à luz das anotações, de Mounier e Freire, que ganham teor político e ensejam possibilidades de ampliação de sentidos e eventuais caminhos de superação. Não existem relações neutras na forte cultura hierarquizada inculcada pelo Estado nas teorias de gestão e direção de controle, bem como através da formação acadêmica instituída que configura uma normalização de padrões de condutas desejáveis, distinguindo funções, hierarquizando pessoas, organizando relações de trabalho consolidando os interesses do capital. Neste contraforte, a despersonalização, a concepção instrumental dos seres humanos adquire uma racionalidade exterior e imposta, que fere, essencialmente, a pessoa. Conceito caríssimo a Mounier, que denuncia a implosão do escopo educacional pela violência de um Estado bonapartista, através do qual, o público, o sujeito de direitos, a dimensão de natureza política dos seres humanos são feridas de morte porque pessoa é o suporte mesmo da relação, que a plenifica, a política. Esta nossa denúncia, respaldados por Mounier e Paulo Freire.
Resumo em lingua estrangeira: This phenomenological qualitative research aims to examine the conflicts and seeking to understand the dynamics of interpersonal relationships between the other and me, under the focus of labor relations in educational institutions. The research takes as its central reference a summary of Emmanuel Mounier mature work - Personalism; a reference work which has a Husserlian philosophical inspiration, when Husserl had already been enriched by his readings about Merleau-Ponty XX. In Brazil, the educator Paulo Freire draws his theoreticalmethodological matrix inspired, broadly speaking, in the tradition of those dialectical-phenomenological three authors. In loyalty to this philosophical track, we‘ll follow the world of educators life evaluating its the political and relational dimension, their work, through questionnaires and life histories with managers and teachers, in the foothills of the institutionalized culture present in state public schools of the city of Diamantino- Mato Grosso / Brazil. We are going to collate such conflicts and rereading them, providing new meanings to them in light of the notes of Mounier and Freire, which gain political content and open possibilities of expanding the senses and possible ways to overcome. There are no impersonal relationships in the strong hierarchical culture inculcated by the State in the theories of management control and direction, as well as through established academic standards that sets desirable patterns of behavior, distinguishing functions, ranking people, organizing labor relations consolidating the interests of capital. In these foothills, this depersonalization, the instrumental conception of human beings acquired an imposed and exterior rationality, wounding, essentially, the person. Concept expensive to Mounier, who denounces the implosion of the educational scope by the violence of a Bonaparte‘s state, whereby, the public, the subject of rights, the political dimension of human beings are bleeding to death because that person is the holder of relationship, which makes it complete, politics. This is our complaint, supported by Mounier and Paulo Freire.
Palavra-chave: Relações interpessoais
Política poder
Autonomia
Emmanuel Mounier
Palavra-chave em lingua estrangeira: Interpersonal relations
Policy power
Autonomy
Emmanuel Mounier
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: PIRES, Sonia Aparecida da Silva de Lara. Um olhar fenomenológico no exercício do poder das relações interpessoais nas instituições escolares: o gosto amargo do mel. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/982
Data defesa documento: 19-Dec-2011
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2011_Sonia Aparecida da Silva De Lara Pires.pdf2.42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.