Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1004
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O significado da educação de jovens e adultos para educandos e educadores no CEJA Cesário Neto |
Autor(es): | Araujo, Zilma Franco Morais |
Orientador(a): | Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro |
Membro da Banca: | Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Rêses, Erlando da Silva |
Resumo : | A pesquisa investigou a respeito do significado que tem a Educação de Jovens e Adultos para educandos e educadores do I Segmento- Ensino Fundamental, a partir da implantação dos Centros de EJA (CEJA) em Mato Grosso, como resultado de questionamentos e reflexões sobre o modelo de educação que se escreve e que se inscreve lá. O método de abordagem foi o fenomenológico. A fenomenologia é uma certa maneira de olhar para os fenômenos desvelando significações que em diálogo com as suas dimensões nos provocam a uma aproximação do falar com o fazer. Sabemos que o ensinar não existe sem o aprender e esta é, portanto, uma relação complementar. Nela, a valorização do significado será representativo da modalidade. Esses significados demonstraram que quando linguagens embebidas pela aura do compromisso e da ousadia de “ser mais” se entrecruzam, novas faces da realidade surgem em oposição às dicotomias educativas, confrontando-as, e estas, ao adentrar o mundo que invisibiliza os sujeitos, visibiliza-os. Em Paulo Freire, educar é um “que fazer” exigente, e nesse momento o entrecruzamento dos significados possibilitam uma interligação do mundo do sujeitos- que apenas ouvem, ao mundo da escola- que somente fala. Mundo em trânsito de um corpo analfabeto pronunciado, para um mundo desse mesmo corpo agora, alfabetizado, disposto a um novo pronunciar. E, dessa forma, ao mesmo tempo em que os protagonistas se desvelam, desvendam também o fazer pedagógico no espaço escolar. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research investigated the meaning of the Teens and Adults Education has for learners and educators from the I Segment-Fundamental School, from the implantation of the EJA Centers (CEJA) in Mato Grosso, as a result of questions and reflections about the education model that is written and inscribed there. The method of approach used was the phenomenological. Phenomenology is a specific way to look at phenomena unveiling meanings that in dialog with its dimensions causes us an oncoming of speaking and doing. We know that teaching does not exist without learning and this is, therefore, a complementary relationship. In it, the valorization of the meaning will be representative of the modality. These meanings show that when languages soaked by the aura of knowledge and boldness of "being more" intersect, new faces of reality emerge in opposition to the educational dichotomies, confronting it, and these, when in a world that makes the subjects invisibles, makes them visible. In Paulo Freire, educating is a demanding "doing", and in this moment, the intersection of meanings allows for a connection of the world of the subjects- that only listen, to the school world- that only speaks. World in transit of a body, illiterate, to a world of this same body, now literate, willing to a new pronounce. And, in that way, at the same time that the protagonists are unveiled, they also unveil the pedagogical function in the school environment. |
Palavra-chave: | Fenomenologia Educação freiriana EJA/CEJA Narrativas Significados |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Phenomenology Freire Education EJA/CEJA Narratives Meanings |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | ARAUJO, Zilma Franco Morais. O significado da educação de jovens e adultos para educandos e educadores no CEJA Cesário Neto. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1004 |
Data defesa documento: | 28-Jun-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Zilma Franco Morais Araujo.pdf | 3.37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.