Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1017
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Aline de Souza-
dc.date.accessioned2019-04-06T16:26:07Z-
dc.date.available2016-05-23-
dc.date.available2019-04-06T16:26:07Z-
dc.date.issued2016-03-23-
dc.identifier.citationCAMPOS, Aline de Souza. A mulher que logo sou estilo, escritura e otobiografia. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1017-
dc.description.abstractThis work proposes a listening to the feminine's styles of the Psychology and Pedagogy students at the Federal University of Mato Grosso, Cuiabá. In a movement of experimentation, I heard the echoes of my life-experiences while psychologist-woman-researcher on the written production of those students. To mobilize that listening, I used the Workshop of Transcreation, designed and operationalized as a concept and practice of research by the project Writreadings: a way of reading-writing amidst life. Through the Workshop of Transcreation Vita Femina, I used texts by Virginia Woolf and Florbela Espanca investing in a new typology: a Otobiografemática Workshop. The listening of that written production took place through the otobiographic research, developed by Monteiro from the Nietzschean concept of life- experiences and the otobiographie concept, proposed by Derrida. From this movement raise the possibilities of composition, experimentation and variations of individual styles.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-04-05T20:44:36Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Aline de Souza Campos.pdf: 1246086 bytes, checksum: b47b56b69992a75876b48fcd8ecadd42 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-04-06T16:26:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Aline de Souza Campos.pdf: 1246086 bytes, checksum: b47b56b69992a75876b48fcd8ecadd42 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-06T16:26:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Aline de Souza Campos.pdf: 1246086 bytes, checksum: b47b56b69992a75876b48fcd8ecadd42 (MD5) Previous issue date: 2016-03-23en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA mulher que logo sou estilo, escritura e otobiografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordOtobiografiapt_BR
dc.subject.keywordEstilopt_BR
dc.subject.keywordEscriturapt_BR
dc.subject.keywordFemininopt_BR
dc.subject.keywordVivênciaspt_BR
dc.subject.keywordNietzschept_BR
dc.subject.keywordDerridapt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.contributor.referee2Lee, Henrique de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474605413692910pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9125754013647714pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propôs a uma escuta dos estilos do feminino das alunas dos cursos de Psicologia e Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. Num movimento de experimentação, ouvi os ecos de minhas vivências, enquanto psicóloga-mulher-pesquisadora, na produção escrita dessas estudantes. Para mobilizar essa escuta, fiz uso da Oficina de Transcriação, concebida e operacionalizada como conceito-prática de pesquisa pelo projeto Escrileituras: Um modo de ler-escrever em meio à vida. Através da Oficina de Transcriação Vita Femina, utilizei textos de Virginia Woolf e Florbela Espanca investindo em uma nova tipologia: Oficina de Transcriação Otobiografemática. A escuta das produções escritas deu-se por meio da investigação otobiográfica, desenvolvida por Monteiro a partir da noção nietzschiana de vivências e do conceito de otobiografias, proposto por Derrida. Desse movimento suscitam as possibilidades quanto à composição, experimentação e variação de estilos próprios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Otobiographypt_BR
dc.subject.keyword2Stylept_BR
dc.subject.keyword2Scripturept_BR
dc.subject.keyword2Femininept_BR
dc.subject.keyword2Life-experiencept_BR
dc.subject.keyword2Nietzschept_BR
dc.subject.keyword2Derridapt_BR
dc.contributor.referee3Tomaz, Vera Lúcia Blum-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8746489476411526pt_BR
dc.contributor.referee4Costa, Luciano Bedin da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3277990625335032pt_BR
dc.contributor.referee5Biato, Emília Carvalho Leitão-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1776414386448708pt_BR
dc.contributor.referee6Souza, Márcia Helena de Moraes-
dc.contributor.referee6ID513.083.041-53pt_BR
dc.contributor.referee6Latteshttp://lattes.cnpq.br/5327430908620854pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Aline de Souza Campos.pdf1.22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.