Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Francisca Edilza Barbosa de Andrade-
dc.date.accessioned2019-04-17T16:26:23Z-
dc.date.available2016-04-01-
dc.date.available2019-04-17T16:26:23Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.citationCARVALHO, Francisca Edilza Barbosa de Andrade. Educação escolar Quilombola na Comunidade Baixio - Barra do Bugres/MT: avanços e desafios. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1027-
dc.description.abstractThis study, the result of an ethnographic qualitative research conducted in the Quilombola Community Baixio, located in the Vão Grande Quilombola Territory, in Barra do Bugres - MT, is meant to examine to what extent and how the State School José Mariano Bento performs an educational project in partnership with the history of the communities of the Quilombola Territory Vão Grande. It is also meant to contextualize historically the Quilombola Communities, where the students live; it discusses the Public Policy related to the Quilombola School Education, it presents a brief contextualization of school history in the Territory, reflects on the physical and structural conditions of the school; it also presents some considerations about the curriculum in action at school, in order to understand how the quilombola education is being designed, as a teaching modality on that territory. The survey results unveil that the Quilombola School Education has gained space in the scenario of public policies. Although, it still faces challenges to be in fact, implemented in the school. In the case of the Quilombola Territory Vão Grande, today, the community suffers the consequences of neglect and marginalization, symbolized in impossibility to go through the roads, in the absence of maintenance of the bridges, the difficulties to access the School, with poor condition of school transportation, with disrespect to the education professionals represented in poor working conditions, which, several times, blocks the performance of classes. However, in spite of the difficulties, it is possible to observe an effort taking shape within the school community to carry out pedagogical activities in line with the history of the Vão Grande quilombola territory, though the many absences the school and its professionals suffer, make the process hard.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-04-10T21:21:42Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho.pdf: 3447335 bytes, checksum: 56b1010b4a694f4349fed88964864e94 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-04-17T16:26:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho.pdf: 3447335 bytes, checksum: 56b1010b4a694f4349fed88964864e94 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-17T16:26:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho.pdf: 3447335 bytes, checksum: 56b1010b4a694f4349fed88964864e94 (MD5) Previous issue date: 2016-03-31en
dc.description.sponsorshipFAPEMATpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação escolar Quilombola na Comunidade Baixio - Barra do Bugres/MT : avanços e desafiospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação escolarpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordTerritório Quilombola Vão Grandept_BR
dc.subject.keywordComunidade Quilombola Baixiopt_BR
dc.contributor.advisor1Castilho, Suely Dulce de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319256499971932pt_BR
dc.contributor.referee1Castilho, Suely Dulce de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319256499971932pt_BR
dc.contributor.referee2Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4780912723951170pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5686673605144838pt_BR
dc.description.resumoEste estudo, resultado de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada na Comunidade Quilombola Baixio, localizada no Território Quilombola Vão Grande, no município de Barra do Bugres – MT, tem como principal objetivo analisar em que medida, e como, a Escola Estadual José Mariano Bento realiza um projeto pedagógico alinhado com a história das comunidades do território quilombola Vão Grande. Objetiva ainda contextualizar, historicamente, as Comunidades Quilombolas, onde vivem os estudantes; discorre sobre as Políticas Públicas relacionadas a Educação Escolar Quilombola apresenta uma breve contextualização da história da escolarização no Território, reflete sobre as condições físicas e estruturais da escola; tece algumas reflexões sobre o currículo em ação na escola, a fim de compreender como está se delineando a educação quilombola, como modalidade de ensino, nesse território. Os resultados da pesquisa desvelam que a Educação Escolar Quilombola vem ganhando espaço no cenário das políticas públicas. Embora ainda enfrente muitos desafios para ser implementada no chão da escola. No caso do território quilombola Vão Grande, ainda hoje, a comunidade sofre as consequências do descaso e da marginalização, simbolizados na intrafegabilidade das estradas, na ausência de manutenção das pontes, nas dificuldades de acesso à Escola, nas más condições do transporte escolar, no desrespeito com os profissionais da educação, representado nas más condições de trabalho fatores que, inúmeras vezes, impedem a realização das aulas. Contudo, mesmo diante das dificuldades existentes, é possível observar um esforço se delineando no seio da comunidade escolar para efetivar ações pedagógicas alinhadas com a história do território quilombola Vão Grande, embora, as muitas ausências que a escola e seus profissionais padecem, dificultem o processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2School educationpt_BR
dc.subject.keyword2Public policypt_BR
dc.subject.keyword2Vão Grande Quilombola territorypt_BR
dc.subject.keyword2Quilombola community Baixiopt_BR
dc.contributor.referee3Casali, Alipio Marcio Dias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7969272872511400pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho.pdf3.37 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.