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http://ri.ufmt.br/handle/1/1031
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A aritmética para as escolas primárias de Mato Grosso (1910-1946) : uma análise dos documentos oficiais |
Outros títulos: | A Aritmética das escolas primárias de Mato Grosso (1910-1946) : uma análise dos documentos oficiais |
Autor(es): | Patrocínio, Margarida Célia |
Orientador(a): | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Darsie, Marta Maria Pontin |
Membro da Banca: | Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de |
Resumo : | A presente dissertação traz como objeto de estudo a Legislação educacional enfocando o saber elementar da Aritmética para a instrução pública primária em terras mato-grossenses, objetivando investigar as mudanças nas normativas para o ensino de Aritmética que demarcam etapas históricas dessa matéria nos primeiros anos escolares em Mato Grosso, no período de 1910 a 1946. E para tal, buscamos inventariar fontes históricas como documentos oficiais configurados nos Regulamentos de 1910, 1927 e 1942, Regimentos, Programas de ensino, Relatórios entre outros, através da criação de um repositório virtual. Além disso, foram analisadas a circulação e apropriação das normativas direcionadas aos saberes aritméticos, através dos documentos oficiais, revistas pedagógicas, dentre outros, com o intuito de fazer uma análise das modificações, segundo a legislação escolar,da Aritmética na escola primária em Mato Grosso. O estudo foi desenvolvido na perspectiva histórico- comparativa, utilizando dos conceitos da história das disciplinas escolares de Andre Chervel (1990); de representação e apropriação de Roger Chartier (1989);de documento e monumento de Jacque Le Goff (2003); de legislação educacionalde Faria Filho (1998) e outros. As fontes foram constituídas com documentos oficiais dispostos no Arquivo Público de Mato Grosso, na Biblioteca da Casa Barão do Melgaço, no Instituto Memória da Assembleia Legislativa e no banco de dados do Grupo de História, Educação e Memória (GEM). Documentos, estes, relativos à disciplina Matemática, apresentada como Aritmética, Geometria e Desenho, porém focando nossa atenção na Aritmética. Dessa forma, o estado de São Paulo despontou como pioneiro em implantar o sistema de ensino primário através dos Grupos Escolares, tanto na construção de prédios para esse fim, como na definição dos regulamentos, dos programas de ensino e de formação dos docentes. Assim espalhou-se pelo país um modelo a ser seguido no regime republicano. Nessa pesquisa verificou-se que o ensino intuitivo continuou sendo a matriz pedagógica para o ensino escolar, que em relação à Aritmética, não houve alteração nos conteúdos das publicações feitas nos documentos, e que havia oscilações na quantidade de conteúdos nos regulamentos, dependendo do tipo de escola trabalhada, ou seja, se eram Grupos Escolares, Escolas Reunidas ou Escolas Isoladas tinham mais ou menos conteúdos e que o Programa de Ensino de 1916 é baseado nos Programas de Ensino de São Paulo de 1905 e 1911. As Escolas Reunidas tiveram um papel tão importante para a vida escolar mato- grossense que foram oficializadas através do Regulamento de 1927 e vigorou até o ano de 1952. Os saberes da Aritmética nas normativas traziam orientações para que os professores não incentivassem a memorização e sim que desenvolvessem um raciocínio lógico nas crianças, trabalhassem a Aritmética mais voltada para a prática, para o cotidiano através do método intuitivo. E nos regulamentos trabalhados, o método intuitivo prevaleceu oficialmente como vaga pedagógica por muito tempo. A escola ativa demorou a fazer parte da legislação educacional e nas práticas em sala de aula, observadas nos relatórios dos inspetores de ensino. |
Resumo em lingua estrangeira: | This thesis has as object of study the Educational legislation focusing on the elementary knowledge of Arithmetic for primary public education in the state of Mato Grosso, aiming to investigate the changes in regulations for teaching Arithmetic which set historical stages of this subject in the early school years in Mato Grosso, during the period from 1910 to 1946. For that purpose, we have tried to identify historical sources such as official documents set in the Regulations of 1910, 1927 and 1942, in the Regiments, Teaching programs, among other Reports, by creating a virtual repository. In addition, the circulation and appropriation of regulations directed to the arithmetical knowledge were analyzed, through official documents, pedagogical magazines, among others, in order to make an analysis of the modifications, according to school legislation, regarding Arithmetic in primary school in Mato Grosso. The study was developed in historical and comparative perspective, using concepts of the history of school subjects by Andre Chervel (1990); representation and appropriation by Roger Chartier (1989); document and monument by Jacques Le Goff (2003); educational legislation by Faria Filho (1998) and others. The sources were gathered with the official documents provided at Public Archives of Mato Grosso, at Barão de Melgaço Library, at Instituto Memória of the Legislative Assembly and in the database of Grupo de História, Educação e Memória (GEM). These documents are related to the subject Mathematics, presented as Arithmetic, Geometry and Design, but we are focusing our attention on Arithmetic. Thus, the state of São Paulo has emerged as a pioneer in implementing the primary education system through the School Groups, both in the construction of buildings for this purpose, as well as in the definition of regulations, teaching programs and teacher training. Thus, it was spread all over the country a model to be followed in the republican regime. In this research it was found out that the intuitive teaching remained as the pedagogical matrix for schools, that in relation to Arithmetic, there was no change in the contents of publications made in the documents, and that there were oscillations in the amount of content in the regulations, depending on the type of school which was studied, in other words, if they were School Groups, Congregated Schools or Isolated Schools they had more or less content and that the 1916 Teaching Program is based on the Teaching Program of São Paulo of 1905 and 1911. The Congregated Schools had a very important role to the school life in Mato Grosso which were made official by the Regulation of 1927 and lasted until 1952. The Arithmetic knowledge in regulations brought guidelines for teachers not to encourage memorization, but to develop a logical thinking in children, working Arithmetic more focused on the practical side of it, for everyday situations through the intuitive method. And in the worked regulations, the intuitive method prevailed officially as a teaching job for a long time. The active school took a long period of time to take part in the educational legislation and in the classroom practice, as observed in reports by the school inspectors. |
Palavra-chave: | Documentos legislativos Ensino primário Saber aritmético |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Legislative documents Primary education Arithmetic knowledge |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | PATROCÍNIO, Margarida Célia. A aritmética para as escolas primárias de Mato Grosso (1910-1946): uma análise dos documentos oficiais. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1031 |
Data defesa documento: | 20-May-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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