Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1055
Tipo documento: Dissertação
Título: Crenças sobre o espanhol na escola pública : “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”
Autor(es): Vesz, Fernando Zolin
Orientador(a): Assis-Peterson, Ana Antônia de
Membro da Banca: Assis-Peterson, Ana Antônia de
Membro da Banca: Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Simões, Luciene Juliano
Resumo : O objetivo deste trabalho é identificar e compreender as crenças que envolvem o ensino e a aprendizagem do espanhol na escola pública. Foram entrevistados oito atores da comunidade escolar (dois pais, três alunas e três professoras) de uma instituição de ensino pertencente à rede pública vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, que oferece espanhol como disciplina obrigatória e única língua estrangeira de sua matriz curricular desde 2000. As entrevistas, do tipo qualitativas (KING & HORROCKS, 2010), geraram relatos e/ou depoimentos sobre a experiência dos participantes em ensinar ou aprender o espanhol nessa escola. Para a análise dos dados, observei a natureza sociodiscursiva das crenças, conforme proposta por Kalaja (1995, 2003), Dufva (2003), Assis-Peterson, Cox e Góes dos Santos (2010) e Pan e Block (2011), que permite entendê-las não apenas como pontos de vista pessoais, mas também como ecos de traços presentes nos discursos prevalecentes na sociedade. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: 1) quais as crenças da comunidade escolar em relação ao ensino e à aprendizagem do espanhol na escola pública? e 2) a que discursos podem estar associados os conjuntos de crenças apresentados e descritos? Os resultados sugerem que o ensino do espanhol na escola pública parece constituir discursivamente um artifício para a manutenção da estratificação social e do status quo.
Resumo em lingua estrangeira: The purpose of this dissertation is to identify and comprehend the beliefs about the teaching and learning of Spanish as a foreign language in the public school. Eight participants (two parents, three students and three teachers) were interviewed, all of them from an elementary public school that has included Spanish as a foreign language in its syllabus since 2000. The qualitative interviews were based on King & Horrocks (2010) statements and generated accounts about the participants’ experience on teaching or learning Spanish as a foreign language in that school. In order to analyse the data, it was observed the social and discursive nature of beliefs, according to Kalaja (1995, 2003), Dufva (2003), Assis-Peterson, Cox & Góes dos Santos (2010) and Pan & Block (2011), which understands beliefs not only as personal points of view but also as echoes of predominant discourses that are social constructions. The research questions were the following: 1) what are the participants’ beliefs about the teaching and learning of Spanish as a foreign language in the public school?, and 2) what discourses may the set of beliefs be connected to? Results suggest that the teaching of Spanish as a foreign language in the public school seems to be discursively an artifice in order to maintain the social stratification and the status quo.
Palavra-chave: Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas
Espanhol
Escola pública
Palavra-chave em lingua estrangeira: Beliefs about language teaching and learning
Spanish as a foreign language
Public school
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: VESZ, Fernando Zolin. Crenças sobre o espanhol na escola pública: “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1055
Data defesa documento: 30-Mar-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Fernando Zolin Vesz.pdf541.13 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.