Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1166
Tipo documento: Dissertação
Título: Processo identitário : a metamorfose do aprender e ensinar a língua inglesa em ambiente online
Autor(es): Dal Prá, Alexandre Colli
Orientador(a): Jesus, Danie Marcelo de
Membro da Banca: Jesus, Danie Marcelo de
Membro da Banca: Carbonieri, Divanize
Membro da Banca: Ifa, Sergio
Resumo : O objetivo deste trabalho é investigar a prática identitária de participantes de um site dedicado ao ensino/aprendizagem de língua inglesa. Para tanto, o trabalho encontra suporte teórico nos estudos de Bauman (2001, 2009), Giddens (2002); Hall (2005); Moita-Lopes (2003, 2010), Silva (2009) entre outros, sensibilizantes para interpretar as materializações linguísticas dos enunciadores. A finalidade é compreender o processo de constituição identitária dos sujeitos que se dedicam a ensinar e aprender língua inglesa nesse ambiente, bem como analisar possíveis implicações para a prática de ensino/aprendizagem. As questões que norteiam este estudo são as seguintes: 1) Como se desenrola o processo identitário do Expert Collaborador e do aprendiz de língua inglesa no site English Experts?; e 2) Qual é a relação com sua prática de ensino/aprendizagem desse idioma? A metodologia de pesquisa se ancora em princípios da pesquisa interpretativista ou naturalística (ERICKSON, 1985). A fim de não limitar o estudo aos modelos preexistentes e confiná-lo ao já percorrido, procuro alguns insights em autores como John Ziman (1996), Moita-lopes (2003), Thompson (2002), Uwe Flick (2009) e Zigmunt Bauman (2010), para explicar como me aproprio dessa abordagem de investigação e harmonizo-a a meus propósitos. Os dados foram gerados com base nas materializações linguísticas dos participantes, encontradas no site estudado. A análise aponta a identidade dos participantes reagindo a uma nova atmosfera de ensino/aprendizagem, onde o conhecimento, por acréscimo, é construído coletivamente e o próprio sujeito precisa se responsabilizar pelo sentido que deseja construir.
Resumo em lingua estrangeira: This study aimed at investigating the identity practice of participants in a site dedicated to English teaching and learning called the English Experts. In order to reach this aim, this work gets theoretical support in studies of Bauman (2001, 2009), Giddens (2002), Hall (2005), Moita-Lopes (2003, 2010), Silva (2009) as sensitizing to interpret speaker’s language materializations. Purposes are to understand the process of identity construction of individuals who are dedicated to teaching and learning English in this environment, and to examine possible implications for teaching/learning practices. The research questions are: 1) How does the identity process of participants take place in the English Experts?, and 2) what implications this new environment can produce for teaching/learning that language? The research methodology is grounded in principles of interpretive or naruralistic research (ERICKSON, 1985). In order not to limit the study to pre-existing models and confine it to have traveled, seeking some insight into authors like John Ziman (1996), Moita-Lopes (2003), Thompson (2002), Uwe Flick (2009) and Zigmunt Bauman (2010), to explain how I appropriate this research approach and harmonize it to my purposes. Data were generated based on the participants’ language materialization which I collected in the site. Analysis indicates participants’ identity reacting to a new atmosphere of teaching / learning English, where knowledge, by extension, is collectively constructed and the individuals themselves must be responsible for the direction they want to build.
Palavra-chave: Práticas identitárias
Língua inglesa
Ensino/aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Identity practices
English language
Teaching/ learning
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: DAL PRÁ, Alexandre Colli. Processo identitário: a metamorfose do aprender e ensinar a língua inglesa em ambiente online. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1166
Data defesa documento: 25-Mar-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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