Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1168
Tipo documento: Dissertação
Título: Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos
Autor(es): Remonatto, Angélica
Orientador(a): Barros, Cláudia Graziano Paes de
Membro da Banca: Barros, Cláudia Graziano Paes de
Membro da Banca: Padilha, Simone de Jesus
Membro da Banca: Brait, Elisabeth
Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo investigar e discutir as práticas de leitura de alunos do 6o ano do Ensino Fundamental e seu processo de ensino- aprendizagem em uma escola pública brasileira. Para tal, assumimos como aporte teórico os estudos de Mikhail Bakhtin e seu Círculo (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), que defendem a linguagem como processo sócio-histórico-cultural, aliado à teoria sócio-interacional de ensino- aprendizagem de Lev Vygotsky (1930; 1934). Com base nesses construtos teóricos, pautamos nossa concepção de leitura em uma perspectiva dialógica, que prevê sempre uma atitude responsiva do leitor. Procuramos, então, investigar quais práticas têm sido desenvolvidas para a efetivação da aprendizagem desse importante componente curricular. Assim, defendemos que os gêneros do discurso podem ser usados como objetos de ensino- aprendizagem de leitura e acreditamos que a formação de leitores é um processo que deve ocorrer durante todos os anos de escola e não somente nos primeiros anos. A abordagem metodológica baseou-se em uma pesquisa qualitativa, de caráter dialógico e participativo. A observação dos dados demonstrou que a interação e o conhecimento do gênero “histórias em quadrinhos” puderam proporcionar novas possibilidades de leitura e o desenvolvimento de diferentes capacidades pelos alunos. Nossos dados ainda demonstraram que o ensino-aprendizagem de leitura se torna ainda mais profícuo quando aliado a atividades de reflexão e produção escrita.
Resumo em lingua estrangeira: This study intends to investigate and discuss the reading practices and the teaching-learning process of students in the 6th grade of elementary school in a Brazilian public school. To this end, we used the theory of Mikhail Bakhtin and his Circle (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), that considers language as process social-cultural-historical, allied to social-interactional theory of teaching-learning of Lev Vygotsky (1930, 1934). Based on such perspectives, we form our conception of reading in a dialogical approach, providing for a responsive attitude of the reader. Thus, we investigated what practices have been developed for effective learning of that important curricular component. We argue that the discourse genres can be used as objects of teaching-learning of the reading and we also believe the formation of readers is a process that should occur during every school year and not only in the first years. The methodology approach has been based on a qualitative study, participative and dialogic character. The data showed that the interaction and knowledge of the genre "comics" could offer news possibilities of reading and the development of different capabilities by the students. Our data also demonstrated that the teaching-learning of reading becomes even most proficient when allied to activities of reflection and written production.
Palavra-chave: Leitura
Ensino-aprendizagem
Gêneros discursivos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Reading
Teaching-learning
Discourse genres
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: REMONATTO, Angélica. Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem: um projeto com o gênero história em quadrinhos. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1168
Data defesa documento: 22-Mar-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Angelica Remonatto.pdf2.15 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.