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http://ri.ufmt.br/handle/1/1179
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Arquivo, educação e memória : o fundo documental da Escola Sagrado Coração de Jesus |
Autor(es): | Luz, Joel Martins |
Orientador(a): | Amâncio, Lázara Nanci de Barros |
Membro da Banca: | Amâncio, Lázara Nanci de Barros |
Membro da Banca: | Cardoso, Cancionila Janzkovski |
Membro da Banca: | Arena, Dagoberto Buim |
Resumo : | A presente dissertação busca discutir e compreender as potencialidades do arquivo da Escola Sagrado Coração de Jesus - na perspectiva da história da educação - como um lugar de memória dos alunos, alunas, professores e de toda a cidade em geral. Seu referencial teórico está embasado nos conceitos e discussões entre memória (os efeitos da globalização, a identidade cultural, o sentimento de memória e as relações com o campo histórico), história (das instituições escolares) e arquivos (conceitos, definições, uso e acesso). Tem-se utilizado de Stuart Hall (2006), Le Goff (1996), Maurice de Halbwachs (1990), Pierre Nora (1993), dentre outros, para as questões conceituais do tema memória, e uma extensa revisão bibliográfica e situacional sobre as pesquisas que têm abordado questões semelhantes a esta pesquisa, sobre os arquivos escolares. Os procedimentos metodológicos foram os que usualmente se aplicam às pesquisas históricas, de modo que recorreu-se à localização, reunião, organização, seleção e análise de fontes documentais. Como terreno de memória, tem-se como cenário o arquivo da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, tradicional no ensino confessional da cidade de Rondonópolis, Mato Grosso, fundada no ano de 1949 pela Congregação das Irmãs Catequistas Fransciscanas. Por meio de um diagnóstico das suas condições físicas e de conservação dos documentos em posse do arquivo da escola, foi possível inventariar e analisar a documentação da década de 1950 até os anos 2000 e com isto, eleger, uma parte significativa da memória dessa instituição. O conhecimento dos registros documentais escolares, suas riquezas e potencialidades, convencem-nos da necessidade de propor um desafio com relação ao trabalho da escola, visando à sensibilização do seu corpo funcional e acadêmico quanto a importância de edificar e preservar a sua memória, diante dos constantes desafios e transformações em que as escolas de um modo geral, estão inseridas. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation aims to discuss and understand the capabilities of the file's School Sagrado Coração de Jesus- from the perspective of the history of education - as a place of memory of students, pupils, teachers and the whole city in general. Its approach is grounded in the concepts and discussions between memory (the effects of globalization, cultural identity, the feeling of memory and the relationship with the historical field), history (of the schools) and files (concepts, definitions, usage and access ). It has to be used by Stuart Hall (2006), Le Goff (1996), Maurice Halbwachs (1990), Pierre Nora (1993), in others, to conceptual questions theme memory and an extensive literature review situational and about researches that has addressed similar issues this research on the school files. The methodological procedures were those that usually apply to historical research, so we resorted to location, meeting, organization, selection and analysis of documentary sources. As ground memory, as has been the scenario file State School Sagrado Coração de Jesus, in teaching traditional confessional city of Rondonópolis, Mato Grosso, founded in 1949 by the Congregation of the Catechetical Sisters Fransciscanas. Through a diagnosis of your condition and conservation of documents in possession of the file at the school, it was possible to record and analyze the documentation from the 1950s until the 2000s, and with it, elect a significant part of the memory of that institution. Knowledge of documentary records schoolchildren, their wealth and potential, convince us of the need to propose a challenge with respect to school work, aiming to raise awareness of its staff and academic as the importance of building and preserving their memory, before constant challenges and changes that schools in general, are inserted. |
Palavra-chave: | Arquivo escolar Memória escolar Documentação escolar Escrituração escolar |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | File school Memory school Documentation school Bookkeeping school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | LUZ,Joel Martins. Arquivo, educação e memória: o fundo documental da Escola Sagrado Coração de Jesus. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1179 |
Data defesa documento: | 19-Mar-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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