Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Thiago Kchimel de-
dc.date.accessioned2019-07-09T15:46:02Z-
dc.date.available2016-03-30-
dc.date.available2019-07-09T15:46:02Z-
dc.date.issued2016-03-30-
dc.identifier.citationMOURA, Thiago Kchimel de. Comunicação e cibercultura: fé e tecnologia. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1203-
dc.description.abstractIt is evident the need that the human being has to request the intervention of the sacred to solve life's problems. For this many practices are conducted face with objects, which are signs of the offering to the sacred one, in exchange for the free / request to be achieved. In the context of cyberculture, digital media and interactive electronic media offer this online opportunity and feed on the divine attributes as omnipotence, omniscience and omnipresence, giving new shape to them, and mediated communication technologies is the subject of worship and adoration, offering the internet the same spells. The objective of this study is to verify that practices and religious rituals as migrate from presentiality / corporeality to virtuality, that is, as is the case in cyberculture, the faithful-sacred communication interaction. Funerals and online voodoo, and practice of lighting candles and virtual pilgrimages are some examples of migration of magical-religious experience, setting the object of analysis and placing cyberspace as research scenario. These communicative processes important to know how is the interaction and interactivity. The methodology is qualitative approach, using netnography.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-05-28T09:11:44Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Thiago Kchimel de Moura.pdf: 4313387 bytes, checksum: d47b85f09dced1522de16c288f1dcaa3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-07-09T15:46:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Thiago Kchimel de Moura.pdf: 4313387 bytes, checksum: d47b85f09dced1522de16c288f1dcaa3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-09T15:46:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Thiago Kchimel de Moura.pdf: 4313387 bytes, checksum: d47b85f09dced1522de16c288f1dcaa3 (MD5) Previous issue date: 2016-03-30en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComunicação e cibercultura : fé e tecnologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiberculturapt_BR
dc.subject.keywordAções mágicaspt_BR
dc.contributor.advisor1Possari, Lúcia Helena Vendrúsculo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6385055872621365pt_BR
dc.contributor.referee1Possari, Lúcia Helena Vendrúsculo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6385055872621365pt_BR
dc.contributor.referee2Osório, Patrícia Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1401118064814289pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268025922562334pt_BR
dc.description.resumoÉ notória a necessidade que o ser humano tem de solicitar a intervenção do sagrado para resolver problemas da vida. Para isto, inúmeras práticas são realizadas, presencialmente, com objetos, que são signos da oferta ao ente sagrado, em troca da graça/pedido a ser alcançada. No contexto de cibercultura, as mídias digitais e os meios de comunicação eletrônica interativa oferecem essa possibilidade on-line e se alimentam de atributos divinos como a onipotência, a onisciência e a onipresença, dando novos contornos a eles, e a comunicação mediada por tecnologias é objeto de culto e adoração, oferecendo pela internet as mesmas magias. O objetivo deste estudo é verificar em que medida práticas e rituais religiosos migram da presencialidade/corporeidade para a virtualidade, ou seja, como se dá, na cibercultura, a interação comunicacional fiel-sagrado. Velórios e macumba on-line, além da prática de acender velas e peregrinações virtuais são alguns exemplos da migração da experiência mágico-religiosa, configurando o objeto de análise e situando o ciberespaço como cenário da pesquisa. Desses processos comunicativos interessa saber como se dá a interação e a interatividade. A metodologia é de abordagem qualitativa, utilizando-se a netnografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.keyword2Communicationpt_BR
dc.subject.keyword2Cyberculturept_BR
dc.subject.keyword2Magical actionspt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Maria Cristina de Aguiar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6693838874699664pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Thiago Kchimel de Moura.pdf4.21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.