Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1203
Tipo documento: Dissertação
Título: Comunicação e cibercultura : fé e tecnologia
Autor(es): Moura, Thiago Kchimel de
Orientador(a): Possari, Lúcia Helena Vendrúsculo
Membro da Banca: Possari, Lúcia Helena Vendrúsculo
Membro da Banca: Osório, Patrícia Silva
Membro da Banca: Campos, Maria Cristina de Aguiar
Resumo : É notória a necessidade que o ser humano tem de solicitar a intervenção do sagrado para resolver problemas da vida. Para isto, inúmeras práticas são realizadas, presencialmente, com objetos, que são signos da oferta ao ente sagrado, em troca da graça/pedido a ser alcançada. No contexto de cibercultura, as mídias digitais e os meios de comunicação eletrônica interativa oferecem essa possibilidade on-line e se alimentam de atributos divinos como a onipotência, a onisciência e a onipresença, dando novos contornos a eles, e a comunicação mediada por tecnologias é objeto de culto e adoração, oferecendo pela internet as mesmas magias. O objetivo deste estudo é verificar em que medida práticas e rituais religiosos migram da presencialidade/corporeidade para a virtualidade, ou seja, como se dá, na cibercultura, a interação comunicacional fiel-sagrado. Velórios e macumba on-line, além da prática de acender velas e peregrinações virtuais são alguns exemplos da migração da experiência mágico-religiosa, configurando o objeto de análise e situando o ciberespaço como cenário da pesquisa. Desses processos comunicativos interessa saber como se dá a interação e a interatividade. A metodologia é de abordagem qualitativa, utilizando-se a netnografia.
Resumo em lingua estrangeira: It is evident the need that the human being has to request the intervention of the sacred to solve life's problems. For this many practices are conducted face with objects, which are signs of the offering to the sacred one, in exchange for the free / request to be achieved. In the context of cyberculture, digital media and interactive electronic media offer this online opportunity and feed on the divine attributes as omnipotence, omniscience and omnipresence, giving new shape to them, and mediated communication technologies is the subject of worship and adoration, offering the internet the same spells. The objective of this study is to verify that practices and religious rituals as migrate from presentiality / corporeality to virtuality, that is, as is the case in cyberculture, the faithful-sacred communication interaction. Funerals and online voodoo, and practice of lighting candles and virtual pilgrimages are some examples of migration of magical-religious experience, setting the object of analysis and placing cyberspace as research scenario. These communicative processes important to know how is the interaction and interactivity. The methodology is qualitative approach, using netnography.
Palavra-chave: Comunicação
Cibercultura
Ações mágicas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Communication
Cyberculture
Magical actions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: MOURA, Thiago Kchimel de. Comunicação e cibercultura: fé e tecnologia. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1203
Data defesa documento: 30-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

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