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Tipo documento: Dissertação
Título: Memórias literárias : das práticas sociais ao contexto escolar
Autor(es): Boeno, Neiva de Souza
Orientador(a): Padilha, Simone de Jesus
Coorientador: Ponzio, Luciano
Membro da Banca: Padilha, Simone de Jesus
Membro da Banca: Ponzio, Luciano
Membro da Banca: Barros, Cláudia Graziano Paes de
Membro da Banca: Maciel, Sheila Dias
Resumo : Nesta pesquisa, reflito sobre a constituição e a didatização do gênero “memórias literárias”, um dos gêneros escolarizados no projeto de ensino do Caderno Se bem me lembro... do Programa Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLPEF), instituído como política pública em 2008. Esse programa objetiva atender a duas finalidades: a) oportunizar formação continuada de professores na perspectiva de gêneros; b) propor o ensino de produção textual nas escolas públicas brasileiras em quatro gêneros: poemas, crônicas, memórias literárias e artigo de opinião. O programa apresenta material didático que circula nas escolas sem avaliação institucional. Desse material, o Kit que trabalha com “memórias literárias” motivou-me na realização desta pesquisa, primeiramente pelo estranhamento que o nome atribuído ao gênero me causou; e em segundo plano, o interesse pela compreensão desse gênero e da metodologia utilizada para seu ensino. As questões de pesquisa se focam na investigação da sócio-história do gênero e na análise dos encaminhamentos metodológicos para o ensino. Dessas questões decorre a pertinência desta pesquisa com base qualitativa, bibliográfica e documental, em função da formação teórica dos professores em sala de aula. Para a realização de meu trabalho, inicialmente recorri a diversas leituras, da Filosofia Clássica à Filosofia Contemporânea, passando pela Filosofia da Linguagem, Literatura, História, Linguística, Semiótica do Texto e também por textos de pesquisadores contemporâneos. Essas leituras ajudaram-me a construir a referência teórica que deu base às respostas desta pesquisa. Minhas reflexões e análises tiveram fundamento nos princípios da teoria enunciativo-discursiva de abordagem sócio- histórico de Bakhtin (1952-1953/1979), da teoria de ensino-aprendizagem cognitiva de Vigotski (1934;1935), e dos estudos de pesquisadores de Didática de Ensino de Língua Materna da Faculdade de Psicologia da Universidade de Genebra – e Schneuwly e Dolz (2004) que tomam a produção escrita como um ato interlocutivo, implicando sempre uma compreensão responsiva, ativa e criadora. As categorias principais de análise que utilizo para observar o projeto de escrita no gênero “memórias literárias” pertencem indissoluvelmente a “Arquitetônica da Responsabilidade” de Bakhtin: responsabilidade, exotopia e inacabamento. Dos resultados desta pesquisa, verifiquei algumas limitações que o Caderno Se bem me lembro... apresenta em relação ao ensino do gênero, como: definições do gênero de forma equivocada; ausência do contexto social e histórico do gênero; a utilização do conceito de gêneros do discurso como sinônimo de gênero textual; definição do parâmetro do gênero “memórias literárias” a partir de textos da Literatura Clássica e Contemporânea, classificando-os sem considerar suas formas arquitetônicas e composicionais. A partir da análise, proponho a revisão do Caderno Se bem me lembro... com base na Teoria da Literatura, Filosofia, História e Semiótica do Texto; inserção de textos literários nas atividades; reformulação dos conceitos de “memória” e do gênero “memórias” e sua especificidade na Literatura, ampliando a noção do gênero; inserção da história social do gênero; inserção de textos de “memórias” inseridos nas diversas esferas e textualidade. Acredito que o professor quando se apropria do conhecimento teórico consegue realizar seu fazer pedagógico com consciência e inovação.
Resumo em lingua estrangeira: In this research, I reflect on the constitution and didactization of the genre "literary memoir" , one of the genres schooled in the teaching project Notebook If I remember correctly... from the Portuguese language Olympics Writing the Future (OLPEF), established in 2008 as a public policy. This program has two purposes: a) create opportunities for continuing education of teachers in the perspective of genre; b) propose the teaching of writing in Brazilian public schools in four genres: poetry, chronicle, memoirs and opinion article. The program provides teaching materials for schools without institutional review. From this material, the kit that works with “literary memoir" motivated me to research, firstly by the strangeness the name of the genre caused me; secondly, the interest in understanding it and the methodology used for teaching it. The questions focus on the investigation of the socio- history of the genre and on the methodological analysis for teaching. From these issues derivate the relevance of this research, featured in qualitative, bibliographical and documental basis, according to the theoretical training of teachers in the classroom. For accomplishing my work I went through several readings, from the classical philosophy to the contemporary one , the philosophy of language , literature , history , linguistics, semiotics and also texts by contemporary researchers. These readings built a theoretical framework that supported the answers of this research. My reflections and analyzes were based on the principles of Bakhtin’s discursive- enunciation theory of socio-historical approach (1952-1953/1979), on the theory of cognitive teaching and learning of Vygotsky (1934;1935). Also based on the researchers’ studies about the mother tongue teaching of the college of psychology, university of Geneva - Schneuwly and Dolz (2004) who consider writing as an interlocutory act production, always implying a responsive, active and creative comprehension. The main categories of analysis I use to observe the writing in the genre “literary memoir” belong inextricably to Bakhtin’s “architectural responsibility”: responsibility, exotopy and incompleteness. From the results, I pointed some limitations the Notebook if I remember correctly... has in relation to the teaching of genre, such as incorrect definitions, lack of social and historical context.; besides that, the misuse of the concept of speech genres as synonymous for genre; definition of the “literary memoir” genre model from texts of classical and contemporary literature, regardless to their architectural and compositional forms. Thus, I propose a revision of the Notebook if I remember... based on the theory of literature, philosophy, history and semiotics of text; insertion of literary texts; reformulation of the concepts of “memory” and genre "memories” and their specificity in literature. This requires the enlargement of the notion of genre and the insertion of its social history by introducing texts of “memories” in various spheres and textuality. I believe that when the teachers assimilate theoretical knowledge they can perform with pedagogical awareness and innovation. This collaborates mainly for good public education that we all seek.
Palavra-chave: Olimpíada
Memórias literárias
Responsabilidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Olympics
Literary memoirs
Responsibility
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: BOENO, Neiva de Souza. Memórias literárias: das práticas sociais ao contexto escolar. 2013. 254 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1206
Data defesa documento: 18-Nov-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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