Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1232
Tipo documento: Dissertação
Título: Urbanização neoliberal em Cuiabá e conflitos na produção do espaço urbano
Autor(es): Villanueba, Agustina
Orientador(a): Vilarinho Neto, Cornélio Silvano
Membro da Banca: Vilarinho Neto, Cornélio Silvano
Membro da Banca: Bordest, Suise Monteiro Leon
Membro da Banca: Castro, Bernadete Aparecida Caprioglio de
Resumo : O presente trabalho permite compreender as novas lógicas da cidade neoliberal e o papel desempenhado pelo espaço na reprodução do capital. Os espaços urbanos estruturam-se em função das novas necessidades do capital, que aí encontra a melhor forma para sua reprodução, dentro de um marco de valorização financeira e especulação imobiliária. Neste contexto, estudamos quais foram as estratégias de reestruturação urbana em um trecho da bacia do Córrego do Barbado, em Cuiabá - capital do Estado de Mato Grosso - e a ação dos principais agentes intervenientes na produção desse espaço. Analisamos também como a crescente inserção do espaço nas estratégias de acumulação do capital tem reflexo profundo na sua produção, e como, por sua vez, estrutura as desigualdades. Essas desigualdades podem ser observadas no trecho do Barbado, onde existe uma concorrência pelo uso do espaço entre os atores hegemônicos - estado neoliberal - e os moradores da cidade. Portanto, a problemática desta dissertação perpassa pelo conflito entre a produção do espaço capitalista e suas contradições. A discussão do papel do Estado insere-se nesta pesquisa para demonstrar que o Estado Neoliberal é um dos principais agentes frente à produção do espaço. Remete-se à ideia do Estado como controlador, produtor e (re) produtor do espaço urbano, por meio de suas estratégias, ações e ferramentas, controladas por uma determinada elite. Entendemos aqui que a sociedade urbana é marcada por intensos conflitos que envolvem a produção do espaço. Os conflitos que queremos salientar são, principalmente, as disputas territoriais, a luta pelo espaço, baseadas nas relações de apropriação e dominação do espaço urbano, já que a apropriação do espaço funciona assim como um instrumento de dominação, de controle das classes sociais mais desfavorecidas.
Resumo em lingua estrangeira: El presente trabajo busca comprender las nuevas lógicas de la ciudad neoliberal y el papel desempeñado por el espacio en la reproducción del capital. Los espacios urbanos se estructuran, en función de las nuevas necesidades del capital que encuentra en la ciudad una de las mejores formas para su producción y re- producción, dentro del marco de valorización financiera y especulación inmobiliaria. En este contexto, estudiamos cuáles fueron las estrategias de re- estructuración urbana en un trecho de la cuenca de Barbado, em Cuiabá- capital del Estado de Mato Grosso-. Como también la acción de los principales agentes intervinientes de la producción de ese espacio. Analisamos también cómo la creciente inserción del espacio en las estrategias de acumulación del capital está relejada en su producción y cómo , a su vez, estructura desiguales.Esas desigualdades se pueden observar en el trecho de Barbado donde existe una competencia por el uso del espacio entre los actores hegemónicos- estado neoliberal- y los habitantes de la ciudad . Por lo tanto, la problemática de esta disertación pasa por el conflicto entre la producción del espacio capitalista y sus contradicciones. La discusión del papel del Estado se inserta en esta investigación, para demostrar que el Estado neoliberal es uno de los principales agentes frente a la producción del espacio. Esta concepción nos remite a la idea de el Estado como un ente controlador, productor y (re) productor del espacio urbano, a través de sus estrategias, acciones y herramientas controladas por una determinada elite. Entendemos aquí que la sociedad urbana es marcada por intensos conflictos que envuelven la producción del espacio. Siendo asi, los conflictos que queremos remarcar son principalmente las disputas territoriales, la lucha por el espacio urbano, basadas en las relaciones de apropiación y dominación del espacio, ya que la apropiación del espacio funciona como un instrumento de dominación, de control de las clases sociales mas desfavorecidas.
Palavra-chave: Espaço urbano
Conflitos
Córrego do Barbado
Estado neoliberal
Palavra-chave em lingua estrangeira: Espacio urbano
Conflictos
Arroyo de Barbado
Estado neoliberal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Referência: VILLANUEBA, Agustina. Urbanização neoliberal em Cuiabá e conflitos na produção do espaço urbano. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1232
Data defesa documento: 8-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – POSGEO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Agustina Villanueba.pdf7.08 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.