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http://ri.ufmt.br/handle/1/1371
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Um grande ateliê : a arte a serviço da missão (1977-2001) |
Autor(es): | Gomes, Maria Henriqueta dos Santos |
Orientador(a): | Joanoni Neto, Vitale |
Membro da Banca: | Joanoni Neto, Vitale |
Membro da Banca: | Barrozo, João Carlos |
Membro da Banca: | Figueira, Ricardo Rezende |
Resumo : | Nesta pesquisa, propomos uma apreciação dos Murais da Libertação da Prelazia de São Félix do Araguaia/MT, além de investigarmos a ação militante da Igreja Católica, durante a política de ocupação empregada pelo Governo Civil-Militar no Nordeste do Estado de Mato Grosso, na região da Prelazia; analisamos a relação entre poder Público, sociedade civil organizada e a Igreja Católica e identificamos a trajetória sócio-histórica dos segmentos sociais mais vulneráveis. Destacamos o conjunto de obras de arte, que materializa a história dos estratos sociais à margem da sociedade, vinculando toda uma trajetória da população. Dentre um conjunto de funções que podem exercer os murais, cumpre destacamos a constituição da identidade da Prelazia como Igreja dos oprimidos: as imagens são uma consolidação do processo de re-significação religiosa dos conflitos e histórias do Araguaia, funcionando como uma forma de critica social e denuncia à situação vigente àquela época. Priorizamos a figura de Dom Pedro Casaldáliga, bispo militante da Teologia da Libertação, que atuou de forma significativa na região. |
Resumo em lingua estrangeira: | In this research, we propose an appreciation of Murals Liberation of the Prelature of São Félix do Araguaia / MT, and investigate the militant action of the Catholic Church, during the occupation policy employed by the Government Civil-Military in northeastern Mato Grosso, in region of the Prelature, we analyze the relationship between public power, civil society and the Catholic Church and to identify socio-historical trajectory of the most vulnerable segments of society. Featuring the collection of works of art that embodies the history of the social strata on the fringes of society, linking an entire trajectory of the population. Among a set of functions that can exert the murals, it should highlight the constitution of identity as Church of the Prelature of the oppressed: the images are a consolidation of the process of re-signification of religious conflicts and stories do Araguaia, acting as a form of social criticism and denounces the situation prevailing at that time. We prioritize the figure of Don Pedro Casaldáliga, bishop militant Liberation Theology, who served significantly in the region. |
Palavra-chave: | Arte Resistência Opressão |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Art Resistance Oppression |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | GOMES, Maria Henriqueta dos Santos. Um grande ateliê: a arte a serviço da missão (1977-2001). 2012. 188 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1371 |
Data defesa documento: | 29-Feb-2012 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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