Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1387
Tipo documento: Dissertação
Título: O ensino religioso sem religião : individualismo, consumo cultural e a transfiguração da experiência religiosa em escolas de Mato Grosso (1990-2012)
Autor(es): Guimarães, Jozy Mary Nogueira Souza
Orientador(a): Rust, Leandro Duarte
Membro da Banca: Rust, Leandro Duarte
Membro da Banca: Brandão, Ludmila de Lima
Membro da Banca: Rodrigues, Cândido Moreira
Resumo : O presente trabalho é estimulado pela reflexão sobre a necessidade de se pensar a presente configuração da Religião no espaço público, dadasàs mudanças pelas quais o campo religioso tem passado no presente século. O estudo tem como foco o discurso dos professores de ensino religioso, representantes do espaço público que é a escola. Os pressupostos do estudo consideram que os professores são elementos centrais que dinamizam o processo de mudança curricular e que a atuação dos professores como agentes de mudança depende, fundamentalmente, das atitudes que eles desenvolvem em relação ao processo. Diante do rearranjo do modo de produção cultural, baseado no exercício do consumo cultural, procuramos observar se o professor tem como referencial o modelo tradicional de ensino religioso ou se sua prática em sala insere-se no universo das ciências da religião - área de estudo que reivindica características de ciência - acaba enfraquecendo a identidade eclesiástica. Para tal, utilizaremos o aporte teórico de Gianni Vattimo e Gilles Lipovetsky, que nos auxiliarão a pensar a pluralidade e fragmentação religiosa atualmente e a padronização da experiencia de consumo.
Resumo em lingua estrangeira: This work is stimulated by reflecting on the need to think about the present configuration of Religious , given the changes that the religious field has experienced in this century. The study focuses on the discourse of religious education teachers, representatives of public space that is the school. The assumptions of the study believe that teachers are central elements that streamline the process of curriculum change and the role of teachers as agents of change depends fundamentally on the attitudes they develop in relation to the process. Before the rearrangement mode of cultural production, based on the exercise of cultural consumption, we observe that the teacher has as reference the traditional model of religious education or classroom practice falls within the realm of science of religion - study area that claims characteristics of science - ends up weakening the ecclesiastical identity. For this, we use the theoretical framework of Gianni Vattimo and Gilles Lipovetsky, which will help us to think about the plurality and religious fragmentation and standardization of current consumer experience.
Palavra-chave: Ensino religioso
Modernidade
Consumo
Vattimo
Lipovetsky
Palavra-chave em lingua estrangeira: Religious education
Modernity
Consumption
Vattimo
Lipovetsky
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: GUIMARÃES, Jozy Mary Nogueira Souza. O ensino religioso sem religião: individualismo, consumo cultural e a transfiguração da experiência religiosa em escolas de Mato Grosso (1990-2012). 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1387
Data defesa documento: 24-Abr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Josy Mary Nogueira Souza Guimaraes.pdf837.01 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.