Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1395
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Grupo Musical Sarã : a canção cuiabana como documento histórico (1971-2001) |
Autor(es): | Oliveira, Dorit Kolling de |
Orientador(a): | Marques, Ana Maria |
Membro da Banca: | Marques, Ana Maria |
Membro da Banca: | Vieira, Thaís Leão |
Membro da Banca: | Matos, Maria Izilda Santos de |
Membro da Banca: | Petroni, Maria Rosa |
Resumo : | A presente dissertação resulta de pesquisa que investigou a trajetória musical do Grupo Musical Sarã, de Cuiabá-MT, em atividade desde 1971 e que desenvolve um trabalho de criação e divulgação da música mato-grossense, lideradas pelas artistas Zuleica Arruda e Vera Baggetti, compositoras e cantoras que participam da vida e dos movimentos culturais de Cuiabá. Elas possuem uma produção bastante significativa de canções, entre outros trabalhos, contam com um LP e dois CDs gravados, além de inúmeros shows, viagens artísticas e espetáculos realizados ao longo dos 45 anos de existência do grupo. Por meio da análise das canções gravadas, buscou-se investigar o como elas se articulam com o contexto social e cultural e, assim, revelam importantes referências na construção de representações regionais contidas nas suas canções. Entendendo as canções como documento-monumento, a análise foi elaborada a partir de uma abordagem interdisciplinar entre História e Música, no sentido de discutir a canção popular enquanto documento histórico que articula o texto musical e o texto verbal, inseridos num contexto de criação, produção e performance. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation is the result of a research that investigated the musical trajectory of the Grupo Musical Sarã, from Cuiabá-MT, active since 1971 and developed a work of creation and dissemination of the music from Mato Grosso. Led by the artists Zuleica Arruda and Vera Baggetti, composers and singers that participated the life and the cultural movements in Cuiabá. The possess a fairly significant productions of songs, having one LP and two CDs recorded, plus countless concerts, shows and tours performed over the 45 years of existence of the group. Through the analysis of the recorded songs, we sought to investigate how it relates to the social and cultural context and thus reveal important references in building regional representations contained in their songs. Understanding the songs as documentmonument, the analysis was elaborated from an interdisciplinary approach between History and Music, in order to discuss the popular song as historical document which articulates the musical text and the verbal text inserted in a creation, production and performance context. |
Palavra-chave: | Canção cuiabana Grupo Musical Sarã História |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Song from Cuiabá Sarã Musical Group History |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | OLIVEIRA, Dorit Kolling de. Grupo Musical Sarã: a canção cuiabana como documento histórico (1971-2001). 2016. 218 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1395 |
Data defesa documento: | 6-Mai-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2016_Dorit Kolling de Oliveira.pdf | 10.57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.