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http://ri.ufmt.br/handle/1/1399
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O passado presente em tela : uma leitura da fundamentação do conhecimento histórico nas experiências fílmicas da atual sociedade em rede |
Autor(es): | Sousa, Pollyana Iris Lima de |
Orientador(a): | Rust, Leandro Duarte |
Membro da Banca: | Rust, Leandro Duarte |
Membro da Banca: | Reis, Anderson Roberti dos |
Membro da Banca: | Alvaro, Bruno Gonçalves |
Membro da Banca: | Bovo, Claudia Regina |
Resumo : | A pesquisa da qual essa trabalho é fruto só possível de ser realizada graças à abertura que ocorreu no campo historiográfico permitindo a entrada de novos debates que abordassem a história a partir de um foco epistemológico. Busca-se, diante desse contexto, apreender a relação que há entre o cinema e a história. Para que isso ocorra, outra relação norteia nossa análise, a relação entre presente e passado. Sabemos que um dos elementos fundamentais para a história é o tempo e o nosso oficio age pelo interesse em compreender o homem no tempo e no espaço. Essa noção de mudança e afastamento nos permite considerar um evento como histórico ou não. Queremos aqui compreender essa relação temporal a partir dos filmes. Usamos em nosso trabalho a teoria expandida de cinema apresentada por Philippe-Alain Michaud, onde o filme não é considerado o equivalente da projeção pública, mas é tido como uma forma de pensar as imagens através de parâmetros espaço-temporais. Distancia-se da perspectiva tradicional de avaliar os filmes por tirar o foco da sua produção e voltar o olhar para o público que os assiste. Assim, é o público situado historicamente que dá sentido as imagens visualizadas e, diante disso, a forma de pensar as imagens se altera conforme o tempo e o espaço do observador em questão. O filme desprende-se dos aparatos técnicos que lhe dá suporte e se torna independente. O público deixa de ser mero receptor das imagens projetadas e se torna parte essencial do processo de construção da mensagem por lhes atribuir sentido. Consideramos que é o público e sua noção de temporalidade que dá o caráter histórico para o evento representado nas imagens em movimento. Guiando-nos nessa teoria, buscaremos compreender como a Idade Média representada nos filmes pode ser apreendida pelo sujeito histórico que os assiste e se podemos considerar essa representação relevante para uma compreensão histórica. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research from which this work is an outcome was only possible to be done due to the opening that has occured in the historiographical field, enabling the emergence of new debates that approach history from an epistemological focus. We seek, within this context, to learn the relationship between cinema and history. In order to do so, another relationship guides our analysis, the one between the present and the past. We know that one of the main elements of history is time and our work acts on the interest of understanding the human being in time and space. Thisnotion of change and separation allows us to consider one event as historical or not. We want to understand this temporal relationship from the movies. We use in our work the expanded theory of cinema shown by Philippe-Alain Michaud, in which the movie isnot considered the equivalent of the public screening, but rather it is interpreted as a way of thinking the images through space-time parameters. This drifts away from the traditional perspective of evaluating the movies by changing the focus from the production to analysing its audience. Therefore, it is the historically located audience that gives sense to the viewed images and, in light of this, the way of thinking the images changes according to the observer’s time and space. The movie comes away fromthe technical details that support it and becomes independent. The audience is no more only a receptor of the projected images and becomes an important part of the process of the construction of the message that makes sense to them. We consider that it isthe audicente and its notion of temporality that givens the historical nature to the event represented on the images. Taking this theory as a guide, we will seek to understand how the Middle Ages represented in the movies can be learned by the historical subject that watches them and if we can consider this representation relevant to a historical understanding. |
Palavra-chave: | História Cinema Tempo histórico Idade média |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History Cinema Historical time Middle ages |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | SOUSA, Pollyana Iris Lima de. O passado presente em tela: uma leitura da fundamentação do conhecimento histórico nas experiências fílmicas da atual sociedade em rede. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1399 |
Data defesa documento: | 26-Ago-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado |
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