Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1417
Tipo documento: Dissertação
Título: A escola como espaço de formação pedagógica permanente do professor
Autor(es): Figueiredo, Aureny Gomes Coelho
Orientador(a): Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Oliveira, Ozerina Victor de
Membro da Banca: Passos, Laurizete Ferragut
Resumo : O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Mestrado do Programa de PósGraduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis. A questão que orientou o estudo foi: A formação contínua desenvolvida na escola tem contribuído na melhoria da prática pedagógica do professor? Investigar se a política da Secretaria favoreceu a escola a ordenar no seu Projeto Político Pedagógico um projeto de formação. Além disso, examinar qual análise os professores fazem dessa formação desenvolvida no interior da escola foi o objetivo central da investigação. Para o desenvolvimento da pesquisa, os instrumentos de coleta de dados compreenderam questionários e entrevistas semiestruturadas com professores, coordenação pedagógica e direção; análise documental e observação da formação continuada desenvolvida na escola. A investigação constituiu-se em duas fases, e participaram, enquanto sujeitos da pesquisa, 63 professores de 21 escolas municipais, num primeiro momento; no segundo momento, selecionou-se uma escola como lócus da pesquisa e sete professoras foram sujeitos da investigação, sendo quatro atuantes em sala de aula, duas na coordenação pedagógica e uma na direção. A investigação alicerçou-se nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, fundamentada no pensamento de Minayo (2010), Lüdke e André (2007), André (2005 e 2009), Ghedin e Franco (2008), entre outros. Foram tomados como base teórica, para o corpo das discussões e reflexões conceituais e a análise compreensiva dos dados coletados na pesquisa, estudos de Freire (2004 e 1991), Carvalho (2005, 2006 e 2010), Franco (2008), Freitas (2004) Canário (2006), Imbérnon (2009), Nóvoa (1999 e 2009) e outros. Os resultados da pesquisa revelaram que a formação é considerada pelos professores como eixo fundante na melhoria da sua prática, no entanto, ficou evidente também que a formação desenvolvida na escola necessita de um repensar do que está expresso, enquanto política, e o que realmente a escola tem conseguido realizar quanto à formação permanente para os professores.
Resumo em lingua estrangeira: This paper is the result of some research related to the Post-graduation Master’s Program in Education at the Human and Social Sciences Institute (ICHS), linked to the Mato Grosso Federal University (UFMT), Rondonopolis University Campus (CUR). The question that guided such study was the following one: Has the continuing education offered in the school contributed to the improvement of the teacher’s pedagogical practice? To investigate whether the Secretariat policy encouraged the school to offer a training course in its Political Pedagogical Project. Besides that, to examine which analysis the teachers make of such training carried out in their school was the main goal of this study. Reaching such answer was the main goal of this investigation. While carrying out the research, the instruments for data collection were questionnaires, semi-structured interviews with teachers, pedagogical coordinator and director; documental analysis and observation of the continuing education offered in the school. The investigation followed two phases, and, at first, 63 teachers of 21 municipal schools were the research subjects; at a later stage, a school was selected to be the locus of the research, and seven teachers became the subjects of the investigation. It is needed to say that four of them were actual teachers in the classroom, two were in the pedagogical coordination and one in the school board. The investigation was based on theoretical backgrounds provided by qualitative research, following thoughts and ideas by Minayo (2010), Lüdke and André (2007), André (2005 and 2009), Ghedin and Franco (2008), among others. Studies by Freire (2004 and 1991), Carvalho (2005, 2006 and 2010),Franco (2008), Freitas (2004), Canário (2006), Imbérnon (2009), Nóvoa (1999 and 2009) and others were taken into account as well, for the body of conceptual discussions and reflections and the comprehensive analysis of the data collected during the research. The results of the research revealed that the teachers consider their own education the cornerstone in the improvement of their practice. However, it was also clear that the teacher’s education developed in the school needs to be reconsidered and questioned regarding what is somewhat notorious, as policy, and what the school has actually been able to accomplish when it comes to the continuing education for the teachers.
Palavra-chave: Política de formação
Formação permanente na escola
Prática pedagógica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teacher’s education policy
Continuing education at school
Pedagogical practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: FIGUEIREDO, Aureny Gomes Coelho. A escola como espaço de formação pedagógica permanente do professor. 2012.136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1417
Data defesa documento: 26-Mar-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Aureny Gomes Coelho Figueiredo.pdf993.16 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.