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http://ri.ufmt.br/handle/1/144
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação escolar quilombola : uma perspectiva identitária a partir da Escola Estadual Maria de Arruda Muller. |
Autor(es): | Ferreira, Augusta Eulália |
Orientador(a): | Castilho, Suely Dulce de |
Membro da Banca: | Castilho, Suely Dulce de |
Membro da Banca: | Silva, Rose Cléia Ramos da |
Membro da Banca: | Silva, Acildo Leite da |
Resumo : | Este estudo resulta de uma pesquisa etnográfica realizada na comunidade Abolição, situada em território quilombola, pertencente ao Município de Santo António de Leverger - MT. Tem como objetivo descrever o sentido da Educação Escolar Quilombola como específica e diferenciada neste território e as relações estabelecidas entre os saberes locais e tradicionais desenvolvidas na Escola Estadual Maria de Arruda Muller, situada dentro desta comunidade. Para tal objetivo, discorro sobre o papel desta escola no fortalecimento e participação dos sujeitos nos processos políticos, na afirmação de uma identidade, de pertença ao território quilombola e nas lutas por direitos enquanto grupo social. Tomo como aporte central os conceitos de Geertz (2012) sobre Etnografia, cujas interpretações e análises serão a partir dos discursos apreendidos, das observações e entrevistas, expressos pelos gestores, professores, alunos e moradores da comunidade Abolição, num esforço de torná-los importantes elementos teóricos para os estudos em favor de uma educação para as Relações Etnicorraciais em território quilombola. Esta pesquisa revela parte do conflito que permeia a comunidade. Conflito este que se configura como importante fator para a compreensão da dinâmica de uma identidade em gestação vivenciada na Escola Maria de Arruda Muller. Os resultados obtidos revelam alguns entraves na efetivação a partir dos sujeitos na relação com a escola, o papel desta enquanto mediadora da formação ou fortalecimento da identidade quilombola e das relações etnicorraciais no seu sentido amplo. Estes entraves se vinculam diretamente a reprodução da educação colonialista e eurocêntrica que ainda hoje marca a educação escolar em geral e, também, esta escola quilombola. Esta reprodução se materializa nas limitações para a implantação de uma escola que, mesmo garantindo a estrutura física, não garante uma educação em sintonia com a história e territorialidade da comunidade. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study is the result of an ethnographic research conducted at the Abolition community, located in a quilombola territory, in the municipality of Santo Antônio de Leverger, in the Mato Grosso state. It aims to describe the meaning of the Quilombola Schooling as specific and differentiated in this territory and the relationships established between the local and traditional knowledges developed in the State School Maria de Arruda Muller, located within this community. For this purpose, I analyze the role of this school in strengthening the social organization of the community, in the participation of the individuals in the political processes, in the affirmation of an identity and of the feeling of belonging to the quilombola territory and in the struggles for social rights as a group. The central contribution that I choose were the concepts of Geertz (2012) on Ethnography, whose interpretations and analyzes presented in this study are based on the speeches, observations and interviews expressed by managers, teachers, students and residents of the community Abolition. An effort was made to make them important theoretical elements for the studies in favor of an education for ethnic-raciais relations in the quilombola territory. This research reveals part of the conflict that permeates the community. This conflict constitutes an important factor for understanding the dynamics of an identity being gestated and experienced in the School Maria de Arruda Muller. The results reveal some obstacles in the actualization of the quilombola school education proposal. These obstacles are revealed from the relationship between the quilombolas with the school, of its role as a mediator of the formation or of the strengthening of quilombola identity and of the ethnic-raciais relations in the wide sense. These obstacles are directly linked to the reproduction of an colonialistic and eurocentric education that still nowadays marking the education, in general, and also this quilombola school. This reproduction is materialized in the limitations to implement a school which, even ensuring the physical structure, does not guarantee an education in line with the history and territoriality of the community. |
Palavra-chave: | Políticas públicas Educação escolar quilombola Identidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Public policy Quilombola schooling Identity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | FERREIRA, Augusta Eulália. Educação escolar quilombola: uma perspectiva identitária a partir da Escola Estadual Maria de Arruda Muller. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/144 |
Data defesa documento: | 27-Mar-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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