Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, James Jacio-
dc.date.accessioned2017-01-27T13:30:59Z-
dc.date.available2015-07-27-
dc.date.available2017-01-27T13:30:59Z-
dc.date.issued2015-05-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, James Jacio. A formação do policial militar: os desafios para a promoção dos direitos da população em situação de rua. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/159-
dc.description.abstractThis thesis consists in a research of qualitative approach which has as main aim to comprehend how is the relationship between Street Population and the military police and vice versa. The human rights are the transversal axis of work and in these terms I discuss the condition of the police officer as protagonist of human rights and citizenship. The research is exploratory and presents historical and theoretical aspects, namely: the situational overview of Street Population and the incidence if the human rights in their daily lives. It also approaches the formation of military police and the National Curricular Matrix to the Formative Actions of Professionals of Public Security, besides of analyzing the curriculum of formation of the soldier of the military police of Mato Grosso. The apex of this research was during the interviews of focal group and individual types together with the Street Population and military police. The data were subjected to the Content Analysis and the results indicated that the rights of the Street Population are not effective, because those who should ensure them, act as perpetrators. The relationship between the subjects of the research is based in stigmatized aspects, once there is mistrust between both of them. It was clear that the main key, so there is a better provision of services by the military police, is necessarily the formation of those who act in the classroom, forming those police officers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-01-23T12:24:01Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_James Jacio Ferreira.pdf: 1993610 bytes, checksum: 59b866f9859bd9d07a21cca56d3608de (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-01-27T13:30:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_James Jacio Ferreira.pdf: 1993610 bytes, checksum: 59b866f9859bd9d07a21cca56d3608de (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-27T13:30:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_James Jacio Ferreira.pdf: 1993610 bytes, checksum: 59b866f9859bd9d07a21cca56d3608de (MD5) Previous issue date: 2015-05-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA formação do policial militar : os desafios para a promoção dos direitos da população em situação de ruapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDireitos humanospt_BR
dc.subject.keywordPopulação em situação de ruapt_BR
dc.subject.keywordFormação policial militarpt_BR
dc.contributor.advisor1Castilho, Suely Dulce de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319256499971932pt_BR
dc.contributor.referee1Castilho, Suely Dulce de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319256499971932pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Naldson Ramos da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128905713616151pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3630086914800819pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação consiste numa pesquisa de abordagem qualitativa e tem como objetivo principal compreender como se dá a relação entre a População em situação de rua e a polícia militar e vice-versa. Os direitos humanos são o eixo transversal do trabalho e nesse sentido problematizo a condição do policial como protagonista de direitos humanos e de cidadania. A pesquisa é do tipo exploratória e apresenta aspectos históricos e teóricos a saber: o panorama situacional da População em situação de rua e a incidência dos direitos humanos no cotidiano dessas pessoas. Aborda também a formação dos policiais militares e a Matriz Curricular Nacional para as Ações Formativas dos Profissionais de Segurança Pública, além de focalizar a análise do currículo de formação do soldado da polícia militar de Mato Grosso. O ápice desta pesquisa deu-se na realização de entrevistas do tipo grupo focal e individual junto à População em situação de rua e policiais militares. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo e os resultados indicaram que os direitos da População em situação de rua não são efetivos, pois, aqueles que deveriam garanti-los, atuam como perpetradores. A relação entre os sujeitos da pesquisa se funda em aspectos estigmatizantes, uma vez que existe desconfiança de ambos. Fica claro que o pontochave para que se tenha melhor prestação de serviços por parte dos policiais militares passa, necessariamente pela formação daqueles que atuam em sala de aula, formando esses policiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Human rightspt_BR
dc.subject.keyword2Population in street situationpt_BR
dc.subject.keyword2Formation military policept_BR
dc.contributor.referee3Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273pt_BR
dc.contributor.referee4Casali, Alipio Marcio Dias-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7969272872511400pt_BR
dc.contributor.referee5Ferreira, Nilce Vieira Campos-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3948893613479712pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_James Jacio Ferreira.pdf1.95 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.