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http://ri.ufmt.br/handle/1/159
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A formação do policial militar : os desafios para a promoção dos direitos da população em situação de rua |
Autor(es): | Ferreira, James Jacio |
Orientador(a): | Castilho, Suely Dulce de |
Membro da Banca: | Castilho, Suely Dulce de |
Membro da Banca: | Costa, Naldson Ramos da |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Casali, Alipio Marcio Dias |
Membro da Banca: | Ferreira, Nilce Vieira Campos |
Resumo : | Esta dissertação consiste numa pesquisa de abordagem qualitativa e tem como objetivo principal compreender como se dá a relação entre a População em situação de rua e a polícia militar e vice-versa. Os direitos humanos são o eixo transversal do trabalho e nesse sentido problematizo a condição do policial como protagonista de direitos humanos e de cidadania. A pesquisa é do tipo exploratória e apresenta aspectos históricos e teóricos a saber: o panorama situacional da População em situação de rua e a incidência dos direitos humanos no cotidiano dessas pessoas. Aborda também a formação dos policiais militares e a Matriz Curricular Nacional para as Ações Formativas dos Profissionais de Segurança Pública, além de focalizar a análise do currículo de formação do soldado da polícia militar de Mato Grosso. O ápice desta pesquisa deu-se na realização de entrevistas do tipo grupo focal e individual junto à População em situação de rua e policiais militares. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo e os resultados indicaram que os direitos da População em situação de rua não são efetivos, pois, aqueles que deveriam garanti-los, atuam como perpetradores. A relação entre os sujeitos da pesquisa se funda em aspectos estigmatizantes, uma vez que existe desconfiança de ambos. Fica claro que o pontochave para que se tenha melhor prestação de serviços por parte dos policiais militares passa, necessariamente pela formação daqueles que atuam em sala de aula, formando esses policiais. |
Resumo em lingua estrangeira: | This thesis consists in a research of qualitative approach which has as main aim to comprehend how is the relationship between Street Population and the military police and vice versa. The human rights are the transversal axis of work and in these terms I discuss the condition of the police officer as protagonist of human rights and citizenship. The research is exploratory and presents historical and theoretical aspects, namely: the situational overview of Street Population and the incidence if the human rights in their daily lives. It also approaches the formation of military police and the National Curricular Matrix to the Formative Actions of Professionals of Public Security, besides of analyzing the curriculum of formation of the soldier of the military police of Mato Grosso. The apex of this research was during the interviews of focal group and individual types together with the Street Population and military police. The data were subjected to the Content Analysis and the results indicated that the rights of the Street Population are not effective, because those who should ensure them, act as perpetrators. The relationship between the subjects of the research is based in stigmatized aspects, once there is mistrust between both of them. It was clear that the main key, so there is a better provision of services by the military police, is necessarily the formation of those who act in the classroom, forming those police officers. |
Palavra-chave: | Direitos humanos População em situação de rua Formação policial militar |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Human rights Population in street situation Formation military police |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | FERREIRA, James Jacio. A formação do policial militar: os desafios para a promoção dos direitos da população em situação de rua. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/159 |
Data defesa documento: | 29-Mai-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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