Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnjos, Carlos Magno Martins dos-
dc.date.accessioned2020-03-02T14:03:54Z-
dc.date.available2014-02-21-
dc.date.available2020-03-02T14:03:54Z-
dc.date.issued2013-06-14-
dc.identifier.citationANJOS, Carlos Magno Martins dos. Biomidia da célula: a biologia celular aprendida em ambiente virtual de aprendizagem. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1865-
dc.description.abstractThis work brings a contribution to biology teachers of basic education interested in the potential of the media related to cell biology technologies. For both an investigative study on the use of multimedia in teaching contents of Cell Biology in state public schools of Cuiabá, in order to promote meaningful learning and presentation of an educational product that meets objects was conducted aggregate learning to learning technologies providing a lecture on the subject in the Moodle platform. For the construction of this material we based ourselves in a systematic review of related works that maintain relationship with the meaningful learning theory of David Ausubel. The results, after analysis of the data collected through the application of a structured interview, allow us to say that the educational product exploits the multimedia resources based on providing engaging interactive animations with motivating strategies, such as colors, typography, animations and analogies facilitators of the learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-02-11T15:23:48Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Carlos Magno Martins dos Anjos.pdf: 3579868 bytes, checksum: eb68a1887a2a5a09e043e9188fe30466 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-02T14:03:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Carlos Magno Martins dos Anjos.pdf: 3579868 bytes, checksum: eb68a1887a2a5a09e043e9188fe30466 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-02T14:03:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Carlos Magno Martins dos Anjos.pdf: 3579868 bytes, checksum: eb68a1887a2a5a09e043e9188fe30466 (MD5) Previous issue date: 2013-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBiomidia da célula : a biologia celular aprendida em ambiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeA Biologia Celular aprendida em ambiente virtual de aprendizagem a partir da realidade de escolas da Rede Pública Estadual, Cuiabá-MTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de ciências da naturezapt_BR
dc.subject.keywordPlataforma moodlept_BR
dc.subject.keywordObjetos de aprendizagens interativospt_BR
dc.subject.keywordMídias na educaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.contributor.referee1Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Irene Cristina de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638382068961952pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2118247113524869pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho vem como contribuição para professores de Biologia da Educação Básica interessados nas potencialidades das tecnologias de mídias relacionadas a Biologia Celular. Para tanto foi realizado um estudo investigativo sobre a utilização de recursos de multimídia no ensino de conteúdos de Biologia Celular em escolas da rede pública estadual do município de Cuiabá, com o intuito de promover a aprendizagem significativa e apresentação de um produto educacional, que reúne objetos de aprendizagens agregados a tecnologias de ensino disponibilizando uma aula sobre a temática na plataforma Moodle. Para a construção deste material nos fundamentamos em uma revisão sistemática de trabalhos correlatos que mantêm relação com a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. Os resultados encontrados, após a análise dos dados coletados por meio da aplicação de uma entrevista estruturada, nos permitem afirmar que o produto educacional explora os recursos multimídia com base na disponibilização de animações interativas se envolvendo com estratégias motivadoras, como as cores, tipografia, animações e analogias facilitadoras do processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Teaching of natural sciencespt_BR
dc.subject.keyword2Moodle platformpt_BR
dc.subject.keyword2Interactive learning objectspt_BR
dc.subject.keyword2Media in educationpt_BR
dc.contributor.referee3Breunig, Adriano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4408569124227015pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Carlos Magno Martins dos Anjos.pdf3.5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.