Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1865
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Anjos, Carlos Magno Martins dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-02T14:03:54Z | - |
dc.date.available | 2014-02-21 | - |
dc.date.available | 2020-03-02T14:03:54Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-14 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, Carlos Magno Martins dos. Biomidia da célula: a biologia celular aprendida em ambiente virtual de aprendizagem. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/1865 | - |
dc.description.abstract | This work brings a contribution to biology teachers of basic education interested in the potential of the media related to cell biology technologies. For both an investigative study on the use of multimedia in teaching contents of Cell Biology in state public schools of Cuiabá, in order to promote meaningful learning and presentation of an educational product that meets objects was conducted aggregate learning to learning technologies providing a lecture on the subject in the Moodle platform. For the construction of this material we based ourselves in a systematic review of related works that maintain relationship with the meaningful learning theory of David Ausubel. The results, after analysis of the data collected through the application of a structured interview, allow us to say that the educational product exploits the multimedia resources based on providing engaging interactive animations with motivating strategies, such as colors, typography, animations and analogies facilitators of the learning process. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-02-11T15:23:48Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Carlos Magno Martins dos Anjos.pdf: 3579868 bytes, checksum: eb68a1887a2a5a09e043e9188fe30466 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-02T14:03:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Carlos Magno Martins dos Anjos.pdf: 3579868 bytes, checksum: eb68a1887a2a5a09e043e9188fe30466 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-02T14:03:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Carlos Magno Martins dos Anjos.pdf: 3579868 bytes, checksum: eb68a1887a2a5a09e043e9188fe30466 (MD5) Previous issue date: 2013-06-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Biomidia da célula : a biologia celular aprendida em ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | A Biologia Celular aprendida em ambiente virtual de aprendizagem a partir da realidade de escolas da Rede Pública Estadual, Cuiabá-MT | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plataforma moodle | pt_BR |
dc.subject.keyword | Objetos de aprendizagens interativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídias na educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hardoim, Edna Lopes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7813077353342953 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hardoim, Edna Lopes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7813077353342953 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mello, Irene Cristina de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2638382068961952 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2118247113524869 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho vem como contribuição para professores de Biologia da Educação Básica interessados nas potencialidades das tecnologias de mídias relacionadas a Biologia Celular. Para tanto foi realizado um estudo investigativo sobre a utilização de recursos de multimídia no ensino de conteúdos de Biologia Celular em escolas da rede pública estadual do município de Cuiabá, com o intuito de promover a aprendizagem significativa e apresentação de um produto educacional, que reúne objetos de aprendizagens agregados a tecnologias de ensino disponibilizando uma aula sobre a temática na plataforma Moodle. Para a construção deste material nos fundamentamos em uma revisão sistemática de trabalhos correlatos que mantêm relação com a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. Os resultados encontrados, após a análise dos dados coletados por meio da aplicação de uma entrevista estruturada, nos permitem afirmar que o produto educacional explora os recursos multimídia com base na disponibilização de animações interativas se envolvendo com estratégias motivadoras, como as cores, tipografia, animações e analogias facilitadoras do processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Teaching of natural sciences | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Moodle platform | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Interactive learning objects | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Media in education | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Breunig, Adriano | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4408569124227015 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Carlos Magno Martins dos Anjos.pdf | 3.5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.