Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1865
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Biomidia da célula : a biologia celular aprendida em ambiente virtual de aprendizagem |
Outros títulos: | A Biologia Celular aprendida em ambiente virtual de aprendizagem a partir da realidade de escolas da Rede Pública Estadual, Cuiabá-MT |
Autor(es): | Anjos, Carlos Magno Martins dos |
Orientador(a): | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Mello, Irene Cristina de |
Membro da Banca: | Breunig, Adriano |
Resumo : | Esse trabalho vem como contribuição para professores de Biologia da Educação Básica interessados nas potencialidades das tecnologias de mídias relacionadas a Biologia Celular. Para tanto foi realizado um estudo investigativo sobre a utilização de recursos de multimídia no ensino de conteúdos de Biologia Celular em escolas da rede pública estadual do município de Cuiabá, com o intuito de promover a aprendizagem significativa e apresentação de um produto educacional, que reúne objetos de aprendizagens agregados a tecnologias de ensino disponibilizando uma aula sobre a temática na plataforma Moodle. Para a construção deste material nos fundamentamos em uma revisão sistemática de trabalhos correlatos que mantêm relação com a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. Os resultados encontrados, após a análise dos dados coletados por meio da aplicação de uma entrevista estruturada, nos permitem afirmar que o produto educacional explora os recursos multimídia com base na disponibilização de animações interativas se envolvendo com estratégias motivadoras, como as cores, tipografia, animações e analogias facilitadoras do processo de aprendizagem. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work brings a contribution to biology teachers of basic education interested in the potential of the media related to cell biology technologies. For both an investigative study on the use of multimedia in teaching contents of Cell Biology in state public schools of Cuiabá, in order to promote meaningful learning and presentation of an educational product that meets objects was conducted aggregate learning to learning technologies providing a lecture on the subject in the Moodle platform. For the construction of this material we based ourselves in a systematic review of related works that maintain relationship with the meaningful learning theory of David Ausubel. The results, after analysis of the data collected through the application of a structured interview, allow us to say that the educational product exploits the multimedia resources based on providing engaging interactive animations with motivating strategies, such as colors, typography, animations and analogies facilitators of the learning process. |
Palavra-chave: | Ensino de ciências da natureza Plataforma moodle Objetos de aprendizagens interativos Mídias na educação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching of natural sciences Moodle platform Interactive learning objects Media in education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | ANJOS, Carlos Magno Martins dos. Biomidia da célula: a biologia celular aprendida em ambiente virtual de aprendizagem. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1865 |
Data defesa documento: | 14-Jun-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Carlos Magno Martins dos Anjos.pdf | 3.5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.