Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAquino Junior, Jairo Luiz Medeiros-
dc.date.accessioned2020-03-02T14:05:27Z-
dc.date.available2014-07-10-
dc.date.available2020-03-02T14:05:27Z-
dc.date.issued2013-07-12-
dc.identifier.citationAQUINO JUNIOR, Jairo Luiz Medeiros. Modelo atômico quântico: uma alternativa para introdução no ensino médio. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1867-
dc.description.abstractThis work presents an investigation into about viability for the introduction of Quantum Atomic Model for high school student, with the support of an educational product, aiming at to promote significant improvement on student learning. The educational product developed is based on new learning technologies, which provides a video tool specially produced for assisting the introduction of this knowledge in chemistry classes in high schools. This research is based on a systematic review of works related to the study and teaching of Quantum Atomic Model and meaningful learning theory, developed by David Ausubel, based on the results of previous studies, which allow the introduction of such content aided by the tool information technologies and communication. The results found, after analysis of the data collected through the application of two tests, one initial and one final allows us to infer that the methodology used provided capture meanings of basic concepts of quantum mechanics, in the sense of meaningful learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-02-12T12:56:11Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Jairo Luiz Medeiros Aquino Junior.pdf: 1770851 bytes, checksum: 312a7e8dd43ca71d1ab635e81466ae85 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-02T14:05:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Jairo Luiz Medeiros Aquino Junior.pdf: 1770851 bytes, checksum: 312a7e8dd43ca71d1ab635e81466ae85 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-02T14:05:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Jairo Luiz Medeiros Aquino Junior.pdf: 1770851 bytes, checksum: 312a7e8dd43ca71d1ab635e81466ae85 (MD5) Previous issue date: 2013-07-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelo atômico quântico : uma alternativa para introdução no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino da mecânica quântica,pt_BR
dc.subject.keywordModelo atômico quânticopt_BR
dc.subject.keywordObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.contributor.advisor1Paulo, Iramaia Jorge Cabral de-
dc.contributor.advisor-co1Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo, Iramaia Jorge Cabral de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373377218792833pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma investigação sobre a viabilidade de introdução do Modelo Atômico Quântico para aprendizes do Ensino Médio, com o apoio de um produto educacional, visando promover a melhoria significativa na aprendizagem dos estudantes. O produto educacional desenvolvido é baseado em novas tecnologias de aprendizagem, que oferece uma ferramenta de vídeo especialmente produzido para auxiliar a introdução deste conhecimento em aulas de Química no Ensino Médio. Esta pesquisa baseia-se em uma revisão sistemática de trabalhos relacionados ao estudo e ensino do Modelo Atômico Quântico e Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por David Ausubel, com base nos resultados de estudo anteriores, que permitem a introdução de tais conteúdos, auxiliado pela ferramenta de tecnologia de informação e comunicação (TICs). Os resultados encontrados, após análise dos dados coletados através da aplicação de dois testes, um inicial e um final, sugere que a metodologia utilizada, pode ter favorecido a captura de significados de conceitos básicos da Mecânica Quântica, no sentido de uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Teaching of quantum mechanicspt_BR
dc.subject.keyword2Quantum atomic modelpt_BR
dc.subject.keyword2Object learningpt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.contributor.referee3Curvo, Eduardo Augusto Campos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8170800329568830pt_BR
dc.contributor.referee4Almeida, Luciano Farias de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9741649526799543pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Jairo Luiz Medeiros Aquino Junior.pdf1.73 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.