Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1867
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Modelo atômico quântico : uma alternativa para introdução no ensino médio |
Autor(es): | Aquino Junior, Jairo Luiz Medeiros |
Orientador(a): | Paulo, Iramaia Jorge Cabral de |
Coorientador: | Barros, Marcelo Paes de |
Membro da Banca: | Paulo, Iramaia Jorge Cabral de |
Membro da Banca: | Barros, Marcelo Paes de |
Membro da Banca: | Curvo, Eduardo Augusto Campos |
Membro da Banca: | Almeida, Luciano Farias de |
Resumo : | Este trabalho apresenta uma investigação sobre a viabilidade de introdução do Modelo Atômico Quântico para aprendizes do Ensino Médio, com o apoio de um produto educacional, visando promover a melhoria significativa na aprendizagem dos estudantes. O produto educacional desenvolvido é baseado em novas tecnologias de aprendizagem, que oferece uma ferramenta de vídeo especialmente produzido para auxiliar a introdução deste conhecimento em aulas de Química no Ensino Médio. Esta pesquisa baseia-se em uma revisão sistemática de trabalhos relacionados ao estudo e ensino do Modelo Atômico Quântico e Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por David Ausubel, com base nos resultados de estudo anteriores, que permitem a introdução de tais conteúdos, auxiliado pela ferramenta de tecnologia de informação e comunicação (TICs). Os resultados encontrados, após análise dos dados coletados através da aplicação de dois testes, um inicial e um final, sugere que a metodologia utilizada, pode ter favorecido a captura de significados de conceitos básicos da Mecânica Quântica, no sentido de uma aprendizagem significativa. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work presents an investigation into about viability for the introduction of Quantum Atomic Model for high school student, with the support of an educational product, aiming at to promote significant improvement on student learning. The educational product developed is based on new learning technologies, which provides a video tool specially produced for assisting the introduction of this knowledge in chemistry classes in high schools. This research is based on a systematic review of works related to the study and teaching of Quantum Atomic Model and meaningful learning theory, developed by David Ausubel, based on the results of previous studies, which allow the introduction of such content aided by the tool information technologies and communication. The results found, after analysis of the data collected through the application of two tests, one initial and one final allows us to infer that the methodology used provided capture meanings of basic concepts of quantum mechanics, in the sense of meaningful learning. |
Palavra-chave: | Ensino da mecânica quântica, Modelo atômico quântico Objeto de aprendizagem Aprendizagem significativa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching of quantum mechanics Quantum atomic model Object learning Meaningful learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | AQUINO JUNIOR, Jairo Luiz Medeiros. Modelo atômico quântico: uma alternativa para introdução no ensino médio. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1867 |
Data defesa documento: | 12-Jul-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Jairo Luiz Medeiros Aquino Junior.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.