Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGimenez, Hercules-
dc.date.accessioned2020-03-02T14:31:28Z-
dc.date.available2013-05-03-
dc.date.available2020-03-02T14:31:28Z-
dc.date.issued2013-02-08-
dc.identifier.citationGIMENEZ, Hercules. Teatro científico: uma ferramenta didática para o ensino de Física. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1872-
dc.description.abstractThis thesis presents the results of an educational research developed in the State School “Professora Maria de Fátima Gimenez Lopes” at Sinop, Mato Grosso, with two classes of elementary school students during the school year 2012. Our work, based on the meaningful learning, proposed the theater as a teaching instrument for the teaching of natural science, looking for a reflection about their potential in the (re)construction of physics concepts through reading and dramatization of texts about History and Philosophy of Science. The theater play “Shoulders of Giants” based on the screenplay adapted from the play “Galileo Life” written by Bertold Brecht, was produced from a readings commented program, productions of texts, researches and debates. During the work, we establish an affective experience between students and teachers, creating an appropriate environment to the meaningful learning in the classroom, where the members of the group could develop attitudes of cooperation, mutual respect, complicity, friendship, among others. The experience gave us some satisfactory results about the possibilities for teaching and learning physics through dramaturgy. We realized that the students involved in the project improved the quality of their relationships with the knowledge, teachers and classmates. They saw themselves as subject (co)responsible for their learning, while authors of the play and at the same time publishers of scientific knowledge as actors, supporting our idea that the theater can be a teaching instrument that offers significant learning of physics concept to the students and the level shift of school learning to another higher.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-02-17T15:19:16Z No. of bitstreams: 2 DISS_2013_Hercules Gimenez.pdf: 2023986 bytes, checksum: e9fb903cc2c40c0bbdb0fca4e1b54447 (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 659634 bytes, checksum: 51a3361ebe2910a02b5254a527518dbc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-02T14:31:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2013_Hercules Gimenez.pdf: 2023986 bytes, checksum: e9fb903cc2c40c0bbdb0fca4e1b54447 (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 659634 bytes, checksum: 51a3361ebe2910a02b5254a527518dbc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-02T14:31:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2013_Hercules Gimenez.pdf: 2023986 bytes, checksum: e9fb903cc2c40c0bbdb0fca4e1b54447 (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 659634 bytes, checksum: 51a3361ebe2910a02b5254a527518dbc (MD5) Previous issue date: 2013-02-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTeatro científico : uma ferramenta didática para o ensino de Físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordTeatro e ensinopt_BR
dc.subject.keywordFerramenta didáticapt_BR
dc.contributor.advisor1Rinaldi, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080147590223202pt_BR
dc.contributor.referee1Rinaldi, Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080147590223202pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0252880619643550pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa educacional desenvolvida na Escola Estadual “Professora Maria de Fátima Gimenez Lopes” no município de Sinop, Mato Grosso, com duas turmas de alunos do Ensino Fundamental, durante o ano letivo de 2012. Nosso trabalho, pautado na Aprendizagem Significativa, propôs o Teatro como ferramenta didática para o Ensino de Ciências Naturais, buscando uma reflexão sobre suas potencialidades na (re) construção de conceitos de Física através da leitura e dramatização de textos sobre História e Filosofia das Ciências. A peça teatral “Ombros de Gigantes”, baseada no roteiro de teatro adaptado da peça “A Vida de Galileu” escrita por Bertold Brecht, foi produzida a partir de um programa de leituras comentadas, produções de textos, pesquisas e debates. Buscamos, durante o trabalho, estabelecer uma experiência afetiva entre alunos e professores, criando um ambiente favorável à aprendizagem significativa em sala de aula, onde os integrantes do grupo pudessem desenvolver atitudes de cooperação, respeito mútuo, cumplicidade, amizade, dentre outras. A experiência nos proporcionou alguns resultados satisfatórios sobre as possibilidades de ensinar e aprender Física através da dramaturgia. Percebemos que os alunos envolvidos no projeto melhoraram a qualidade das suas relações com o conhecimento, com os professores e com os colegas. Perceberam-se sujeitos (co) responsáveis pela sua aprendizagem, enquanto autores da peça e, ao mesmo tempo, divulgadores do conhecimento científico, enquanto atores, corroborando com a nossa ideia de que o Teatro pode constituir uma ferramenta didática que permite ao estudante a aprendizagem significativa de conceitos da Física e a transição de um patamar de aprendizagem escolar a outro mais elevado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.subject.keyword2Theater and educationpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching instrumentpt_BR
dc.contributor.referee3Cunha, Marion Machado-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3219438851193034pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Hercules Gimenez.pdf1.98 MBAdobe PDFVer/Abrir
PRODUTO EDUCACIONAL.pdf644.17 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.