Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1872
Tipo documento: Dissertação
Título: Teatro científico : uma ferramenta didática para o ensino de Física
Autor(es): Gimenez, Hercules
Orientador(a): Rinaldi, Carlos
Membro da Banca: Rinaldi, Carlos
Membro da Banca: Barros, Marcelo Paes de
Membro da Banca: Cunha, Marion Machado
Resumo : A presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa educacional desenvolvida na Escola Estadual “Professora Maria de Fátima Gimenez Lopes” no município de Sinop, Mato Grosso, com duas turmas de alunos do Ensino Fundamental, durante o ano letivo de 2012. Nosso trabalho, pautado na Aprendizagem Significativa, propôs o Teatro como ferramenta didática para o Ensino de Ciências Naturais, buscando uma reflexão sobre suas potencialidades na (re) construção de conceitos de Física através da leitura e dramatização de textos sobre História e Filosofia das Ciências. A peça teatral “Ombros de Gigantes”, baseada no roteiro de teatro adaptado da peça “A Vida de Galileu” escrita por Bertold Brecht, foi produzida a partir de um programa de leituras comentadas, produções de textos, pesquisas e debates. Buscamos, durante o trabalho, estabelecer uma experiência afetiva entre alunos e professores, criando um ambiente favorável à aprendizagem significativa em sala de aula, onde os integrantes do grupo pudessem desenvolver atitudes de cooperação, respeito mútuo, cumplicidade, amizade, dentre outras. A experiência nos proporcionou alguns resultados satisfatórios sobre as possibilidades de ensinar e aprender Física através da dramaturgia. Percebemos que os alunos envolvidos no projeto melhoraram a qualidade das suas relações com o conhecimento, com os professores e com os colegas. Perceberam-se sujeitos (co) responsáveis pela sua aprendizagem, enquanto autores da peça e, ao mesmo tempo, divulgadores do conhecimento científico, enquanto atores, corroborando com a nossa ideia de que o Teatro pode constituir uma ferramenta didática que permite ao estudante a aprendizagem significativa de conceitos da Física e a transição de um patamar de aprendizagem escolar a outro mais elevado.
Resumo em lingua estrangeira: This thesis presents the results of an educational research developed in the State School “Professora Maria de Fátima Gimenez Lopes” at Sinop, Mato Grosso, with two classes of elementary school students during the school year 2012. Our work, based on the meaningful learning, proposed the theater as a teaching instrument for the teaching of natural science, looking for a reflection about their potential in the (re)construction of physics concepts through reading and dramatization of texts about History and Philosophy of Science. The theater play “Shoulders of Giants” based on the screenplay adapted from the play “Galileo Life” written by Bertold Brecht, was produced from a readings commented program, productions of texts, researches and debates. During the work, we establish an affective experience between students and teachers, creating an appropriate environment to the meaningful learning in the classroom, where the members of the group could develop attitudes of cooperation, mutual respect, complicity, friendship, among others. The experience gave us some satisfactory results about the possibilities for teaching and learning physics through dramaturgy. We realized that the students involved in the project improved the quality of their relationships with the knowledge, teachers and classmates. They saw themselves as subject (co)responsible for their learning, while authors of the play and at the same time publishers of scientific knowledge as actors, supporting our idea that the theater can be a teaching instrument that offers significant learning of physics concept to the students and the level shift of school learning to another higher.
Palavra-chave: Aprendizagem significativa
Teatro e ensino
Ferramenta didática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Meaningful learning
Theater and education
Teaching instrument
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Referência: GIMENEZ, Hercules. Teatro científico: uma ferramenta didática para o ensino de Física. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1872
Data defesa documento: 8-Feb-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Hercules Gimenez.pdf1.98 MBAdobe PDFVer/Abrir
PRODUTO EDUCACIONAL.pdf644.17 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.