Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBeltrão, Márcio Evaristo-
dc.date.accessioned2017-02-06T15:53:45Z-
dc.date.available2015-10-06-
dc.date.available2017-02-06T15:53:45Z-
dc.date.issued2015-09-25-
dc.identifier.citationBELTRÃO, Márcio Evaristo. Desestabilização de traços ideológicos homofóbicos na formação crítica de professores/as: um estudo baseado na análise crítica do discurso. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/187-
dc.description.abstractThis paper aims at analyzing utterances (discourses) from teachers who work for the public system of education about gender and sexuality. Also, this study seeks to understand how critical reflection, in ongoing formation courses for teachers, contribute to the destabilization of possible homophobic positionings. In Fairclough's perspective, ideology is understood as representations of general aspects that contribute to the establishing and keeping of relationships of power, domination and exploration. Homophobia is considered a fruit of heteronormative ideology in our society and is legitimized and strengthened by the means of oppressive social practices. The teacher in basic education has an important role in the fight against homophobia, but, it is known that many teachers have this type of prejudice internalized (JUNQUEIRA, 2009). This research is qualitative and is a case study. To collect data, this study used questionnaires, participant observation during a course of ongoing formation about diversities and semi-structured interviews. As a methodological instrument, this study used Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2003a), through an analytical category, Interdiscursivity and Systemic Functional Linguistics by Halliday (1985, 1994) to support the data analysis. The results of this paper show that, although the teachers did not have a homophobic positioning, the statements presented oppressive discourses such as sexual repression and homosexuality seen as a disease. The course about diversities contributed to destabilize some of the participant’s positions. This way, it can be observed the importance of ongoing formation for teachers who work in the public school system, once these courses allow discursive practices with hegemonic ideological traits to be reflected upon, problematized and destabilized.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Igor Matos (igoryure.rm@gmail.com) on 2017-02-06T14:47:02Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Márcio Evaristo Beltrão.pdf: 1077915 bytes, checksum: 3b775a2437fedab73502a2c8a85a75f1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-02-06T15:53:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Márcio Evaristo Beltrão.pdf: 1077915 bytes, checksum: 3b775a2437fedab73502a2c8a85a75f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-06T15:53:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Márcio Evaristo Beltrão.pdf: 1077915 bytes, checksum: 3b775a2437fedab73502a2c8a85a75f1 (MD5) Previous issue date: 2015-09-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesestabilização de traços ideológicos homofóbicos na formação crítica de professores/as : um estudo baseado na análise crítica do discursopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHomofobiapt_BR
dc.subject.keywordAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subject.keywordFormação crítica docentept_BR
dc.subject.keywordEscola públicapt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Solange Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747668885058135pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Solange Maria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747668885058135pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Danie Marcelo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5826176151112581pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4946711879533148pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, propõe-se a análise, por meio da categoria de significado representacional do discurso, de enunciados (discursos) proferidos por docentes da educação básica acerca de questões de gênero e sexualidade. Além disso, busca-se compreender em que medida a reflexão crítica, em cursos de formação contínua, contribui para a desestabilização de possíveis posicionamentos homofóbicos. Na perspectiva faircloughiana, a ideologia é compreendida como representações de aspectos do mundo que contribuem para estabelecer e manter relações de poder, dominação e exploração. A homofobia é considerada um fruto da ideologia heteronormativa de nossa sociedade, sendo legitimada e fortalecida por meio de práticas sociais opressoras. O/a docente da educação básica possui um importante papel social no processo de combate à homofobia; porém, observa-se que muitos/as professores/as possuem essa forma de preconceito internalizada (JUNQUEIRA, 2009). A pesquisa é qualitativa e se configura como um estudo de caso. Para coletar os dados, foram utilizados questionário, observação participante durante um curso de formação contínua sobre diversidades e entrevistas semiestruturadas. Como instrumento metodológico, são utilizadas a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003a), por meio da categoria analítica interdiscursividade, e a Linguística Sistêmico-Funcional, de Halliday (1985, 1994), como suporte na análise de dados. Os resultados obtidos apontam que, apesar de não possuírem um posicionamento homofóbico, os enunciados apresentaram discursos opressores como a repressão sexual e a homossexualidade vista como doença. O curso sobre diversidades contribuiu para desestabilizar alguns posicionamentos dos participantes. Dessa forma, observa-se a importância de cursos de formação para professores/as de escola pública, uma vez que permitem não apenas a reflexão sobre práticas discursivas com traços ideológicos hegemônicos, bem como sua problematização e desestabilização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Homophobiapt_BR
dc.subject.keyword2Critical discourse analysispt_BR
dc.subject.keyword2Critical teacher formationpt_BR
dc.subject.keyword2Public schoolpt_BR
dc.contributor.referee3Batista Júnior, José Ribamar Lopes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8507489924730523pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Márcio Evaristo Beltrão-.pdf1.29 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.