Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1894
Tipo documento: | Tese |
Título: | Vozes singulares, sentidos e possibilidades nas dimensões ecoculturais : por uma escuta metodológica para a liberdade nos caminhos de uma vivência e convivência educacional |
Autor(es): | Oliveira, Adma Cristhina Salles de |
Orientador(a): | Passos, Luiz Augusto |
Coorientador: | Prudente, Celso Luiz |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Prudente, Celso Luiz |
Membro da Banca: | Rezende, Maria Aparecida |
Membro da Banca: | Freire, Maria de Lourdes Bandeira Lamonica |
Membro da Banca: | Leme, Helena Alessandra Scavazza |
Resumo : | O presente trabalho descreve e analisa possibilidades curriculares de valorização da vida, inclusão de vozes e saberes éticos, epistemológicos, ecológicos, afetivos, espirituais, políticos, sociais, históricos, que representam a vivência de grupos que ao longo da história estão na invisibilidade e vulnerabilidade social nos currículos educacionais. Ao promover a reflexão da vida que gera vida, pela descrição e análise sobre os contextos sociais, ancestrais, aspectos, manifestações, epifanias de cunho cultural, das epistemologias indígenas e de matriz afro-brasileira, pretende-se colaborar na construção de valores humanizadores, educacionais, históricos, éticos e ecológicos. O olhar teórico das dimensões da fenomenologia de Merleau-Ponty permeou o trabalho, permitindo uma pedagogia e uma metodologia da escuta, no desvelar dos sentidos em ouvir, escutar, partilhar, sentir na relação didática do ouvir sobre e na existência, sobrevivência humana que comunga com o divino, possuindo existência/ coexistência/ perpetuação de dependência com o cuidar da natureza. Por meio de uma metodologia de escuta humana, ecológica, na qual a oralidade, a memória e a história se fazem presentes, nas andanças por diferentes lugares nos quais ouvi, registrei, partilhei epistemologias, nesse sentido, o pensar, reaprender e perceber outras ressignificações com singularidades que se interligam, por meio da maiêutica, em questionar constantemente aquilo que nos rodeia e nos cerca, permitiu o exercício educacional de entender e ressignificar outros valores como ter, poder e ser. Nesta convivência circular, espiritual, ecológica, devemos entender que o ser humano é mais do que causa e efeito, diante da linearidade quântica ele é constituído por outros olhares, por subjetividades, espiritualidades construídas e imaginadas por diferentes grupos sociais. Estas diferentes perspectivas culturais dos grupos podem indicar interseções, limites e possibilidades de saberes/conhecimentos em relação a um mesmo conflito. Estes grupos criam códigos e significados culturais obrigatórios e necessários para perpetuação, proteção e identificação da sua existência. Portanto, aprendemos que existem cosmogonias e cosmologias, entre homens e mulheres nada é isento, pois são seres-no-mundo, o diferencial do ato de ouvir o outro, nesta pesquisa, é o fato de reaprender e reafirmar a valorização da natureza ética da diversidade epistémica, que realiza sua existência no encontro com outros seres, todas as nossas ações e decisões afetam outras pessoas e o universo, este movimento é resultado da circularidade milenar, da coexistência de princípio ecológico, de vida. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT
The aim of this study is to describe and analyse curricular possibilities of appreciation
of life, including voices and ethical, epistemological, ecological, affective, spiritual,
political, social and historical knowledges which represent the living of groups which
along history are in the invisibility and social vulnerability in the educational curricula.
Reflecting on life which generates life, through analysing social, ancestral contexts,
aspects, epiphanyes manifestations of indigenous epistemologies and Afro- Brazilian
matrix, the purpose of this studies is also to colaborate in the humanizing, educational,
historical, ethical and, ecological values.The base theory of phenomenology by
Merleau- Ponty has permeated the study, permitting pedagogy and methodology of
hearing, sharing, feeling about and on existence coexistence, humam surviving in
contact with the divine perpetuating on taking care of nature. This study propitiated
history reflections on memoirs, oral sharing epistemology records. Thinking relearning,
perceive other meanings, resignifications, with singularities interconnected by means of
maieutic questioning constantly on surrounding permitting educational practice of
understanding resignify values as owning, power and being.Different perspectives the
humam being must be understood is more than cause and effect according to the
linearity quantum the humam being is constituted by views, subjectivities, constructed
and imagined spiritualities by different social groups, which may indicate intersections
limits and possibility of knowledge related to the same conflict, for those groups create
mandatory and necessary codes and cultural meanings for perpetuation protection and
identification of their existences. This study demonstrates the existence of cosmology
and cosmogony between men and women, nothing is unrestricted.The presentig study
suggests the act of listening to the other, the factor of relearning and reassuring the
appreciation of ethical nature of epistemic diversities which realizes its existence in the
encounter with other beings where actions and decisions affect other people and the
universe as a result of the millenariam of coexistence of ecological principle, of life. RESUMEN El presente trabajo describe y analiza posibilidades curriculares de valorización de la vida, inclusión de voces y saberes éticos, epistemológicos, ecológicos, afectivos, espirituales, políticos, sociales, históricos, que representan la vivencia de grupos que a lo largo de la historia están en la invisibilidad y vulnerabilidad social en los currículos educativos. Al promover la reflexión de la vida que genera vida, por la descripción y análisis sobre los contextos sociales, ancestros, aspectos, manifestaciones, epifanías de carácter cultural, de las epistemologías indígenas y de matriz afro-brasileña, se pretende colaborar en la construcción de valores humanizadores, educativas, históricas, éticas y ecológicas. La mirada teórica de las dimensiones de la fenomenología de Merleau-Ponty permeó el trabajo, permitiendo una pedagogía y una metodología de la escucha, en el desvelar de los sentidos en escuchar, escuchar, compartir, sentir en la relación didáctica del oír sobre y en la existencia, supervivencia humana que comulga con lo divino, poseiendo existencia / coexistencia / perpetuación de dependencia con el cuidar de la naturaleza. Por medio de una metodología de escucha humana, ecológica, en la que la oralidad, la memoria y la historia se hacen presentes, en las andanzas por diferentes lugares en los que oí, registré, comparte epistemologías, en ese sentido, el pensar, reaprender y percibir otras resignificaciones con singularidades que se interconectan, por medio de la maiéutica, en cuestionar constantemente lo que nos rodea y en los cerca, permitió el ejercicio educativo de entender y resignificar otros valores como tener, poder y ser. En esta convivencia circular, espiritual, ecológica, debemos entender que el ser humano es más que causa y efecto, ante la linealidad cuántica está constituido por otras miradas, por subjetividades, espiritualidades construidas e imaginadas por diferentes grupos sociales. Estas diferentes perspectivas culturales de los grupos pueden indicar intersecciones, límites y posibilidades de saber / conocimientos en relación a un mismo conflicto. Estos grupos crean códigos y significados culturales obligatorios y necesarios para perpetuación, protección e identificación de su existencia. Por lo tanto, aprendemos que existen cosmogonías y cosmologías, entre hombres y mujeres nada es exento, pues son seres-en-mundo, el diferencial del acto de oír al otro, en esta investigación, es el hecho de reaprender y reafirmar la valorización de la naturaleza ética de la ética la diversidad epistémica, que realiza su existencia en el encuentro con otros seres, todas nuestras acciones y decisiones afectan a otras personas y al universo, este movimiento es el resultado de la circularidad milenaria, de la coexistencia de principio ecológico, de vida. |
Palavra-chave: | Metodologia da escuta Cultura Identidade Espiritualidade Ancestralidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Hearing methodology Culture Identity Spirituality Ancestry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | OLIVEIRA, Adma Cristhina Salles de. Vozes singulares, sentidos e possibilidades nas dimensões ecoculturais: por uma escuta metodológica para a liberdade nos caminhos de uma vivência e convivência educacional. 2018. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1894 |
Data defesa documento: | 28-Jun-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2018_Adma Cristhina Salles de Oliveira.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.