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Tipo documento: Tese
Título: Saberes, resistência e existência do A’uwê U’pitabi Marãiwatsédé-Madzabdzé : história e dialética da materialidade e imaterialidade
Autor(es): Silva, Iorim Rodrigues da
Orientador(a): Caetano, Edson
Membro da Banca: Caetano, Edson
Membro da Banca: Sato, Michele Tomoko
Membro da Banca: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Quadros, Imara Pizzato
Membro da Banca: Costa, Janaina Santana da
Resumo : Refletir sobre o A’uwê U’pitabi é ter a centralidade de que a sua existência, cultura, concepções de mundo, de vida e de ser humano estão enraizadas no viver em comum, na interdependência com a natureza, na posse coletiva da terra e dos meios de produção, na produção associada, na gestão coletiva do processo de trabalho, na vivência ecológica, nos costumes e na história da comunidade. Assim, temos como estudo os processos de produção da existência do A’uwê U’pitabi - Mato Grosso, cuja área foi reintegrada recentemente pela FUNAI, após servir aos interesses do agronegócio e exaurir os bens coletivos da natureza de todas as formas possíveis. O nosso estudo toma como base o Materialismo Histórico Dialético, posto que este método propõe ir além da realidade aparente e busca desvendar as contradições que se encontram por trás das aparências. O que se busca investigar são os aspectos diversos diretamente ligados à produção da existência (vida material e imaterial) que denotam os sistemas de relacionamento e tensões entre os sujeitos e as diversas circunstâncias a eles envolvidas. Os mesmos resistem e lutam, aí reside a sua relevância social, política e cultural; são interdependentes à natureza, ao mesmo tempo em que é resistência à lógica do modo de produção capitalista que lhes é opressor, não ignorando que está inserido nesse contexto. O trabalho é ontologicamente necessário para o desenvolvimento e humanização de homens e mulheres, mas como o sistema capitalista o dispõe ele não consegue cumprir esta função. Apesar dos anos de expropriação e perseguição, esse povo tem o trabalho como princípio educativo e materializa a sua existência por meio do trabalho associado e na valorização dos saberes produzidos pela experiência que são passados de geração a geração. A pesquisa foi realizada junto ao A’uwê U’pitabi Marãiwatsédé/Madzabdzé, localizado no município de Bom Jesus do Araguaia-Mato Grosso.
Resumo em lingua estrangeira: ABSTRACT Reflecting on A'uwe U'pitabi is to have the centrality that their existence, culture, conceptions of the world, of life and of human being are rooted in living in common, in interdependence with nature, in the collective possession of land and the means of production, associated production, collective management of the work process, ecological experience, customs and community history. Thus, we study the processes of production of the existence of A'uwe U'pitabi - Mato Grosso, whose area was recently reintegrated by FUNAI, after serving the interests of agribusiness and exhausting the collective assets of nature in all possible ways. Our study is based on Dialectical Historical Materialism, since this method proposes to go beyond apparent reality and seeks to unravel the contradictions behind appearances. What is sought to investigate are the several aspects directly related to the production of existence (material and immaterial life) that denote the relationship systems and tensions between the subjects and the various circumstances involved. They resist and struggle, therein lies their social, political and cultural relevance; are interdependent with nature, at the same time as it is resistance to the logic of the capitalist mode of production that is oppressive to them, not ignoring that it is inserted in that context. Labor is ontologically necessary for the development and humanization of men and women, but as the capitalist system has it, it can not fulfill this function. Despite the years of expropriation and persecution, these people have work as an educational principle and materialize their existence through the associated work and the valorization of the knowledge produced by the experience that are passed down from generation to generation. The research was carried out with A'uwe U'pitabi Marãiwatsédé / Madzabdzé, located in the municipality of Bom Jesus do Araguaia-Mato Grosso.
ROWATSU’U RUDU1 A’uwê Uptabi hoimanadzé uptabi waihu’u da rotsa’rata manhari dzarina, re’ ihoimanadza’ u’otsi dza’ra monodzébdzari na, tihoimanadzéb nahâ, wahuré na rob’na romado’o dzarina mono hâ, to tipotó na ratadzébdzari na, rob’na’rata hawi we’ re’ ihoimnadza ra mono dzarina. Uburé itsipi’ai’re, rob’na mari re’ihoimanadza’ra mono hâ, tâma waihu’u petsena hâ, we âma rehoimanadza’ra. Tinhipti’a’Uptabi wa, wete robtébré dza ra, robtebre wamhâ, we âma tewaptódza’ra rob’na tsimitsutu romhuri’manhari nahâ. We to mari te imanhari’u otsidza ra mono dzarina. Tihi’rata nori hawi, rowatsu’u mono dzari na. Âne ubure watebré dza’ra mono da âma iromnhore dza’ra mono hâ, re’ihoimanadza’ra u’otsi dza’ra monodzari nahâ, A’uwê Uptabi hoiba nahâ. Ânéwa mate “I’MADO’OWA NORΔ itsipti’adza’ra wa apo tâmâ tsômrîdza’ra, âhâ Marâiwawê Ti’aiwa’ôtô’remhâ, “ ROBTÉBRÉ’WANORΔ te “RÖ” hâ uburé hâ tsiwi wamnari paripsi, mari iwê rob’na re’ihoimanadza’ra monodzé ma, ma tete uprotsi petse. Wanhimi’romnhoré mono hâ, tedza rehoimanadza’ra itébré na, rowatsu’udzari na, iwaihu’udzébdza’ra monodzébda hâ, iwatsu’udzé mono hâ tsimani dza’ra mono toda hâ, dure âhâ boto uptsâtâ dzari na, romhuri manhari, rowatsu’uptabi waihu’uda hâ, totsena na date waihu’udza’ra monoda, Rowatsu’upatôda hâ. Duré âhâ mari waihu’udzé, uburé tsiwadzari re’ ihoimanadza’ra mono hâ, mari wete imanhari dza’ra mono hâ, rob’nahâ, dure mari we’re’ihoimanatsirômodza’ra mono hâ, rowatsu’ubo dzari natsi rehoimana monoda, tsôprotsi uhâ uburé nori mahâ, tsima wêna wete i’wê’wanori hâ, mado’odza’ra monoda hâ. Tewe rehoimana tsirô monodza’ra Da’wape’u’otsi nahâ. Tihi’rata norî hoimanadzé brata u tsihutu dahâ, apo iwa rehoimanadza’ra monoda, Rotsa’rata manharidzéb’u, tihoimanadzéb na rehoimanadza’ra monoda, Rob’na. Emari wa Waradzu nori tsi tsi mahorodza’êtê’dza’ra monowa, robtebré’wa nahâ. Tahawa wate tsô’awi itsihodo hâ, tsâmrâ monoda. Âhâ romhuri hâ, mari ipototsiro re ihoimanadza’ra mono hâ, ti’ai’remhâ, iwê mori’rata uptabi, date’re imanharidza’ra monoda hâ, “Aibo hâ, duré Pi’ô mahâ”, tadza hâ, dzerudzo robtebre’wa nori mahâ, piredi tete tsamaridza’ra monoda hâ, ânetsi dahoimanadza’ra monoda hâ. Taha na te date wapédza’ra wahunhidopotsi hâ, tadza hâ âhâ A’uwê nori hâ, te rotsa’rada hâ, tâma tihoimanadza’ra, te tinhimi rowaihu hâ tebredza’ra monoda, ite rowaihu’ure we âma re’ ihomanadza’ra mono hâ, te pibuwê’u’otsi dza’ra monoda, we tihi’rata hawi, tsima iwaihu’udza’ra mono hâ. Âhâ Romhuri te imahari A’uwê Uptabi nori’u Marâiwatsédé dure Madzabdzé, Ri’aho hâ itedza’ra hâ; Bom Jesus do Araguaia dure Alto Boa Vista-MT.
RESUMEN Reflexionar sobre el A'uwê U'pitabi es tener la centralidad de que su existencia, cultura, concepciones de mundo, de vida y de ser humano están enraizadas en el vivir en común, en la interdependencia con la naturaleza, en la posesión colectiva de la sociedad la tierra y los medios de producción, la producción asociada, la gestión colectiva del proceso de trabajo, la vivencia ecológica, las costumbres y la historia de la comunidad. Así, tenemos como estudio los procesos de producción de la existencia del A'uwê U'pitabi - Mato Grosso, cuya área fue reintegrada recientemente por la FUNAI, después de servir a los intereses del agronegocio y exauriendo los bienes colectivos de la naturaleza de todas las formas posibles. Nuestro estudio toma como base el Materialismo Histórico Dialéctico, puesto que este método propone ir más allá de la realidad aparente y busca desentrañar las contradicciones que se encuentran detrás de las apariencias. Lo que se busca investigar son los aspectos diversos directamente ligados a la producción de la existencia (vida material e inmaterial) que denotan los sistemas de relación y tensiones entre los sujetos y las diversas circunstancias a ellos involucradas. Los mismos se resisten y luchan, ahí reside su relevancia social, política y cultural; son interdependientes a la naturaleza, al mismo tiempo que es resistencia a la lógica del modo de producción capitalista que les es opresor, no ignorando que está inserto en ese contexto. El trabajo es ontológicamente necesario para el desarrollo y humanización de hombres y mujeres, pero como el sistema capitalista lo dispone no puede cumplir esta función. A pesar de los años de expropiación y persecución, ese pueblo tiene el trabajo como principio educativo y materializa su existencia por medio del trabajo asociado y en la valorización de los saberes producidos por la experiencia que son pasados de generación a generación. La investigación fue realizada junto al A'uwê U'pitabi Marãiwatsédé / Madzabdzé, ubicado en el municipio de Bom Jesus do Araguaia-Mato Grosso.
Palavra-chave: Trabalho
Resistência A’uwê U’pitabi
Produção da existência e de saberes
Produção associada
Bem viver
Palavra-chave em lingua estrangeira: Work
Resistance A'uwe U'pitabi
Production of existence and knowledge
Associated production
Well live
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Iorim Rodrigues da. Saberes, resistência e existência do A’uwê U’pitabi Marãiwatsédé-Madzabdzé: história e dialética da materialidade e imaterialidade. 2019. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1903
Data defesa documento: 22-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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