Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1908
Tipo documento: Dissertação
Título: Graffiti : arte de rua e espaço escolar
Autor(es): Chico, Alana Cristina Teixeira
Orientador(a): Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
Membro da Banca: Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Lopes, Eliete Borges
Resumo : Essa pesquisa tem como objetivo principal identificar os desdobramentos socioculturais e educativos que o graffiti traz consigo, refletindo sobre a relação do grafiteiro com a sociedade e sobre a possibilidade de trabalhar essa arte como experiência educativa e emancipatória dentro do meio escolar. Para isso buscamos analisar as práticas de grafites inseridas nos concretos da cidade, através de abordagens históricas, sociais e educativas. Além disso, contamos com um rico material de entrevistas com quatro grafiteiros cuiabanos e quatro estudantes que vivenciaram a arte graffiti dentro da escola como atividade pedagógica. Dado a isso, adotamos como metodologia a Pesquisa-ação, uma vez que a pesquisadora em questão está inserida no contexto como artista de rua e como educadora, investigando de modo coletivo sobre as grafitagens urbanas e experiências educativas trabalhadas dentro da escola. Para mais, utilizamos Michel Foucault e Michel de Certeau como aporte teórico, para desenvolver uma reflexão filosófica das relações cotidianas e os discursos estéticos produzidos pelos grafiteiros, nos quais analisamos as representações sígneas dos enunciados materiais e não-verbais dos graffitis nos muros da cidade. E, por último, utilizamos Paulo Freire em diálogo com Marilena Chauí, Maria da Glória Gohn e Renato Ortiz, para investigar em quais perspectivas o graffiti possa ser entendido como um referencial pedagógico no meio escolar e em qual medida ele pode estar inserido no pensamento de uma educação popular dialógica. Em relação às contribuições da pesquisa, é possível verificar que o graffiti possui uma natureza pedagógico-filosófica na qual se conecta com a dimensão popular de comunicação e foge da massificação de conteúdos pedagógicos e dos discursos dominantes vinculados à mídia. Por fim, também pudemos constatar o seu caráter de resistência, emancipação e dialogicidade num contexto de cultura de rua.
Resumo em lingua estrangeira: This research has as main objective to identify the sociocultural and educational developments that graffiti brings with it, reflecting on the relationship between the graffiti artist and society and on the possibility of working this art as an educational and emancipatory experience within the school environment. For this, we seek to analyze the practices of graffiti inserted in concrete of the city, through historical, social and educational approaches. In addition, we have a rich material of interviews with four Cuiabanos graffiti artists and four students who experienced graffiti art inside the school as a pedagogical activity. Given this, we adopted Action Research as a methodology, since the researcher in question is inserted in the context as a street artist and educator, collectively investigating urban graffiti and educational experiences worked within the school. Moreover, we use Michel Foucault and Michel de Certeau as a theoretical contribution to develop a philosophical reflection of the daily relations and the aesthetic discourses produced by graffiti artists, in which we analyze the syndical representations of the material and nonverbal statements of the graffiti on the walls of the city. And finally, we use Paulo Freire in dialogue with Marilena Chauí, Maria da Glória Gohn and Renato Ortiz, to investigate in which perspectives graffiti can be understood as a pedagogical reference in the school environment and to what extent it can be inserted in the thinking of A dialogical popular education. Regarding the research contributions, it is possible to verify that graffiti has a pedagogical-philosophical nature in which it connects with the popular dimension of communication and escapes from the massification of pedagogical contents and the dominant discourses linked to the media. Finally, we could also verify its character of resistance, emancipation and dialogue in a context of street culture.
Palavra-chave: Arte
Graffiti
Filosofia
Educação
Emancipação
Discurso
Cotidiano
Comunicação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Art
Graffiti
Philosophy
Education
Emancipation
Speech
Everyday
Communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CHICO, Alana Cristina Teixeira. Graffiti: arte de rua e espaço escolar. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1908
Data defesa documento: 29-Sep-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Alana Cristina Teixeira Chico.pdf3.65 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.