Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1915
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNaman, Diana Claudia-
dc.date.accessioned2020-03-04T12:45:38Z-
dc.date.available2017-08-17-
dc.date.available2020-03-04T12:45:38Z-
dc.date.issued2017-04-10-
dc.identifier.citationNAMAN, Diana Claudia. Apropriações e representações do processo avaliativo no ciclo de formação humana por parte de professores de matemática de uma escola estadual de Mato Grosso. 2017. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1915-
dc.description.abstractHaving as main theme the Brazilian public school, and in particular the schooling cycles in the state of Mato Grosso, this research analyzes some elements of appropriation and representation of legal texts and their repercussions on the daily life in the school, as well as the differences of assessment practices arised by the changing of the school model. Besides these, this research also deals with related topics, such as automatic promotion, class formation, and the research about these matters at the initial and continued formations. The main theoretical references are Chartier (2002), for the concepts of appropriation and representation; Certeau (2012), for cultural practices; Mainardes (2007), for the development of schooling cycles in Brazil; and Freitas (2002a, 2002b), Luckesi (1997), Hoffmann (2001) and Zabala (1998), for discussions about school assessment. This is an interpretative qualitative research with the participation of three mathematics teachers who work at the researched school. Its main objective is to understand how the organization of the school in schooling cycles changed the assessment culture, especially about mathematics teaching in a State School in Cuiabá-MT. Data collection procedures involved half-structured questionnaires, interviews and documentary analysis. From the results, we highlight the teachers' dissatisfaction with the work logic in the cycles model, given the way it was implemented; insufficient investments in both structure and training; and also lack of awareness of students and their families about the dynamics of the school based on cycles of human education and its long-term implications. The objectives of the assessment process in cycles still need to be more appropriated by the majority of teachers and students, so that the assessment becomes effectively based on the model proposed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2020-03-03T15:30:50Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Diana Claudia Naman.pdf: 2236857 bytes, checksum: 786862a3efc1919a1c8c7bc0ee43faa5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-04T12:45:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Diana Claudia Naman.pdf: 2236857 bytes, checksum: 786862a3efc1919a1c8c7bc0ee43faa5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T12:45:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Diana Claudia Naman.pdf: 2236857 bytes, checksum: 786862a3efc1919a1c8c7bc0ee43faa5 (MD5) Previous issue date: 2017-04-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleApropriações e representações do processo avaliativo no ciclo de formação humana por parte de professores de matemática de uma escola estadual de Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiclo de formação humanapt_BR
dc.subject.keywordApropriação e representaçãopt_BR
dc.subject.keywordProcesso avaliativopt_BR
dc.contributor.advisor1Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
dc.contributor.referee1Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Adelmo Carvalho da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9761986149148049pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4874135047810499pt_BR
dc.description.resumoTendo como tema principal a escola pública brasileira e, em especial, a escolarização em ciclos no estado de Mato Grosso, esta pesquisa analisa alguns dos elementos de apropriação e representação dos textos legais e seus reflexos no cotidiano escolar, bem como as diferenças das práticas avaliativas decorrentes da mudança do modelo escolar. Além destes, a pesquisa abrange ainda outros temas correlatos, tais como promoção automática, enturmação e os estudos sobre o assunto nas formações iniciais e continuadas. Os principais fundamentadores teóricos são Chartier (2002), para os conceitos de apropriação e representação; Certeau (2012), para as práticas culturais; Mainardes (2007), para o desenvolvimento da escolaridade em ciclos no Brasil; e Freitas (2002a, 2002b), Luckesi (1997), Hoffmann (2001) e Zabala (1998), nas discussões sobre avaliação escolar. Esta é uma pesquisa qualitativa de base interpretativa, da qual participaram três professores de matemática lotados na escola lócus da pesquisa. Seu objetivo geral é compreender como a organização da escola em Ciclos de Formação Humana modificou a cultura escolar da avaliação, em especial no ensino de matemática em uma escola estadual em Cuiabá-MT. Os procedimentos de coleta de dados envolveram questionários semiestruturados, entrevistas e análise documental. Dos resultados obtidos, ressaltamos a insatisfação dos professores com a lógica de trabalho no modelo de ciclos, dada a forma como foi implementado; investimentos insuficientes tanto em estrutura quanto em formação; e ainda, falta de conscientização dos alunos e seus familiares a respeito da dinâmica da escola ciclo de formação humana e suas implicações em longo prazo. Os objetivos do processo avaliativo nos ciclos ainda carecem de maior apropriação pela maioria dos professores e alunos, de modo que a avaliação torne-se efetivamente ancorada no modelo a que se propõe.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Education cyclespt_BR
dc.subject.keyword2Appropriation and representationpt_BR
dc.subject.keyword2Assessmentprocesspt_BR
dc.contributor.referee3Paula, Jacqueline Borges de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5893656990263610pt_BR
dc.contributor.referee4Lopes, Frederico José Andries-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5333551255037421pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Diana Claudia Naman.pdf2.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.