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http://ri.ufmt.br/handle/1/1915
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Apropriações e representações do processo avaliativo no ciclo de formação humana por parte de professores de matemática de uma escola estadual de Mato Grosso |
Autor(es): | Naman, Diana Claudia |
Orientador(a): | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Silva, Adelmo Carvalho da |
Membro da Banca: | Paula, Jacqueline Borges de |
Membro da Banca: | Lopes, Frederico José Andries |
Resumo : | Tendo como tema principal a escola pública brasileira e, em especial, a escolarização em ciclos no estado de Mato Grosso, esta pesquisa analisa alguns dos elementos de apropriação e representação dos textos legais e seus reflexos no cotidiano escolar, bem como as diferenças das práticas avaliativas decorrentes da mudança do modelo escolar. Além destes, a pesquisa abrange ainda outros temas correlatos, tais como promoção automática, enturmação e os estudos sobre o assunto nas formações iniciais e continuadas. Os principais fundamentadores teóricos são Chartier (2002), para os conceitos de apropriação e representação; Certeau (2012), para as práticas culturais; Mainardes (2007), para o desenvolvimento da escolaridade em ciclos no Brasil; e Freitas (2002a, 2002b), Luckesi (1997), Hoffmann (2001) e Zabala (1998), nas discussões sobre avaliação escolar. Esta é uma pesquisa qualitativa de base interpretativa, da qual participaram três professores de matemática lotados na escola lócus da pesquisa. Seu objetivo geral é compreender como a organização da escola em Ciclos de Formação Humana modificou a cultura escolar da avaliação, em especial no ensino de matemática em uma escola estadual em Cuiabá-MT. Os procedimentos de coleta de dados envolveram questionários semiestruturados, entrevistas e análise documental. Dos resultados obtidos, ressaltamos a insatisfação dos professores com a lógica de trabalho no modelo de ciclos, dada a forma como foi implementado; investimentos insuficientes tanto em estrutura quanto em formação; e ainda, falta de conscientização dos alunos e seus familiares a respeito da dinâmica da escola ciclo de formação humana e suas implicações em longo prazo. Os objetivos do processo avaliativo nos ciclos ainda carecem de maior apropriação pela maioria dos professores e alunos, de modo que a avaliação torne-se efetivamente ancorada no modelo a que se propõe. |
Resumo em lingua estrangeira: | Having as main theme the Brazilian public school, and in particular the schooling cycles in the state of Mato Grosso, this research analyzes some elements of appropriation and representation of legal texts and their repercussions on the daily life in the school, as well as the differences of assessment practices arised by the changing of the school model. Besides these, this research also deals with related topics, such as automatic promotion, class formation, and the research about these matters at the initial and continued formations. The main theoretical references are Chartier (2002), for the concepts of appropriation and representation; Certeau (2012), for cultural practices; Mainardes (2007), for the development of schooling cycles in Brazil; and Freitas (2002a, 2002b), Luckesi (1997), Hoffmann (2001) and Zabala (1998), for discussions about school assessment. This is an interpretative qualitative research with the participation of three mathematics teachers who work at the researched school. Its main objective is to understand how the organization of the school in schooling cycles changed the assessment culture, especially about mathematics teaching in a State School in Cuiabá-MT. Data collection procedures involved half-structured questionnaires, interviews and documentary analysis. From the results, we highlight the teachers' dissatisfaction with the work logic in the cycles model, given the way it was implemented; insufficient investments in both structure and training; and also lack of awareness of students and their families about the dynamics of the school based on cycles of human education and its long-term implications. The objectives of the assessment process in cycles still need to be more appropriated by the majority of teachers and students, so that the assessment becomes effectively based on the model proposed. |
Palavra-chave: | Ciclo de formação humana Apropriação e representação Processo avaliativo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education cycles Appropriation and representation Assessmentprocess |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | NAMAN, Diana Claudia. Apropriações e representações do processo avaliativo no ciclo de formação humana por parte de professores de matemática de uma escola estadual de Mato Grosso. 2017. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1915 |
Data defesa documento: | 10-Abr-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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