Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Juana da Costa-
dc.date.accessioned2020-03-05T11:39:16Z-
dc.date.available2017-11-17-
dc.date.available2020-03-05T11:39:16Z-
dc.date.issued2017-10-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Juana da Costa. A coordenação pedagógica e os desafios das práticas educativas nas escolas públicas do município de Santo Antônio do Leste – MT. 2017. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1922-
dc.description.abstractThis research was developed within the Master Degree Program in Education from the Federal University of Mato Grosso’s Social and Human Sciences’ Institute. The central question of this investigation is: What are the challenges of a pedagogical coordinator to mediate pedagogical practices in public schools of Santo Antônio do Leste in Mato Grosso? This research aims to investigate the pedagogical coordination’s acts in school contexts reflecting about the challenges faced by the pedagogical coordinator to mediate pedagogical practices. Besides, it also reflects about the role, the function and the pedagogical practices of a coordinator in a school context. This investigation was developed with three coordinators who work at two public schools in Santo Antônio do Leste, a small town from the northeast of Mato Grosso. Its methodology is based on a dialectic perspective of the qualitative approach sustained by theorists such as Freire (1978; 1999), Gadotti (1998; 2010), Preti (2001), Bogdan e Biklen (1994), Paro (2008), Triviños (1992), André e Veiga (2010), Magalhães (2014), Carvalho (2005; 2008), Libâneo (2003), Ferreira (2007), Franco (2008), Contreras (2002), Lima (2001; 2008), Vieira (1995), Saviani (2003), Veiga (1995; 2003), Domingues (2014), Gomes (2017) and others. Such theorists help us to understand the dialectic movement inside and outside school context within the (re) construction process of a pedagogical practice toward an emancipatory and human education. During the inquiry, the reflections and analysis showed a strait relationship among knowledge, interpersonal relationship and the pedagogical practices of the research’s participants which characterizes a separation from the educational project. Thus, the investigation showed the need to rethink the regulations and actions which rules the interviewed coordinators’ work and their pedagogical practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2020-03-04T14:19:49Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Juana da Costa Oliveira.pdf: 1300850 bytes, checksum: 6fe5ab12a4ea8b3124dc48672f0e930d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-05T11:39:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Juana da Costa Oliveira.pdf: 1300850 bytes, checksum: 6fe5ab12a4ea8b3124dc48672f0e930d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-05T11:39:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Juana da Costa Oliveira.pdf: 1300850 bytes, checksum: 6fe5ab12a4ea8b3124dc48672f0e930d (MD5) Previous issue date: 2017-10-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA coordenação pedagógica e os desafios das práticas educativas nas escolas públicas do município de Santo Antônio do Leste – MTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordOrganização do trabalho escolarpt_BR
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordMediaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrática educativapt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Ademar de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6926944750460343pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Ademar de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6926944750460343pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583175347126296pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0647705300825753pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é resultado de uma pesquisa de Mestrado ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Rondonópolis (CUR). Traz como problemática central da pesquisa: Quais os desafios enfrentados pela coordenação pedagógica no contexto escolar na mediação das práticas educativas do Município de Santo Antônio do Leste – MT? Tem como objetivo geral investigar a atuação da coordenação pedagógica no contexto escolar, buscando compreender os desafios que o coordenador encontra para mediar as práticas educativas, bem como compreender seu papel, atuação e as práticas pedagógicas no contexto escolar. A referida pesquisa foi desenvolvida com 03 (três) coordenadoras, que atuam em 03 (três) escolas públicas, no município de Santo Antônio do Leste, localizado no nordeste do Estado de Mato Grosso. As concepções teórico-metodológicas que alicerçam as reflexões e análises de dados estão embasadas na abordagem qualitativa, numa perspectiva dialética. Assim, os caminhos da pesquisa foram trilhados neste emaranhado de conhecimentos, que me possibilitaram a compreensão do mediar e fazer pedagógico no contexto, por meio dos seguintes aportes teóricos: Freire (1978; 1999), Gadotti (1998; 2010), Preti (2001), Bogdan e Biklen (1994), Paro (2008), Triviños (1992), André e Veiga (2010), Magalhães (2014), Carvalho (2005; 2008), Libâneo (2003), Ferreira (2007), Franco (2008), Contreras (2002), Lima (2001; 2008), Vieira (1995), Saviani (2003), Veiga (1995; 2003), Domingues (2014), Gomes (2017), dentre outros, possibilitam entender a movimentação dialética dentro e fora do contexto escolar, num processo de (re) construção da prática pedagógica, para a formação de uma educação emancipatória e humana. Durante o processo de investigação sobre o papel, atuação e práticas pedagógicas e os desafios encontrados pelas coordenadoras para mediar as práticas educativas no contexto, as reflexões e análises evidenciaram uma estreita relação entre conhecimento, relações interpessoais e práticas pedagógicas das coordenadoras entrevistadas, caracterizando um distanciamento do projeto educativo de mediação. Nesse sentido, foi possível perceber a necessidade de repensar as normativas e ações que regem o trabalho das coordenadoras entrevistadas, bem como suas práticas pedagógicas educativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2School managementpt_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical departmentpt_BR
dc.subject.keyword2Mediationpt_BR
dc.subject.keyword2Educational practicept_BR
dc.contributor.referee3Domingues, Isa Mara Colombo Scarlati-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2642625278261119pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Juana da Costa Oliveira.pdf1.27 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.