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Tipo documento: Dissertação
Título: A coordenação pedagógica e os desafios das práticas educativas nas escolas públicas do município de Santo Antônio do Leste – MT
Autor(es): Oliveira, Juana da Costa
Orientador(a): Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da
Membro da Banca: Domingues, Isa Mara Colombo Scarlati
Resumo : A presente dissertação é resultado de uma pesquisa de Mestrado ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Rondonópolis (CUR). Traz como problemática central da pesquisa: Quais os desafios enfrentados pela coordenação pedagógica no contexto escolar na mediação das práticas educativas do Município de Santo Antônio do Leste – MT? Tem como objetivo geral investigar a atuação da coordenação pedagógica no contexto escolar, buscando compreender os desafios que o coordenador encontra para mediar as práticas educativas, bem como compreender seu papel, atuação e as práticas pedagógicas no contexto escolar. A referida pesquisa foi desenvolvida com 03 (três) coordenadoras, que atuam em 03 (três) escolas públicas, no município de Santo Antônio do Leste, localizado no nordeste do Estado de Mato Grosso. As concepções teórico-metodológicas que alicerçam as reflexões e análises de dados estão embasadas na abordagem qualitativa, numa perspectiva dialética. Assim, os caminhos da pesquisa foram trilhados neste emaranhado de conhecimentos, que me possibilitaram a compreensão do mediar e fazer pedagógico no contexto, por meio dos seguintes aportes teóricos: Freire (1978; 1999), Gadotti (1998; 2010), Preti (2001), Bogdan e Biklen (1994), Paro (2008), Triviños (1992), André e Veiga (2010), Magalhães (2014), Carvalho (2005; 2008), Libâneo (2003), Ferreira (2007), Franco (2008), Contreras (2002), Lima (2001; 2008), Vieira (1995), Saviani (2003), Veiga (1995; 2003), Domingues (2014), Gomes (2017), dentre outros, possibilitam entender a movimentação dialética dentro e fora do contexto escolar, num processo de (re) construção da prática pedagógica, para a formação de uma educação emancipatória e humana. Durante o processo de investigação sobre o papel, atuação e práticas pedagógicas e os desafios encontrados pelas coordenadoras para mediar as práticas educativas no contexto, as reflexões e análises evidenciaram uma estreita relação entre conhecimento, relações interpessoais e práticas pedagógicas das coordenadoras entrevistadas, caracterizando um distanciamento do projeto educativo de mediação. Nesse sentido, foi possível perceber a necessidade de repensar as normativas e ações que regem o trabalho das coordenadoras entrevistadas, bem como suas práticas pedagógicas educativas.
Resumo em lingua estrangeira: This research was developed within the Master Degree Program in Education from the Federal University of Mato Grosso’s Social and Human Sciences’ Institute. The central question of this investigation is: What are the challenges of a pedagogical coordinator to mediate pedagogical practices in public schools of Santo Antônio do Leste in Mato Grosso? This research aims to investigate the pedagogical coordination’s acts in school contexts reflecting about the challenges faced by the pedagogical coordinator to mediate pedagogical practices. Besides, it also reflects about the role, the function and the pedagogical practices of a coordinator in a school context. This investigation was developed with three coordinators who work at two public schools in Santo Antônio do Leste, a small town from the northeast of Mato Grosso. Its methodology is based on a dialectic perspective of the qualitative approach sustained by theorists such as Freire (1978; 1999), Gadotti (1998; 2010), Preti (2001), Bogdan e Biklen (1994), Paro (2008), Triviños (1992), André e Veiga (2010), Magalhães (2014), Carvalho (2005; 2008), Libâneo (2003), Ferreira (2007), Franco (2008), Contreras (2002), Lima (2001; 2008), Vieira (1995), Saviani (2003), Veiga (1995; 2003), Domingues (2014), Gomes (2017) and others. Such theorists help us to understand the dialectic movement inside and outside school context within the (re) construction process of a pedagogical practice toward an emancipatory and human education. During the inquiry, the reflections and analysis showed a strait relationship among knowledge, interpersonal relationship and the pedagogical practices of the research’s participants which characterizes a separation from the educational project. Thus, the investigation showed the need to rethink the regulations and actions which rules the interviewed coordinators’ work and their pedagogical practices.
Palavra-chave: Organização do trabalho escolar
Coordenação pedagógica
Mediação
Prática educativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: School management
Pedagogical department
Mediation
Educational practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: OLIVEIRA, Juana da Costa. A coordenação pedagógica e os desafios das práticas educativas nas escolas públicas do município de Santo Antônio do Leste – MT. 2017. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1922
Data defesa documento: 9-Oct-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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