Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1941
Tipo documento: | Tese |
Título: | Identidade e consciência histórica : um estudo com professores de História que atuam na Educação de Jovens e Adultos – Paraná |
Autor(es): | Bonete, Wilian Junior |
Orientador(a): | Abud, Kátia Maria |
Membro da Banca: | Abud, Kátia Maria |
Membro da Banca: | Anzai, Leny Caselli |
Membro da Banca: | Ribeiro, Renilson Rosa |
Membro da Banca: | Ramos, Márcia Elisa Teté |
Membro da Banca: | Cerri, Luis Fernando |
Resumo : | A presente pesquisa tem por objetivo central analisar o processo de formação da identidade e da consciência histórica de um grupo de 5 (cinco) professores de História que atua especificamente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede pública de educação, em diferentes cidades do Estado do Paraná. Em outros termos, buscamos perceber a maneira como os professores atribuem sentido às suas trajetórias e vivências acadêmicas e no magistério, suas experiências com o ensino de História, às suas concepções acerca da História e sua função social, bem como às relações que estabelecem com a cultura histórica da sociedade. Para tanto, utilizamos uma abordagem pautada na Teoria da História, aliada aos pressupostos advindos do Ensino de História e Didática da História. Os principais conceitos utilizados foram os de identidade, cultura histórica e consciência histórica propostos pelos teóricos Jörn Rüsen, Klaus Bergman e Claude Dubar, e cultura escolar delineado por André Chervel e Dominique Julia. Trabalhamos o conceito de Didática da História articulado ao ensino de História a partir das discussões de autores como Nicole Tutiaux-Guillon, Sylvie Lalagüe-Dulac, Kátia Abud e Bodo Von Borries. No que tange ao aspecto empírico, elaboramos um Instrumento de Coleta de Informações com diversas questões sobre dados gerais e formação e, também, um roteiro semiestruturado para realização de entrevistas orais. Para a categorização das narrativas, fizemos uso da técnica de análise textual denominada Análise de Conteúdo proposta por Lawrence Bardin. O resultado geral apontou que a identidade e consciência histórica dos professores é uma construção diária que emerge do entrelaçamento dos diferentes espaços de formação e atuação, tal como das relações estabelecidas com o conhecimento histórico produzido na sociedade. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work analyzes the process of constructing the identity and historical awareness of a group of 5 (five) History teachers who work in the Education of Young and Adults (EYA) in the public education network of the State of Paraná. We seek to understand how teachers attribute meaning to their academic trajectories and experiences, their entrance into teaching, their experiences in teaching history and the relationships they establish with the historical culture of society. We use an approach based on the Theory of History, allied to the presuppositions derived from History Teaching and Didactic of History. The main concepts used were those of identity, historical culture and historical consciousness proposed by Jörn Rüsen, Klaus Bergman and Claude Dubar, and school culture outlined by André Chervel and Dominique Julia. We worked on the concept of Didactics of History articulated to the teaching of History from the discussions of authors such as Nicole Tutiaux-Guillon, Sylvie Lalagüe-Dulac, Kátia Abud and Bodo Von Borries. On the empirical side, we developed an Information Collection Instrument with several questions about general data and formation and also a semi-structured script for oral interviews. For the categorization of the narratives, we made use of the textual analysis technique called Content Analysis proposed by Lawrence Bardin. The general result pointed out that the identity and historical consciousness of teachers is a daily construction that emerges from the intertwining of the different spaces of formation and performance, as well as the relations established with the historical knowledge produced in society. |
Palavra-chave: | Ensino de história Identidade EJA Consciência histórica Cultura histórica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History teaching Identity YEA Historical consciousness Historical culture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | BONETE, Wilian Junior. Identidade e consciência histórica: um estudo com professores de História que atuam na Educação de Jovens e Adultos – Paraná. 2019. 289 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1941 |
Data defesa documento: | 18-Abr-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - PPGHis - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2019_Wilian Junior Bonete.pdf | 2.93 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.