Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1942
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O lúdico no processo de ensino e aprendizagem : concepções e práticas pedagógicas de professores dos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Janaina Monteiro da |
Orientador(a): | Rodrigues, Eglen Sílvia Pipi |
Membro da Banca: | Rodrigues, Eglen Silvia Pipi |
Membro da Banca: | Garske, Lindalva Maria Novaes |
Membro da Banca: | Tomazzetti, Cleonice Maria |
Resumo : | Trata-se a presente dissertação de um trabalho investigativo que, numa abordagem qualitativa, buscou responder a seguinte questão: “Quais as concepções e práticas pedagógicas que os professores dos anos iniciais têm acerca do lúdico no processo de ensino e aprendizagem? ” Diante disso, a pesquisa apresenta como objetivo principal: Investigar concepções e práticas pedagógicas de professores acerca do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Fizeram parte da investigação quatro professores que atuam na 1ª Fase do I ciclo e 1ª Fase do II ciclo de Formação Humana. O método utilizado foi na perspectiva comunicativa, baseado no conceito da ação comunicativa do filósofo e sociólogo alemão Jünger Habermas e na ação dialógica do educador brasileiro Paulo Freire. Nesta pesquisa foi utilizada a Metodologia de Investigação Comunicativa. A produção das informações foi realizada conforme as técnicas e procedimentos da metodologia adotada. As técnicas utilizadas foram as observações comunicativas e as entrevistas comunicativas em profundidade, que permitiram uma proximidade da realidade do objeto investigado, identificando dessa forma, as concepções e práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de uma escola pública municipal da cidade de Rondonópolis, em Mato Grosso. As informações coletadas foram analisadas a partir das dimensões dos elementos transformadores e exclusores, próprios da Metodologia de Investigação Comunicativa. Este trabalho desvela que os professores reconhecem a importância do lúdico no processo de aprendizagem de crianças, porém, sobre a prática pedagógica na perspectiva lúdica evidenciou-se a falta de formação continuada aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da escola pesquisada, fato este dialogado e explicitado criticamente por todos os professores participantes da pesquisa. A falta de formação continuada reflete na prática docente, e esta pesquisa propõe uma reflexão que implica (re) pensar a formação de professores na perspectiva lúdica. A pesquisa revelou, também como resultados, que falta subsídios teóricos acerca da compreensão do lúdico o que reflete na prática pedagógica. Nesse sentido, impossibilita uma aprendizagem mais eficaz, ou seja, uma aprendizagem que se aproxime ao máximo do resultado pretendido. A aprendizagem eficaz, na perspectiva lúdica, só é possível quando trabalhada de forma planejada, organizada e compromissada com os conteúdos de ensino e quando os objetivos são trabalhados com fins educativos. O trabalho pedagógico na perspectiva lúdica reflete positivamente na aprendizagem dos conteúdos de ensino quando pensada em fins educativos e com seriedade pelos professores. Desse modo, apresentamos, neste trabalho, importantes subsídios para a reflexão sobre as concepções, a prática pedagógica e a formação continuada de professores acerca do trabalho docente para uma educação lúdica. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present dissertation is an investigative work that, in a qualitative approach, sought to answer the following question: "What are the pedagogical conceptions and practices that the teachers of the initial years have about the playful in the process of teaching and learning? the research presents as main objective: To investigate pedagogical conceptions and pedagogical practices of teachers about the playful in the process of teaching and learning of children from the initial years of elementary school. Four professors who worked in the 1st Phase of the 1st cycle and 1st Phase of the Second cycle of Human Training were part of the research. The method used was in the communicative perspective, based on the concept of the communicative action of the German philosopher and sociologist Jünger Habermas and on the dialogical action of the Brazilian educator Paulo Freire. In this research was used Communicative Research Methodology. The production of the information was performed according to the techniques and procedures of the methodology adopted. The techniques used were the communicative observations and the in - depth communicative interviews, which allowed a proximity of the reality of the investigated object, thus identifying the pedagogical conceptions and practices of the teachers of the initial years of elementary school about the playful in the process of teaching and learning of a municipal public school in the city of Rondonópolis, in Mato Grosso. The information collected was analyzed from the dimensions of the transforming and excluding elements, typical of the Communicative Research Methodology. This work reveals that the teachers recognize the importance of the playful in the process of learning of children, however, on the pedagogical practice in the playful perspective it was evidenced the lack of continuous formation to the teachers of the initial years of the elementary school of the researched school, fact this dialogued and explicitly criticized by all teachers participating in the research. The lack of continuous training reflects in the teaching practice, and this research proposes a reflection that implies (re) thinking the formation of teachers in the perspective of play. The research revealed, also as results, that theoretical subsidies are lacking on the understanding of the playful, which reflects in the pedagogical practice. In this sense, it makes it impossible to learn more effectively, that is, a learning that comes closest to the desired result. Effective learning from a playful perspective is only possible when it is planned, organized and committed to teaching content and when the objectives are worked for educational purposes. The pedagogical work in the ludic perspective reflects positively in the learning of the contents of teaching when thought for educational purposes and with seriousness by the teachers. Thus, we present, in this work, important subsidies for the reflection on the conceptions, the pedagogical practice and the continuous formation of teachers about the teaching work for a playful education. |
Palavra-chave: | Lúdico Concepção Prática pedagógica Ensino e aprendizagem |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Playful Conception Pedagogical practice Teaching and learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | SILVA, Janaina Monteiro da. O lúdico no processo de ensino e aprendizagem: concepções e práticas pedagógicas de professores dos iniciais do ensino fundamental. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1942 |
Data defesa documento: | 29-Set-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2017_Janaina Monteiro da Silva (1).pdf | 2.19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.