Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1972
Tipo documento: Dissertação
Título: Cidade inovadora : uma criatura em movimento
Autor(es): García Cano, Daniela María
Orientador(a): Galindo, Dolores Cristina Gomes
Membro da Banca: Galindo, Dolores Cristina Gomes
Membro da Banca: Brandão, Ludmila de Lima
Membro da Banca: Zanella, Andrea Vieira
Resumo : A inovação, hóspede permanente do discurso de políticos, empresários e outros agentes sociais, é um campo de estudo promissor, na atualidade. No contexto de uma das cidades “mais inovadoras” do mundo, Medellín, a dissertação visa a apresentar uma caracterização da inovação como dispositivo adotado por cidades para encarar os desafios do mundo atual e ser competitivas, no mercado global, através do disciplinamento e do controle, em um processo que cria (1) subjetividades através de diferentes tecnologias, formas e estratégias de governo da população, e (2) a cidade inovadora. Assim, o objetivo vai além de mostrar as transformações do capitalismo e as biotecnologias, quer-se mostrar a potência da multiplicidade, as resistências e outros processos de subjetivação, ou singularização, numa cidade habitada por diversas temporalidades, velocidades, deslocamentos, em negociação constante entre diferentes níveis de poder e de desejo. Por isso, alias de seguir um corpo teórico encabeçado por autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Giorgio Agamben, Maurizio Lazzarato e Donna Haraway, foram cartografadas redes de criação em Medellín, coletivos que eventualmente rivalizam com as redes dominantes pela possibilidade de criar dispositivos de autovalorização, de agenciar modos próprios de viver no meio da captura e a serialização. Durante os anos de 2014 e 2015, seguimos uma metodologia sem centro, múltipla, movível, sem regras previamente estabelecidas, nem metas traçadas: o método cartográfico entrecruzado com as epistemologias feministas, fazendo uso de artifícios (técnicas), como a conversa (entrevista não estruturada) com membros dos coletivos, a participação (observação participante) nas atividades dos coletivos e a escrita (diário de campo). A política da investigação atravessa os conhecimentos locais, situados e corporificados, reconhecendo na própria pesquisa um dispositivo que recebe os pesquisadores e pesquisados, e que performa realidades, que conta uma história, que escreve uma narrativa. As análises permitem afirmar que a inovação, como dispositivo, subministra narrativas com discursos tecnológicos potentes, para fazer do mundo segundo seus interesses, o dispositivo objetiva-se nas práticas de capitalização do tempo e do espaço na cidade, e se subjetiva criando territórios existências para determinados modos de ser, sentir e agir. Em Medellín a inovação ainda não finaliza seu posicionamento, está em construção e torna-se mais sofisticada; mas a vida sempre luta contra aquilo que a sujeita.CAPES
Resumo em lingua estrangeira: La innovación, huésped permanente del discurso de políticos, empresarios y otros agentes sociales, es un campo de estudio promisor, en la actualidad. En el contexto de una de las ciudades “más innovadoras” del mundo, Medellín, esta disertación pretende presentar una caracterización de la innovación como dispositivo adoptado por ciudades para enfrentar los desafíos del mundo actual y ser competitivas en el mercado global, a través del disciplinamiento y del control, en un proceso que crea: (1) subjetividades a través de diferentes tecnologías, formas y estrategias de gobierno de la población, y (2) la ciudad innovadora. Así, el objetivo va más allá de mostrar las transformaciones del capitalismo y las biotecnologías, pretendemos mostrar la potencia de la multiplicidad, las resistencias y otros procesos de subjetivación, o singularización, en una ciudad habitada por diversas temporalidades, velocidades, desplazamientos, en negociación constante entre diferentes niveles de poder y de deseo. Por eso, además de seguir un cuerpo teórico encabezado por autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Giorgio Agamben, Maurizio Lazzarato e Donna Harawy, fueron cartografiadas redes de creación, colectivos que eventualmente rivalizan con las redes dominantes por la posibilidad de crear dispositivos de autovalorización, de agenciar modos propios de vivir en medio de la captura y la serialización. Durante los años 2014 y 2015, seguimos una metodología sin centro, múltiple, movible, sin reglas previamente establecidas, ni metas trazadas: el método cartográfico entrecruzado con las epistemologías feministas, haciendo uso de artificios (técnicas), como la charla (entrevista no estructurada) con miembros de los colectivos, la participación (observación participante) en las actividades de los colectivos y la escritura (diario de campo). La política de la investigación atraviesa los conocimientos locales, situados y corporificados, reconociendo en la propia investigación un dispositivo que recibe a investigadores e investigados, y que performa realidades, que cuenta una historia, que escribe una narrativa. Los análisis permiten afirmar que la innovación, como dispositivo, subministra narrativas con discursos tecnológicos potentes, para hacer del mundo según sus intereses, el dispositivo se objetiva en las prácticas de capitalización del tiempo y del espacio en la ciudad, y se subjetiva creando territorios existenciales para determinados modos de ser, sentir y actuar. Em Medellín la innovación aún no termina de posicionarse, está en construcción y sofisticándose; pero la vida siempre lucha contra aquello que la sujeta.
Palavra-chave: Medellín (Colômbia)
Dispositivo
Inovação
Capitalismo
Subjetividade
Coletivos de criação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Medellín (Colombia)
Dispositivo
Innovación
Capitalismo
Subjetividad
Colectivos de creación
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: GARCÍA CANO, Daniela María. Cidade inovadora: uma criatura em movimento. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1972
Data defesa documento: 16-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Daniela María García Cano.pdf2.63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.