Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/199
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O ensino da escrita em inglês : uma perspectiva discursiva |
Autor(es): | Barbosa, Neuzamar Marques |
Orientador(a): | Pedroso, Sergio Flores |
Membro da Banca: | Pedroso, Sergio Flores |
Membro da Banca: | Assis-Peterson, Ana Antônia de |
Membro da Banca: | Almeida, Fabiola Aparecida Sartin Dutra Parreira |
Resumo : | Este estudo investiga o ensino da escrita em inglês, no contexto educacional público e tem como objetivo fundamentar o ensino da escrita, na perspectiva discursiva, baseada na Análise do Discurso francesa, e apresentar propostas para esse ensino, dados os efeitos diretos da escrita no aprimoramento da oralidade em língua inglesa. Busca-se promover uma discussão sobre a necessidade de imprimir uma mudança no modo como, tradicionalmente, tem sido trabalhada a escrita no ensino de inglês na escola pública. O presente trabalho recorre à metodologia da pesquisa qualitativa e foi desenvolvido numa perspectiva discursiva. O corpus foi constituído pelas respostas dos professores de inglês ao questionário e uma atividade de leitura do livro didático. A análise mostra que há uma consolidação de escrita na perspectiva tradicional, que a vê como instrumento de comunicação; as atividades de escrita nas aulas de inglês são também tradicionais e privilegiam os aspectos linguísticos no ensino e o reforço de estruturas e vocabulários e a leitura é entendida como processo de decodificação, para a qual o texto é a única fonte de sentido, cabendo ao leitor extraí-lo, por meio da decodificação linguística. Os resultados deste estudo sugerem uma mudança no modo como a escrita é trabalhada, privilegiando o lado discursivo do trabalho com a linguagem. Esta pesquisa contribui para o processo de ensino/aprendizagem e a formação inicial e continuada de professores de inglês. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study investigates the teaching of writing in English, in the context of public school and it aims to substantiate the teaching of writing in the discursive perspective, based on the Analysis of the French Discourse, and submit proposals for this teaching, given the direct effects of the writing in the improvement of orality in English language. The purpose is to promote a discussion about the need of impressing a change in the traditionally way that has been worked the teaching of English writing in public school. The present work resorts to a qualitative research methodology and was developed from one discursive perspective. The corpus was constituted by the answers of English teachers to the questionnaire and a reading activity of the didatic book. The analysis shows that there is a consolidation of the writing in the traditional perspective, which sees it as a communication tool; the writing activities in English classes are also traditional and privileges the linguistic aspects in teaching and the reinforcement of structures and vocabularies and reading is understood as a decoding process, where text is the only source of meaning, that it will be responsibility of the reader to extract it through the linguistic decoding. The results of this study suggest a change in the way of how the writing is worked, emphasizing the discursive side of the working with language. This research contributes to the teaching / learning process and the initial and continuing education of English teachers. |
Palavra-chave: | Ensino da escrita Inglês Perspectiva discursiva |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching of the writing English Discursive perspective |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | BARBOSA, Neuzamar Marques. O ensino da escrita em inglês: uma perspectiva discursiva. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/199 |
Data defesa documento: | 16-Abr-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2015_Neuzamar Marques Barbosa.pdf | 4.21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.