Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2050
Tipo documento: Dissertação
Título: A horta orgânica como ferramenta no ensino de Botânica
Autor(es): Bini, Emilly Guimarães
Orientador(a): Duarte, Temilze Gomes
Membro da Banca: Carniello, Maria Antonia
Membro da Banca: Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias
Membro da Banca: Duarte, Temilze Gomes
Resumo : Este trabalho tem como finalidade apresentar uma proposta de ensino de Botânica para o Ensino Médio, por meio de atividades realizadas com uma horta orgânica, buscando contextualizá-lo à realidade dos alunos. Tendo em vista que o conteúdo de Botânica é, de modo geral, pouco abordado em sala de aula pelos profissionais da educação básica, por não dominarem o assunto, e quando o fazem tratam-no de forma superficial, promovendo uma aprendizagem mecânica visando apenas à obtenção de notas durante a avaliação, esta pesquisa buscou abordar o tema sob a perspectiva da Teoria de Aprendizagem Significativa, com uma alternativa contextualizada e prática, através da elaboração de uma Sequência Didática. O intuito é oferecer os argumentos e referenciais para a construção e o aprofundamento dos conteúdos de morfologia, anatomia e fisiologia vegetal, por meio de plantas cultivadas em uma horta orgânica, além de proporcionar uma reflexão sobre alimentação saudável. O trabalho metodológico se caracteriza pela pesquisa qualitativa, com ênfase em pesquisa participante, por meio da aplicação de uma Sequência Didática em uma escola estadual da Cidade de Várzea Grande – MT. A análise de dados foi realizada qualitativamente em três momentos (levantamento do conhecimento prévio; atividades desenvolvidas na Sequência Didática; e, por último, mapas conceituais) e mostrou que os alunos, ao final, conseguiram expressar, através de mapa conceitual, os conteúdos que foram adquirindo significado em sua estrutura cognitiva. Assim, acredita-se que foi possível mostrar que a elaboração de atividades planejadas e contextualizadas, visando garantir melhor abordagem do conteúdo de Botânica, pode promover a construção de uma aprendizagem significativa.
Resumo em lingua estrangeira: This paper aims to present a teaching proposal of Botany for High School, through activities carried out with an organic garden, sourching to contextualize it to the reality of students. Given that the content of Botany is, in general, little addressed in the classroom by professionals of basic education, because they don´t master the subject, and when they do they treat it superficially, promoting mechanical learning aiming only at Obtaining grades during the evaluation, this research sought to approach the theme from the perspective of Meaningful Learning Theory, with a contextualized and practical alternative, through the elaboration of a Didactic Sequence. The intention is to offer the arguments and references for the construction and deepening of the contents of morphology, anatomy and plant physiology, through plants cultivated in an organic garden, besides providing a reflection on healthy eating. The methodological work is characterized by qualitative research, with emphasis on participatory research, through the application of a didact Sequence in a state school in the city of Várzea Grande – MT. Data analysis was performed qualitatively in three moments (survey of previous knowledge; activities developed in the Didactic Sequence; and, finally, concept maps) and showed that the students were able to express, through concept map, the contents that were acquiring meaning in their cognitive structure. Thus, it is believed that it was possible to show that the elaboration of planned and contextualized activities, aiming to ensure a better approach to the Botany content, can promote the construction of meaningful learning with sucessful.
Palavra-chave: Sequência didática
Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
Palavra-chave em lingua estrangeira: Didactic sequence
Meaningful learning
Conceitual map
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Referência: BINI, Emilly Guimarães. A horta orgânica como ferramenta no ensino de Botânica. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2050
Data defesa documento: 16-Jul-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Emilly Guimaraes Bini.pdf4.14 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.