Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2051
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Interações ecológicas : um guia de estudos participativo |
Autor(es): | Grandis, Erlan Cruz |
Orientador(a): | Mateus, Lucia Aparecida de Fátima |
Membro da Banca: | Nunes, Josué Ribeiro da Silva |
Membro da Banca: | Oliveira, Márcia Teixeira de |
Membro da Banca: | Mateus, Lucia Aparecida de Fátima |
Resumo : | Os principais objetivos deste estudo são: apresentar e discutir as interações ecológicas, de modo a possibilitar aos alunos perceberem a importância das relações estabelecidas entre os seres vivos e o ambiente, de forma equilibrada. Assim, para proporcionar um ensino de forma participativa, dialógica e problematizadora sobre as interações ecológicas foi elaborado o Produto Educacional intitulado “Interações Ecológicas: Um Guia de Estudos Participativo”, de modo a facilitar o trabalho do educador, ao contribuir para que os alunos do ensino médio da educação básica percebam a importância dessas interações, identificadas não somente através dos livros didáticos, mas também em outros meios de informações e principalmente nas práticas do cotidiano, visto que, para que haja a conscientização é necessária à percepção de que tais relações estão presentes no meio em que se vive. As principais teorias de aprendizagem utilizadas na elaboração do guia foram a Cognitivista e a Construtivista, por serem estas as que mais se aproximam dos propósitos do estudo. A metodologia adotada foi à pesquisa bibliográfica, utilizada para a contextualização do tema e definição dos principais conceitos, e pesquisa exploratória, por meio de um formulário enviado a professores com formação em Licenciatura Plena em Biologia. O intuito com o referido formulário foi obter a análise e avaliação dos participantes sobre à viabilidade de utilização do guia de estudos nas aulas de biologia. Os resultados obtidos mostraram que o Produto Educacional teve boa aceitação entre os participantes, pois, a maioria dos colaboradores o avaliaram positivamente e afirmaram que utilizariam em suas aulas, afirmando que ele apresenta didática e metodologia adequada e fácil compreensão. Por fim, consideradas as respostas dos colaboradores e os comentários sobre as atividades constantes do guia de estudos, bem como as sugestões de algumas bibliografias para trabalhar o tema no ensino médio, conclui-se que os objetivos do Produto Educacional apresentado foram alcançados. |
Resumo em lingua estrangeira: | The main objectives of this study are: to present and discuss the ecological interactions, to enable students to understand the importance of relationships established between living beings and the environment, in a balanced way. Thus, to provide a participatory, dialogic and problematizing teaching on ecological interactions, the Educational Product entitled “Ecological Interactions: A Guide to Participatory Studies”, was elaborated in order to facilitate the educator's work by contributing to the students' secondary education of basic education perceive the importance of these interactions, identified not only through the textbooks but also in other media of information and mainly in the daily practices, since for the awareness to be necessary the perception that such relations are present in the environment in which one lives. The main theories of learning used in the preparation of the guide were the Cognitivist and the Constructivist, because these are the ones that are closest to the purposes of the study. The methodology adopted was the bibliographical research, used for the contextualization of the theme and definition of the main concepts, and exploratory research, through a form sent to professors with a degree in Biology. The purpose of this form was to obtain the analysis and evaluation of the participants on the feasibility of using the study guide in biology classes. The results obtained showed that the Educational Product had good acceptance among the participants, since most of the collaborators evaluated it positively and stated that they would use it in their classes, stating that it presents didactics and adequate methodology and easy comprehension. Finally, considering the answers of the collaborators and the comments on the activities included in the study guide, as well as the suggestions of some bibliographies to work on the topic in high school, it is concluded that the objectives of the Educational Product presented were achieved. |
Palavra-chave: | Interações ecológicas Ensino de Biologia Ecologia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Ecological interactions Teaching of Biology Ecology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Biociências (IB) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Referência: | GRANDIS, Erlan Cruz. Interações ecológicas: um guia de estudos participativo. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2051 |
Data defesa documento: | 19-Jul-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2019_Erlan Cruz Grandis.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.