Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSella, Adilson Antonio-
dc.date.accessioned2020-10-07T13:33:16Z-
dc.date.available2016-07-22-
dc.date.available2020-10-07T13:33:16Z-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.identifier.citationSELLA, Adilson Antonio. Modelagem matemática na educação básica. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2116-
dc.description.abstractThis paper presents a tool that has been employed for the process of teaching mathematics learning in basic education. A historical overview is presented of mathe- matical modeling in Brazil and its connection with the Ethnomathematics, highlighting the use of mathematical modeling in mathematics teaching in the classroom, pointing steps for the use of modeling, following the ideas of Hein e Biembengut (2003); Bassanezi (2002); Barbosa (2001a). Besides the application of this tool in math classes with students of the State School 13 de Maio, at Tangar ́a da Serra/MT, whose results were reported at the end of this work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2020-10-06T22:36:15Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Adilson Antonio Sella.pdf: 904765 bytes, checksum: a0c7bfcf6e5a8fd909acab59664cb604 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-10-07T13:33:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Adilson Antonio Sella.pdf: 904765 bytes, checksum: a0c7bfcf6e5a8fd909acab59664cb604 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-07T13:33:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Adilson Antonio Sella.pdf: 904765 bytes, checksum: a0c7bfcf6e5a8fd909acab59664cb604 (MD5) Previous issue date: 2016-06-03en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelagem matemática na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordModelagem matemáticapt_BR
dc.subject.keywordEtnomatemáticapt_BR
dc.subject.keywordContextualizaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Diniz, Geraldo Lucio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2259358703656931pt_BR
dc.contributor.referee1Diniz, Geraldo Lucio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2259358703656931pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Vinícius Machado Pereira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4543504070083751pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8732626294887011pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho ́e apresentada uma ferramenta que vem sendo empregada para o processo de ensino aprendizagem de Matem ́atica na Educa ̧c ̃ao B ́asica. O trabalho apresenta um panorama hist ́orico da modelagem matem ́atica no Brasil e a sua liga ̧c ̃ao com a Etnomatem ́atica, destacando a utiliza ̧c ̃ao da modelagem matem ́atica no ensino de Matem ́atica na sala de aula, apontando etapas para o uso da modelagem, seguindo as ideias de Hein e Biembengut (2003); Bassanezi (2002); Barbosa (2001a). Al ́em da aplica ̧c ̃ao desta ferramenta nas aulas de Matem ́atica com os alunos da Escola Estadual 13 de Maio, em Tangar ́a da Serra-MT, cujos resultados foram relatados no final deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Mathematical modellingpt_BR
dc.subject.keyword2Ethnomathematicspt_BR
dc.subject.keyword2Contextualizationpt_BR
dc.contributor.referee3Bassanezi, Rodney Carlos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6541957090000783pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Adilson Antonio Sella.pdf883.56 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.