Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2116
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sella, Adilson Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-07T13:33:16Z | - |
dc.date.available | 2016-07-22 | - |
dc.date.available | 2020-10-07T13:33:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-03 | - |
dc.identifier.citation | SELLA, Adilson Antonio. Modelagem matemática na educação básica. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/2116 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a tool that has been employed for the process of teaching mathematics learning in basic education. A historical overview is presented of mathe- matical modeling in Brazil and its connection with the Ethnomathematics, highlighting the use of mathematical modeling in mathematics teaching in the classroom, pointing steps for the use of modeling, following the ideas of Hein e Biembengut (2003); Bassanezi (2002); Barbosa (2001a). Besides the application of this tool in math classes with students of the State School 13 de Maio, at Tangar ́a da Serra/MT, whose results were reported at the end of this work. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2020-10-06T22:36:15Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Adilson Antonio Sella.pdf: 904765 bytes, checksum: a0c7bfcf6e5a8fd909acab59664cb604 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-10-07T13:33:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Adilson Antonio Sella.pdf: 904765 bytes, checksum: a0c7bfcf6e5a8fd909acab59664cb604 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-10-07T13:33:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Adilson Antonio Sella.pdf: 904765 bytes, checksum: a0c7bfcf6e5a8fd909acab59664cb604 (MD5) Previous issue date: 2016-06-03 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modelagem matemática na educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contextualização | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Diniz, Geraldo Lucio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2259358703656931 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Diniz, Geraldo Lucio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2259358703656931 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Vinícius Machado Pereira dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4543504070083751 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8732626294887011 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho ́e apresentada uma ferramenta que vem sendo empregada para o processo de ensino aprendizagem de Matem ́atica na Educa ̧c ̃ao B ́asica. O trabalho apresenta um panorama hist ́orico da modelagem matem ́atica no Brasil e a sua liga ̧c ̃ao com a Etnomatem ́atica, destacando a utiliza ̧c ̃ao da modelagem matem ́atica no ensino de Matem ́atica na sala de aula, apontando etapas para o uso da modelagem, seguindo as ideias de Hein e Biembengut (2003); Bassanezi (2002); Barbosa (2001a). Al ́em da aplica ̧c ̃ao desta ferramenta nas aulas de Matem ́atica com os alunos da Escola Estadual 13 de Maio, em Tangar ́a da Serra-MT, cujos resultados foram relatados no final deste trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mathematical modelling | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Ethnomathematics | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Contextualization | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bassanezi, Rodney Carlos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6541957090000783 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2016_Adilson Antonio Sella.pdf | 883.56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.