Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2116
Tipo documento: Dissertação
Título: Modelagem matemática na educação básica
Autor(es): Sella, Adilson Antonio
Orientador(a): Diniz, Geraldo Lucio
Membro da Banca: Diniz, Geraldo Lucio
Membro da Banca: Santos, Vinícius Machado Pereira dos
Membro da Banca: Bassanezi, Rodney Carlos
Resumo : Neste trabalho ́e apresentada uma ferramenta que vem sendo empregada para o processo de ensino aprendizagem de Matem ́atica na Educa ̧c ̃ao B ́asica. O trabalho apresenta um panorama hist ́orico da modelagem matem ́atica no Brasil e a sua liga ̧c ̃ao com a Etnomatem ́atica, destacando a utiliza ̧c ̃ao da modelagem matem ́atica no ensino de Matem ́atica na sala de aula, apontando etapas para o uso da modelagem, seguindo as ideias de Hein e Biembengut (2003); Bassanezi (2002); Barbosa (2001a). Al ́em da aplica ̧c ̃ao desta ferramenta nas aulas de Matem ́atica com os alunos da Escola Estadual 13 de Maio, em Tangar ́a da Serra-MT, cujos resultados foram relatados no final deste trabalho.
Resumo em lingua estrangeira: This paper presents a tool that has been employed for the process of teaching mathematics learning in basic education. A historical overview is presented of mathe- matical modeling in Brazil and its connection with the Ethnomathematics, highlighting the use of mathematical modeling in mathematics teaching in the classroom, pointing steps for the use of modeling, following the ideas of Hein e Biembengut (2003); Bassanezi (2002); Barbosa (2001a). Besides the application of this tool in math classes with students of the State School 13 de Maio, at Tangar ́a da Serra/MT, whose results were reported at the end of this work.
Palavra-chave: Modelagem matemática
Etnomatemática
Contextualização
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematical modelling
Ethnomathematics
Contextualization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Referência: SELLA, Adilson Antonio. Modelagem matemática na educação básica. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2116
Data defesa documento: 3-Jun-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Adilson Antonio Sella.pdf883.56 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.