Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2118
Tipo documento: | Tese |
Título: | Fidelidade telúrica de Silva Freire : poética em fluxo decolonial |
Autor(es): | Spinelli, Larissa Silva Freire |
Orientador(a): | Leite, Mário Cezar Silva |
Coorientador: | Cunha, Celio da |
Membro da Banca: | Leite, Mário Cezar Silva |
Membro da Banca: | Leite, José Carlos |
Membro da Banca: | Brandão, Ludmila de Lima |
Membro da Banca: | Nenevé, Miguel |
Membro da Banca: | Fernandes, Frederico Augusto Garcia |
Resumo : | A obra literária do poeta mato-grossense Benedito Sant’Ana da Silva Freire é analisada nesta tese com base no contexto da crítica de literatura e cultura latino-americana e nos pressupostos da pós-colonialidade. Lê o poeta como um crítico da cultura, observando os efeitos de uma possível ferida colonial e da experiência da diferença colonial vivenciados em seu processo de constituição de si, visto que explora o vínculo firmado com o espaço-território-cidade-Cuiabá (enunciador da fala e lócus de enunciação) e a dinâmica entre vida e obra. Considera que o pensamento e a poética de Silva Freire encontram-se entre as contribuições de autores que rompem com a lógica da colonialidade abrindo outras vias-contra-pontos para problematizar poeticamente a condição colonializada cuiabano-latino-americana. Parte da hipótese de que, tanto pelo caminho da prosa quanto pelo da experimentação poética, a obra silvafreireana se constitui em uma cosmovisão que se configura em um sistema crítico-cultural na medida em que narra, em diálogo com uma proposta neobarroca, a realidade cuiabana e suscita questões para se pensar o Brasil e a América Latina a partir de Cuiabá e das fronteiras de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Por meio de uma poética da investigação, abordagem qualitativa e interdisciplinar, identifica indícios dos pressupostos da decolonialidade e de elementos neobarrocos conforme analisa sua crítica cultural ao processo de modernização vivenciado pela cidade de Cuiabá durante as décadas de 1970 a 1990. O desafio da ocupação do território pós-divisão do Estado de Mato Grosso e o processo de modernização de Cuiabá sob o avanço da fronteira capitalista repercutiu na obra literária de Silva Freire, levando-o a elaborar uma crítica da cultura que propõe uma espécie de pacto entre o tradicional e o moderno, um tipo de resposta aos padrões de colonialidade do poder cultural e social que se constitui como uma enunciação fraturada, um pensamento liminar. Linha dramática que permeia a relação entre o poeta, a cidade e o compromisso de escrever sobre ela. Resulta disso uma “fidelidade telúrica” como fator preponderante do vetor da sua criação poética compreendida como “defesa” do processo “civilizatório cuiabano” – “luta pela cuiabania” e “raízes da raça” enquanto uma possível estratégia decolonial, que se configura na sua contribuição para repensar os limites do sistema mundial/colonial/moderno por meio da invenção de um caminho de características neobarrocas, reivindicando uma posição cultural autônoma do país e da América Latina, ao libertar-se da imposição colonialista e contribuir com a descolonização cultural em sua literatura. |
Resumo em lingua estrangeira: | In this Doctoral dissertation we analyse the literary work of the poet Benedito Sant'Ana da Silva Freire, as poet from Mato Grosso, Brazil. We base our study on the context of Latin American literature and culture and the assumptions of postcoloniality /decoloniality. From this perspective, we read the poet as a critic of culture, observing the effects of a possible colonial wound and the experience of colonial difference, experienced in his process of self-constitution. His work reveals the bond established with Cuiabá´s space-territory-city (enunciator of speech and locus of enunciation) and the dynamics between life and work. We consider that the thought and poetics of Silva Freire are among the contributions of authors who break with the logic of coloniality, opening up other avenues which , poetically, problematize the colonized condition of Cuiaba and Latin America. Our argument is based on the hypothesis that, in the path of prose and poetic experimentation, Silva Freirean work is constituted in a worldview that is configured in a critical-cultural system insofar as it narrates, producing a dialogue with a neo-baroque proposal, the cuiabana reality and raises questions to think Brazil and Latin America from Cuiabá and the borders of Mato Grosso and Mato Grosso do Sul. Through a poetics of research, a qualitative and interdisciplinary approach, our study identifies indications of the presuppositions of decoloniality and neo-baroque elements, by analyzing Silva Freire´s cultural critique of the modernization process experienced by the city of Cuiabá from 1970 to 1990. We can also perceive in Silva Freire´s work the challenge of the occupation of the post-divided territory of the State of Mato Grosso and the process of modernization of Cuiabá under the advance of the capitalist frontier. In this sense, in his work the poet and writer elaborates a critique of culture that proposes a kind of pact between the traditional and the modern, a kind of response to the coloniality patterns of cultural and social power that is constituted as a fractured utterance, a liminal thought. There is a dramatic line that permeates the relationship among the poet, the city and the commitment to write in this context. We argue that this results in a "telluric fidelity" as a preponderant factor of the vector of its poetic creation understood as "defense" of the "cuiabano civilization" process - "struggle for cuiabania" and "roots of the race" as a possible decolonial strategy, contribution to rethinking the limits of the world / colonial / modern system through the invention of a path of neo-baroque characteristics, claiming an autonomous cultural position of the country and Latin America, liberating itself from colonialist imposition and contributing to cultural decolonization in its literature. |
Palavra-chave: | Vanguardas poéticas Decolonialiadade Neobarroco Cidades Silva Freire |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Poetic vanguards Decoloniality Neobarroco Cuiabá city Silva Freire |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | SPINELLI, Larissa Silva Freire. Fidelidade telúrica de Silva Freire: poética em fluxo decolonial. 2018. 249 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2118 |
Data defesa documento: | 16-Oct-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2018_Larissa Silva Freire Spinelli.pdf | 3.73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.