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dc.creatorMitsuyuki, Herbert Tadashi-
dc.date.accessioned2020-11-11T15:03:26Z-
dc.date.available2015-05-05-
dc.date.available2020-11-11T15:03:26Z-
dc.date.issued2015-03-06-
dc.identifier.citationMITSUYUKI, Herbert Tadashi. Avaliação do desempenho termolumínico em edificação educacional. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2144-
dc.description.abstractIn academic environments, the efficiency of the production process can be directly harmed by the thermal discomfort and bright and to ensure proper development must meet the minimum conditions of comfort required by users, in order to preserve the physical and psychological health as well as the consumption of electrical energy. The boundaries considered for thermal comfort zone, in the intervals of 25°C and 29°C, low humidity (below 60%),When high humidifies amplitude reduces the range of 25° C to 26° c. In this context, based on a case study, this paper presents the performance evaluation heat released in an educational building, located in the city of Varzea Grande/MT, aiming to provide an academic environment suitable for the development of pedagogical and administrative activities in the warm period rainy. In this study, demonstrates that the hourly average temperatures for the studied environments are in satisfactory situation of thermal comfort for users, and enlightenment values far below the recommended standard, yet, users accustomed to the environments typically do not realize the need for readjustment of the environments. The contribution of this work to the institution demonstrated that becomes necessary a revision and readjustment under the conditions of the studied environments in order to provide a suitable environment for the development of educational activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2020-10-13T14:46:40Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Herbert Tadashi Mitsuyuki.pdf: 3501996 bytes, checksum: 24b628dd8124c158266a6c62281ac087 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-11-11T15:03:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Herbert Tadashi Mitsuyuki.pdf: 3501996 bytes, checksum: 24b628dd8124c158266a6c62281ac087 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-11T15:03:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Herbert Tadashi Mitsuyuki.pdf: 3501996 bytes, checksum: 24b628dd8124c158266a6c62281ac087 (MD5) Previous issue date: 2015-03-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação do desempenho termolumínico em edificação educacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordConforto ambientalpt_BR
dc.subject.keywordEficiência energéticapt_BR
dc.subject.keywordEdificação educacionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Nogueira, Marta Cristina de Jesus Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8280601583280522pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Marta Cristina de Jesus Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8280601583280522pt_BR
dc.contributor.referee2Durante, Luciane Cleonice-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3288386869580332pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1850146679756283pt_BR
dc.description.resumoEm ambientes acadêmicos a eficiência do processo produtivo pode ser diretamente prejudicada pelo desconforto térmico e lumínico, e para garantir bom desenvolvimento devem-se atender as condições mínimas de conforto requeridas pelos usuários, a fim de preservar a saúde física e psicológica bem como o consumo de energia elétrica. Os limites considerados para a zona de conforto térmico, nos intervalos de 25°C e 29°C, para baixas umidades (abaixo de 60%), quando apresentam altas umidades a amplitude reduz ao intervalo de 25°C a 26°C. Nesse contexto, com base num estudo de caso, este trabalho apresenta a avaliação de desempenho termolumínico em uma edificação educacional, localizada na cidade de Várzea Grande / MT, visando proporcionar um ambiente acadêmico adequado para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas no período quente-chuvoso. Neste estudo, demonstra que as temperaturas médias horárias para os ambientes estudados encontram-se em situação satisfatória de conforto térmico para os usuários, e a iluminação valores muito abaixo do recomendado pela norma, ainda assim, os usuários acostumados com os ambientes normalmente não percebem a necessidade de readequação dos ambientes. A contribuição deste trabalho para a instituição demonstrou que se torna necessária uma revisão e readequação nas condições dos ambientes estudados, visando proporcionar um ambiente adequado para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambientalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.keyword2Environmental comfortpt_BR
dc.subject.keyword2Energy efficiencypt_BR
dc.subject.keyword2Educational buildingpt_BR
dc.contributor.referee3Leão, Marlon-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8029228126244943pt_BR
dc.contributor.referee4Lambert, José Antonio-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6851867519867627pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FAET - PPGEEA - Dissertações de mestrado

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